Pular para o conteúdo principal

Bolsa de Valores

O leitor, neste artigo, tem a oportunidade de conhecer um pouco do funcionamento do mercado de capitais e da B3, a bolsa de valores do Brasil

Fachada do prédio da Bolsa de valores de São Paulo  — Foto: Reprodução/B3
Fachada do prédio da Bolsa de valores de São Paulo  — Foto: Reprodução/B3

O mercado em bolsas de valores  está em evidência, e cada vez mais investidores se interessam por ele. Para a grande maioria, a bolsa de valores ainda pode parecer um ambiente inalcançável, distante e difícil de entrar. 

Na realidade, não é nada disso. Existe uma lógica própria, mas totalmente compreensível.

Este artigo foi preparado pela Equipe do Portal baixojaguaribe.com.br exatamente com o objetivo de apresentar para os iniciantes na bolsa de valores, o mercado de capitais e como eles funcionam.

mercado de ações

Uma ação representa uma pequena parcela do capital total de uma empresa. Quem compra ações de uma empresa de capital aberto recebe também os direitos de um sócio.


O controle e a regulamentação desse mercado é feita pela Comissão de Valores Mobiliários ( a CVM, órgão que regula e fiscaliza o mercado de capitais). 


A principal vantagem de se tornar sócio de uma empresa é poder se beneficiar de parte de todos os resultados que a companhia obtiver. 

Quando uma companhia de capital aberto tem lucro, uma parcela deste lucro é distribuída aos acionistas na forma de dividendos, na proporção do número de ações que cada sócio investidor possuir.

Os acionistas podem também ganhar com a valorização do preço das ações que, além do desempenho financeiro da empresa, depende também das perspectivas para o futuro da economia como um todo.


Como funciona na prática investir em ações?

Negócios

Na bolsa de valores é onde as compras e vendas de ações acontecem de verdade. É nela que quem quer vender suas ações encontra quem quer comprá-las, hoje em dia, por meio eletrônico.

Existe atualmente no Brasil, uma única bolsa de valores, a B3, resultado da junção entre a Bovespa, a BM&F e a Cetip.

Hoje, no Brasil, a B3 é a principal instituição de intermediação do mercado de capitais, desenvolve, implanta e provê sistemas para a negociação de ações, títulos de renda fixa, títulos públicos, derivativos de índices e de Dólar, moedas à vista e commodities do agronegócio.

A B3 é responsável pelas plataformas onde acontecem a listagem de ações e demais ativos, o registro, a compensação e a liquidação das operações feitas pelos investidores.
Também é assegurado aos investidores a oportunidade de se desfazerem das suas aplicações, sejam ações ou outros ativos, quando e no momento que quiserem.

As companhias de capital aberto oferecem suas ações aos investidores justamente para levantar recursos e, com eles, realizar investimentos para o crescimento nos diversos segmentos em que atuam.

Regulação da CVM

Todo esse ambiente em que acontecem os negócios com ações é regulado pela CVM, autarquia do Governo Federal do Brasil. Suas principais funções são disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários do país.


Atua também para coibir fraudes ou manipulação que criem condições artificiais de demanda, oferta ou preço das ações e outros ativos. Faz isso, garantindo o acesso do público a informações sobre os ativos e as companhias emissoras.

Intermediação de negócios

Os investidores diretamente não podem negociar ações no pregão da bolsa de valores. Para isso, precisam de intermediários, que são as corretoras de valores, muitas delas vinculadas aos bancos.


Essas corretoras que são também instituições financeiras têm como atividade realizar as ordens de compra e de venda de ativos para os investidores na B3.
As corretoras oferecem diversos serviços a seus clientes, entre eles o principal que é o home broker (sistema que permite negociar ações pela internet).

Empresas listadas de capital aberto

As principais interessadas no mercado de capitais são as empresas. Elas utilizam a bolsa de valores como um ambiente para captar recursos dos investidores, através da venda de suas ações.

Essa venda de ações é uma forma de levantar recursos para financiar investimentos, realizar projetos, expandir e fazer mercado. As empresas cumprem uma série de exigências para abrir capital e listar-se na B3.

Investidores

No mercado de capitais, pessoas como você são chamadas de investidores individuais ou pessoas físicas, que investem em ações com o principal objetivo de participar dos lucros das empresas. Em 2022 já passa de 4,4 milhões de pessoas. Mas não são apenas pessoas físicas.


Os chamados investidores institucionais também são destaque no mercado de capitais. São eles, os fundos de pensão, os fundos de investimentos, movimentam volumes elevados de ações em cada operação e são também conhecidos como bigs players.

O principal grupo, também muito grande, são os investidores estrangeiros, são normalmente, não residentes que mandam dinheiro para o país para aplicar nas ações de empresas brasileiras.

Conheça os termos mais comuns de mercado

Mercado primário

é quando uma ação é negociada pela primeira vez aos investidores. É como se a ação “saísse” da empresa que fez a emissão e chegasse diretamente ao investidor, antes de passar propriamente pela bolsa de valores. Claro essa operação obrigatoriamente tem que ser feita através de uma corretora.


O mercado primário compõem as ofertas públicas de ações. Os chamados IPOs – sigla em do inglês para “initial public offering”, ou oferta pública inicial. 


O IPO é o momento de estreia da empresa no mercado de ações. Outra forma de oferta pública é conhecido como “follow-on”, que são emissões de ações por empresas que já estão listadas na bolsa de valores.

