Pular para o conteúdo principal

Bolsa de Valores

O leitor, neste artigo, tem a oportunidade de conhecer um pouco do funcionamento do mercado de capitais e da B3, a bolsa de valores do Brasil

Fachada do prédio da Bolsa de valores de São Paulo  — Foto: Reprodução/B3
Fachada do prédio da Bolsa de valores de São Paulo  — Foto: Reprodução/B3

O mercado em bolsas de valores  está em evidência, e cada vez mais investidores se interessam por ele. Para a grande maioria, a bolsa de valores ainda pode parecer um ambiente inalcançável, distante e difícil de entrar. 

Na realidade, não é nada disso. Existe uma lógica própria, mas totalmente compreensível.

Este artigo foi preparado pela Equipe do Portal baixojaguaribe.com.br exatamente com o objetivo de apresentar para os iniciantes na bolsa de valores, o mercado de capitais e como eles funcionam.

mercado de ações

Uma ação representa uma pequena parcela do capital total de uma empresa. Quem compra ações de uma empresa de capital aberto recebe também os direitos de um sócio.


O controle e a regulamentação desse mercado é feita pela Comissão de Valores Mobiliários ( a CVM, órgão que regula e fiscaliza o mercado de capitais). 


A principal vantagem de se tornar sócio de uma empresa é poder se beneficiar de parte de todos os resultados que a companhia obtiver. 

Quando uma companhia de capital aberto tem lucro, uma parcela deste lucro é distribuída aos acionistas na forma de dividendos, na proporção do número de ações que cada sócio investidor possuir.

Os acionistas podem também ganhar com a valorização do preço das ações que, além do desempenho financeiro da empresa, depende também das perspectivas para o futuro da economia como um todo.


Como funciona na prática investir em ações?

Negócios

Na bolsa de valores é onde as compras e vendas de ações acontecem de verdade. É nela que quem quer vender suas ações encontra quem quer comprá-las, hoje em dia, por meio eletrônico.

Existe atualmente no Brasil, uma única bolsa de valores, a B3, resultado da junção entre a Bovespa, a BM&F e a Cetip.

Hoje, no Brasil, a B3 é a principal instituição de intermediação do mercado de capitais, desenvolve, implanta e provê sistemas para a negociação de ações, títulos de renda fixa, títulos públicos, derivativos de índices e de Dólar, moedas à vista e commodities do agronegócio.

A B3 é responsável pelas plataformas onde acontecem a listagem de ações e demais ativos, o registro, a compensação e a liquidação das operações feitas pelos investidores.
Também é assegurado aos investidores a oportunidade de se desfazerem das suas aplicações, sejam ações ou outros ativos, quando e no momento que quiserem.

As companhias de capital aberto oferecem suas ações aos investidores justamente para levantar recursos e, com eles, realizar investimentos para o crescimento nos diversos segmentos em que atuam.

Regulação da CVM

Todo esse ambiente em que acontecem os negócios com ações é regulado pela CVM, autarquia do Governo Federal do Brasil. Suas principais funções são disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários do país.


Atua também para coibir fraudes ou manipulação que criem condições artificiais de demanda, oferta ou preço das ações e outros ativos. Faz isso, garantindo o acesso do público a informações sobre os ativos e as companhias emissoras.

Intermediação de negócios

Os investidores diretamente não podem negociar ações no pregão da bolsa de valores. Para isso, precisam de intermediários, que são as corretoras de valores, muitas delas vinculadas aos bancos.


Essas corretoras que são também instituições financeiras têm como atividade realizar as ordens de compra e de venda de ativos para os investidores na B3.
As corretoras oferecem diversos serviços a seus clientes, entre eles o principal que é o home broker (sistema que permite negociar ações pela internet).

Empresas listadas de capital aberto

As principais interessadas no mercado de capitais são as empresas. Elas utilizam a bolsa de valores como um ambiente para captar recursos dos investidores, através da venda de suas ações.

Essa venda de ações é uma forma de levantar recursos para financiar investimentos, realizar projetos, expandir e fazer mercado. As empresas cumprem uma série de exigências para abrir capital e listar-se na B3.

Investidores

No mercado de capitais, pessoas como você são chamadas de investidores individuais ou pessoas físicas, que investem em ações com o principal objetivo de participar dos lucros das empresas. Em 2022 já passa de 4,4 milhões de pessoas. Mas não são apenas pessoas físicas.


