Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) deflagraram greve, que iniciará no próximo dia 15 de abril. Os professores reivindicam reajuste salarial

Greve professores da UFC | Foto: Álvaro Graça Jr

A categoria reivindica reajuste de salários em torno de 22%, dividido em três anos, que equivale a aproximadamente 7,1% agora para 2024, em 2025 e também em 2026. Já a proposta do governo é de 4,5%, em 2025 e em 2026, sem reajuste de salário neste ano, apenas só no próximo ano.
Segundo nota sobre o assunto, o Ministério da Educação (MEC) declarou que “existem mesas de negociações para valorização dos professores e servidores da educação, sempre com muito diálogo com as categorias dos servidores e professores”.
➡️ Compartilhe com seus contatos do WhatsApp
![]() |
Deflagração da greve dos professores da UFC em Fortaleza no Ceará | Foto: José Nogueira/arquivo pessoal |
A paralisação foi debatida durante uma assembleia geral realizada, nesta terça-feira (9), nos jardins da Reitoria da UFC em Fortaleza. As entidades do interior participaram do momento de forma remota. Ao final da reunião, os docentes votaram, totalizando 360 votos favoráveis a greve, 18 contrários e 4 abstenções.
No ano passado, o governo federal prometeu, para este ano, reajuste de 9% para todos os servidores federais.
servidores em greve
Os Servidores Federais Técnico-administrativos em Educação (TAEs) em greve nacional por reajuste salarial e reestruturação das carreiras e dos institutos e universidades federais também iniciaram greve nacional por tempo indeterminado. A categoria cobra uma reposição salarial de 34%, que há sete anos não recebem aumento, além da reestruturação das carreiras técnico-administrativa.
Comentários