Pular para o conteúdo principal

O PROJETO

Programação de Computadores

Este Projeto, visa fornecer a comunidade do Baixo Jaguaribe, em especial a cidade de Russas, curso de nível básico voltado para alunos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares.

Objetivo

Objetivando apresentar a Programação de computadores e construção de página Web.
 

Ciência de Dados e Aprendizado de maquina

Além da Programação e construção de página Web, no curso, serão apresentados também os conceitos de Ciência de dados e  aprendizado de maquina.
 

Grade Comum Curricular

Pois na visão dos idealizadores do projeto, o ensino de Programação, deveria fazer parte da grade  comum curricular do ensino de nível básico. 
 

UFC Campus Russas

Este Projeto será desenvolvido como Projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará - UFC nos laboratórios da UFC no Campus de Russas - Ceará. 

                              


Laboratórios

O projeto utilizará a estrutura da UFC Campus Russas, especificamente os laboratórios de Informática.
 
Onde os alunos terão a oportunidade de entrar em contato com as ferramentas necessárias para o aprendizado de linguagens de programação e páginas Web.  
 

 PORTAL

O Projeto conta com o Portal Baixo Jaguaribe na internet e no YouTube, sendo desenvolvido para apresentar o projeto e hospedar os protótipos de Sites e paginas que serão desenvolvidas durante a execução do Curso pelos alunos.
 

Parceiros 

O Portal é o meio de divulgação das atividades desenvolvidas no Campus da UFC no município de Russas além de apresentar e acolher os parceiros e apoiadores envolvidos no projeto.

Projeto MINI GÊNIOS
Projeto MINI GÊNIOS

 Uma ideia semelhante está sendo implementada por iniciativa da empresa M. dias Branco juntos aos filhos, sobrinhos e enteados dos seus colaboradores, que forneceu o curso de programação  "MINI GÊNIOS", para crianças com idades recomendadas de 6 a 14 anos.

Recursos 

A Universidade Federal do Ceará fornece a estrutura, os laboratórios, os computadores e os idealizadores juntamente com a colaboração da sociedade, através de doações, levantam algum recurso financeiro para custeio de transportes e ajuda de custo para os alunos colaboradores que ministram as aulas. 

Os recursos também são aplicados nos seguintes itens:

  • Apostilas;
  • Materiais didáticos;
     
  • Impressões;
  • Camisas;

ABENÇOE-NOS 

Chave PIX baixojaguaribe@gmail.com

 

 

 

 Outros projetos da UFC

 

Projeto GDS


O Grupo de Desenvolvimento em Sustentabilidade(GDS) é um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará – Campus Russas. Formado por discentes, docentes e servidores, o grupo desenvolve ações dentro da tríade da sustentabilidade, com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável não só no meio acadêmico, mas em todo o Baixo  Jaguaribe. O projeto atua em três áreas: ambiental, social e mídias sociais. 

 

Projeto PROTEGEFACE

 


 Esse projeto, que foi desenvolvido no nosso Campus, produzindo protetores faciais para doação aos profissionais de saúde de Russas e região do Vale do Jaguaribe.   


Projetos apoiados pela UFC em Russas

 

Ponto de coleta: UFC Campus Russas

 O Projeto Eco Juá, pensando no meio ambiente e na sustentabilidade, começou a desenvolver entre suas atividades a coleta de óleo usado. A ação ganhou grande adesão da sociedade do Baixo Jaguaribe e hoje tem diversas instituições parceiras na coleta por meio de consórcios e parcerias realizadas, a UFC Campus Russas é uma delas. O foco da ação é o recebimento do óleo para ser revertido em matéria prima para fabricação de outros produtos, como o sabão, e benefícios financeiros para instituições sociais.  

 

Projeto Coleta Seletiva

 

 ASCAMARRU (Associação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis de Russas)

Visa coletar 35 toneladas de papelão e 15 toneladas de plástico por mês para viabilizar o trabalho e garantir o sustento dos catadores associados e conta com um ponto de coleta na UFC.

 

Ponto de coleta seletiva na UFC 







 

 


Comentários

VEJA TAMBÉM

Acidente fatal no anel viário em Fortaleza expõe atraso crônico em obras

A obra no Anel Viário da construção de retornos se arrasta por mais de 10 anos Mais uma vida foi perdida em um acidente no Anel Viário de Fortaleza, em um trecho marcado pela ausência dos retornos planejados há vários anos. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu no local após a colisão, o garupeiro foi socorrido para o hospital em estado grave. A obra de adequação do Anel Viário, que inclui a construção de retornos para aumentar a segurança, se arrasta por mais de uma década. Anel Viário de Fortaleza A demora na conclusão é apontada por moradores e especialistas em trânsito como um fator que contribui para acidentes graves, tornando a via conhecida como um "corredor da morte". Este é mais um capítulo trágico de uma história de negligência. Enquanto a obra não é finalizada, a população segue refém de uma infraestrutura perigosa e incompleta, com o custo sendo pago, literalmente, com vidas. A pressão por uma solução definitiva se intensifica a cada nova fatal...

Desafios do leite abrem a Expo Agro Vale do Jaguaribe

A abertura da primeira edição da Expo Agro Vale do Jaguaribe foi realizada em Limoeiro do Norte O painel de estreia da feira, que reuniu autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, provocou uma reflexão: a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará? Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, apesar dos desafios atuais. “O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, destacou. Amílcar lembrou que a FAEC vem atuando em diferentes frentes para estimular o produtor, como o melhoramento genético do rebanho. “A média de produção no Ceará é de 6,6 litros por vaca. Queremos chegar a 15”, explicou.     Dono da Betâ...

Eryck Dieb: Jovem Professor e Líder Social de prestígio em Pindoretama

Eryck Dieb é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)   Prefeito de Pindoretama Dedé Soldado, Deputado Federal Idilvan Alencar e professor Eryck Dieb | Foto: reprodução   Por Raquel Fernandes Eryck Dieb, aos 31 anos, é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é um visionário que vem deixando sua marca no cenário social e político do Estado do Ceará, por meio do Projeto +Juventudes , idealizado por ele em março de 2018.   Eryck Dieb | Foto: reprodução Nascido em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e criado na cidade Pindoretama, Eryck Dieb de uma família materna de professores e de uma família paterna de agricultores e comerciantes, iniciou sua jornada acadêmica na área de Educação, dedicando-se não apenas ao ensino, mas também à busca constante por maneiras de impactar positivamente a comunidade. Seu comprometimento e...