Os chamados investidores institucionais também são destaque no mercado de capitais. São eles, os fundos de pensão, os fundos de investimentos, movimentam volumes elevados de ações em cada operação e são também conhecidos como bigs players.

O principal grupo, também muito grande, são os investidores estrangeiros, são normalmente, não residentes que mandam dinheiro para o país para aplicar nas ações de empresas brasileiras.

Conheça os termos mais comuns de mercado

Mercado primário

é quando uma ação é negociada pela primeira vez aos investidores. É como se a ação “saísse” da empresa que fez a emissão e chegasse diretamente ao investidor, antes de passar propriamente pela bolsa de valores. Claro essa operação obrigatoriamente tem que ser feita através de uma corretora.


O mercado primário compõem as ofertas públicas de ações. Os chamados IPOs – sigla em do inglês para “initial public offering”, ou oferta pública inicial. 


O IPO é o momento de estreia da empresa no mercado de ações. Outra forma de oferta pública é conhecido como “follow-on”, que são emissões de ações por empresas que já estão listadas na bolsa de valores.

Mercado secundário

é onde acontecem as negociações com as ações que já estão nas mãos dos investidores. É exatamente o que representa a compra e a venda de ações no pregão da B3.

Os ativos negociados na bolsa

É perfeitamente possível negociar vários tipos de ativos na bolsa de valores, tanto podem ser de renda variável como de renda fixa. 


Compra de ações

As ações de empresas listadas são os ativos negociados na bolsa de valores. Há aproximadamente 400 empresas com ações listadas na bolsa de valores de São Paulo.

Fundos de investimento

Na bolsa de valores de São Paulo, a única no Brasil, também são negociados cotas de fundos de investimentos fechados. É o caso, por exemplo, dos fundos de investimentos imobiliários.

No pregão da B3, as cotas dos fundos de investimentos, podem ser operadas do mesmo jeito que é feito com uma ação. O que as diferencia é que em vez de serem emitidos por uma empresa listada, elas representam uma pequena parcela do patrimônio de um fundo de investimento.

Fundos de índices (ETF ou Exchange Traded Funds )

São outros tipos de fundos com cotas negociadas também na bolsa de valores. Eles são chamados de referenciados, quer dizer que replicam a carteira de um índice de referência, que pode ser de renda variável ou de renda fixa.


Tipos de ações

Ações ordinárias

Sua principal característica é o fato de que assegura ao investidor o direito a voto nas assembleias de acionistas. Indicada aos investidores que buscam ser majoritários, ou seja o controle administrativo da empresa.

Ações preferenciais

São as ações que asseguram a vantagem de prioridade na distribuição de dividendos.

Units

As units, são conjuntos de ações,  que podem ser formados por algumas ações ordinárias e algumas preferenciais.

Blue chips

São as ações mais valiosas. Uma blue chip se refere à ação de uma empresa de grande porte e bem estabelecida, com resultado robusto.

Small caps

São as ações de empresas com baixo valor de mercado.

Códigos dos ativos

Cada ação listada na B3 é identificado por um código de negociação formado por quatro letras e um número.
As quatro letras iniciais fazem alguma referência ao nome da empresa listada.

  • Petrobras (PETR4);
  • Vale (VALE3);
  • Banco do Brasil (BBAS3);
  • Bradesco (BBDC4).


Após as letras vem um número que indica o tipo de papel que representa.

 

  • 3    Ação Ordinária
  • 4    Ação Preferencial
  • 11    BDRs e Units


Também podem ser encontrados códigos de ações terminando com a letra F – como em ELET6F. Significa que são ações negociadas no mercado fracionário, onde é possível comprá-las ou vendê-las em quantidades mínimas como 1, 2, 10, 25, 47, 68, ..., até 99.

Horários de negociação da bolsa


A bolsa de valores começa com um leilão de pré-abertura, realizado as 9h45 até às 10h. A abertura do pregão se dá às 10h, e as negociações vão até 16h55. 

Nos cinco minutos antes das 17h ocorre o chamado “call de fechamento”, um novo leilão em que é determinado o preço de fechamento das ações.

Às 17h30, as negociações reiniciam durante o after-market. Uma espécie de pregão, com diversas restrições em relação ao pregão regular.

Circuit Breaker

Situações muito especiais, o pregão da B3 pode ser interrompido por um “circuit breaker”. É um mecanismo de proteção em relação a grandes variações bruscas.

Portanto , para ter sucesso no mercado de capitais  é imprescindível está bem informado. Não deixe de acompanhar as nossas notícias no Portal baixojaguaribe.com.br e bons negócios.                                                                

Comentários

VEJA TAMBÉM

Cantor Gusttavo Lima em Aracati

O "Embaixador" participou do réveillon deste ano em Barra de São Miguel no litoral de Alagoas   Cantor Gusttavo Lima abordado por fã em Hotel no réveillon de Barra de São Miguel em Alagoas | Foto: reprodução vídeo/redes sociais Gusttavo Lima, cantor sertanejo, é esperado como atração do Carnaval do município de Aracati, no Vale do Jaguaribe, deste ano.   O cantor foi uma das atrações do pré-carnaval de Aracati em 2024 , juntamente com a cantora Ivete Sangalo e o cantor de Forró Xand Avião.   A prefeita do município de Aracati ainda não anunciou a atração sertaneja do carnaval deste ano, mas o cantor é uma das esperanças dos foliões do maior carnaval do litoral no Ceará.   ———————— CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE ———————— —————————————————————————————————— Carnaval Aracati Atrações do Forró e do Axé já foram confirmadas para o carnaval deste ano em Aracati pela prefeitura municipal, entre elas estão: Léo Santana;  O Kannalha;  Natanzinho Lima;  Saulo Fe...

Pais dormem na calçada e ficam em fila para matricular filhos em escola de Russas

A Escola Matoso Filho (EMF) na Avenida Maria Ramalho registrou longas filas na manhã desta quinta-feira (08)   Pais dormem na calçada e formam longa fila para matricular filhos em escola pública estadual em Russas | Foto: José Nogueira/arquivo pessoal Na manhã desta quinta-feira (08), centenas de pais e responsáveis aguardaram, muitos desde o dia anterior, em frente à Escola Emanuel Matoso Filho (EMF), na Avenida Maria Ramalho, em Russas. Com redes, cadeiras, colchonetes e cobertores, alguns passaram a noite na calçada para garantir uma vaga no processo de matrícula da unidade de ensino. A cena, que se repetiu nas primeiras horas do dia, demonstra a alta demanda por vagas na rede pública estadual. A fila estendeu-se pela avenida, enquanto os pais aguardavam a abertura da secretaria da escola para o registro dos filhos. ———————— CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE ———————— —————————————————————————————————— Matoso Filho A escola Matoso Filho informou que as matrículas estão abertas para...

Startup Jus Digital conquista 1º lugar

O Campus da UFC em Russas se destaca no Empreende UFC 2025, com startup Jus Digital conquistando o 1º lugar   Professor e alunos do campus de Russas no Empreende UFC | Foto: Viktor Braga   O Empreende UFC 2025, principal programa de empreendedorismo inovador da Universidade Federal do Ceará (UFC), chegou ao fim no último dia 09 de dezembro com um Demoday de destaque para o Campus de Russas.    Das 47 startups que iniciaram a jornada, apenas 11 chegaram à etapa final de apresentações, sendo três delas oriundas de Russas:  Jus Digital Mind Value VittaHub. O evento foi o palco para a apresentação das soluções finais desenvolvidas ao longo do ano para uma banca avaliadora e o público.  A noite terminou com uma conquista expressiva para o interior do estado: a startup Jus Digital foi a grande vencedora do ciclo 2025, recebendo o troféu de primeiro lugar do Empreende UFC. O resultado coroa um ano de trabalho intensivo das equipes e reforça o ecossistema de inovaç...

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...

Conhecendo a Bíblia Sagrada

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho” (Salmo 119:105)   INTRODUÇÃO Você já deve ter em suas mãos a Bíblia Sagrada. Não é um escrito qualquer, pois é o livro dos livros. É diferente porque só nele você encontra tudo o que Deus fez para dar a salvação e a vida eterna às pessoas. Através dele, você sabe qual é a vontade de Jesus para a sua vida agora que tomou a decisão de não somente tê-lo como Salvador, mas também como seu Senhor. Por isso, a Bíblia é chamada de a Palavra de Deus. I. A BÍBLIA EM SUAS MÃOS Dê uma olhada rápida neste livro que está em suas mãos. Provavelmente veio à sua mente a pergunta: o que é a Bíblia? Para você descobrir a resposta, primeiro, tem de entender que este vocábulo quer dizer ‘livros’. Isto é, vários livros juntos em um só. Há uma página em sua Bíblia, logo nas primeiras folhas, onde estão escritos os nomes de todos os livros que a formam. Procurea e dê uma lida neles. Não se preocupe, se alguns deles forem estranho...

Reservatórios chegam a níveis críticos

A forte seca que persiste no Ceará atinge os criadores de gado da região do Vale do Jaguaribe Reservatório de água seco na região do Vale do Jaguaribe no Ceará | Foto: José Nogueira/arquivo pessoal Os principais açudes e lagoas que abastecem a pecuária da região estão com volumes extremamente baixos, muitos reduzidos a pequenas poças d'água ou até mesmo completamente secos. O cenário é de prejuízo e alerta. Sem água para beber e com as pastagens secas, os animais estão definhando.  Relatos de mortes de gado por sede e fome se tornam cada vez mais comuns nas propriedades, colocando em risco centenas de famílias que dependem da atividade na região.   Criadores perdem seus animais por falta d'água e fome | Foto: José Nogueira/arquivo pessoal   A situação crítica dos reservatórios não ameaça apenas o abastecimento dos animais mas também o consumo da famílias e paralisa um dos principais motores econômico de muitos municípios da região. Enquanto não houver uma chuva significat...

Salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

O salário mínimo sobe para R$ 1.621 a partir deste 1º de janeiro de 2026 Contas com papel e caneta na mão | Foto: José Nogueira  A partir desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, o novo valor do salário mínimo passa a vigorar em todo o país. O piso salarial foi reajustado para R$ 1.621, conforme a política de correção definida em lei, que considera a variação do INPC do ano anterior mais o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes. O aumento representa uma elevação em relação ao valor vigente em 2025 (R$ 1.512). O reajuste impacta diretamente cerca de 50 milhões de trabalhadores formais, informais e aposentados que têm seus rendimentos atrelados ao mínimo, sendo considerado um fator essencial para a movimentação da economia no comércio e nos serviços. ———————— CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE ———————— —————————————————————————————————— salário mínimo 2026 O Ministério do Trabalho (MT) lembra que o novo valor deve ser obrigatoriamente atualizado para todos os co...

Volta às aulas e adaptação escolar

Acolhimento pode deixar processo confortável nas primeiras semanas de aula, mas algumas lições praticadas ainda nas férias ajudam muito Professora de ensino infantil em sala de aula — Foto: Jaine Machado   Por Jaine Machado. Depois de aproximadamente dois meses de descanso, estudantes de praticamente todo o Brasil já estão de volta à sala de aula. Mas as primeiras semanas pós-férias nem sempre são fáceis. Embora a dificuldade na adaptação seja mais comum entre as crianças pequenas, o medo, a angústia e as frustrações também acompanham outras fases da vida, tornando a ida para a escola um verdadeiro desafio, com a mudança de turma, de sala, de professores e de colegas. Organizar a rotina, os materiais e manter uma boa alimentação é uma das sugestões que os professores do Colégio COC Beraldo, de Campina Grande do Sul, Paraná, recomendam para alunos e pais.  A adaptação, afirmam, é um processo constante, que vai desde o primeiro dia de aula até situações novas q...

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  —————— CONTINUA LOGO APÓS A PUBLICIDADE —————— Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária...

UFC cria Central de Concursos

A Universidade Federal do Ceará (UFC) cria a nova Central de Concursos e Verificações (CCV)   Reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) da UFC | Foto: Viktor Braga  A Universidade Federal do Ceará (UFC) deu um passo importante para modernizar e aperfeiçoar seus processos seletivos.    Por meio da Resolução nº 32/CONSUNI, publicada em 25 de agosto de 2025, a instituição criou a Central de Concursos e Verificações (CCV). A unidade administrativa será vinculada diretamente à Reitoria da UFC e terá como finalidade planejar, organizar, coordenar e executar todos os concursos públicos, processos seletivos e verificações acadêmicas no âmbito da universidade.    A medida visa garantir maior eficiência, transparência e padronização na logística e realização desses certames, beneficiando tanto a administração quanto os candidatos. ———————— CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE ———————— —————————————————————————————————— nova CCV A criação da CCV formaliza e expande as at...