Mercado secundário

é onde acontecem as negociações com as ações que já estão nas mãos dos investidores. É exatamente o que representa a compra e a venda de ações no pregão da B3.

Os ativos negociados na bolsa

É perfeitamente possível negociar vários tipos de ativos na bolsa de valores, tanto podem ser de renda variável como de renda fixa. 


Compra de ações

As ações de empresas listadas são os ativos negociados na bolsa de valores. Há aproximadamente 400 empresas com ações listadas na bolsa de valores de São Paulo.

Fundos de investimento

Na bolsa de valores de São Paulo, a única no Brasil, também são negociados cotas de fundos de investimentos fechados. É o caso, por exemplo, dos fundos de investimentos imobiliários.

No pregão da B3, as cotas dos fundos de investimentos, podem ser operadas do mesmo jeito que é feito com uma ação. O que as diferencia é que em vez de serem emitidos por uma empresa listada, elas representam uma pequena parcela do patrimônio de um fundo de investimento.

Fundos de índices (ETF ou Exchange Traded Funds )

São outros tipos de fundos com cotas negociadas também na bolsa de valores. Eles são chamados de referenciados, quer dizer que replicam a carteira de um índice de referência, que pode ser de renda variável ou de renda fixa.


Tipos de ações

Ações ordinárias

Sua principal característica é o fato de que assegura ao investidor o direito a voto nas assembleias de acionistas. Indicada aos investidores que buscam ser majoritários, ou seja o controle administrativo da empresa.

Ações preferenciais

São as ações que asseguram a vantagem de prioridade na distribuição de dividendos.

Units

As units, são conjuntos de ações,  que podem ser formados por algumas ações ordinárias e algumas preferenciais.

Blue chips

São as ações mais valiosas. Uma blue chip se refere à ação de uma empresa de grande porte e bem estabelecida, com resultado robusto.

Small caps

São as ações de empresas com baixo valor de mercado.

Códigos dos ativos

Cada ação listada na B3 é identificado por um código de negociação formado por quatro letras e um número.
As quatro letras iniciais fazem alguma referência ao nome da empresa listada.

  • Petrobras (PETR4);
  • Vale (VALE3);
  • Banco do Brasil (BBAS3);
  • Bradesco (BBDC4).


Após as letras vem um número que indica o tipo de papel que representa.

 

  • 3    Ação Ordinária
  • 4    Ação Preferencial
  • 11    BDRs e Units


Também podem ser encontrados códigos de ações terminando com a letra F – como em ELET6F. Significa que são ações negociadas no mercado fracionário, onde é possível comprá-las ou vendê-las em quantidades mínimas como 1, 2, 10, 25, 47, 68, ..., até 99.

Horários de negociação da bolsa


A bolsa de valores começa com um leilão de pré-abertura, realizado as 9h45 até às 10h. A abertura do pregão se dá às 10h, e as negociações vão até 16h55. 

Nos cinco minutos antes das 17h ocorre o chamado “call de fechamento”, um novo leilão em que é determinado o preço de fechamento das ações.

Às 17h30, as negociações reiniciam durante o after-market. Uma espécie de pregão, com diversas restrições em relação ao pregão regular.

Circuit Breaker

Situações muito especiais, o pregão da B3 pode ser interrompido por um “circuit breaker”. É um mecanismo de proteção em relação a grandes variações bruscas.

Portanto , para ter sucesso no mercado de capitais  é imprescindível está bem informado. Não deixe de acompanhar as nossas notícias no Portal baixojaguaribe.com.br e bons negócios.                                                                

Comentários

VEJA TAMBÉM

Falta de sinalização escolar em frente ao campus da UFC em Russas coloca comunidade em risco

O acidente envolvendo uma Pick-up de cor branca aconteceu por volta das 21h nessa segunda-feira (02) em frente a portaria da universidade Acidente envolvendo uma Pick-Up de cor branca em frente a UFC Campus de Russas | Foto: reprodução Mais um acidente registrado nas imediações da portaria da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas, situado na Avenida Felipe Santiago, Centro, acende um alerta que não pode mais ser ignorado pela Prefeitura de Russas e pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). Quem frequenta a UFC Campus de Russas — estudantes, professores, servidores e moradores da região — convive diariamente com o perigo, principalmente nos horários de maior movimento: 7h30, 12h, 13h30, 17h e 21h. São nesses períodos que o fluxo de veículos e pedestres se torna intenso, gerando situações de risco constante. O local não possui qualquer tipo de sinalização escolar, faixa de pedestres ou redutor de velocidade, colocando em risco a vida de quem transita na área.   O ...

Câmara de Russas aprova requerimento solicitando sinalização de trânsito em frente ao Campus da UFC

A Câmara Municipal de Russas aprovou, nesta terça-feira (10), o requerimento de autoria do vereador Ian Martins (PDT)   Fachada do Anexo parlamentar da câmara municipal de Russas | Foto: José Nogueira   O requerimento solicita à Prefeitura a implantação de sinalização viária em frente ao campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) , localizado na cidade. O documento, destinado à Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e ao Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), pede a adoção de providências urgentes, como a instalação de sinalização vertical e horizontal e faixa de pedestres no trecho, que hoje se encontra sem qualquer tipo de demarcação de segurança. Segundo o vereador, em frente a UFC já foram registrados vários acidentes , o que evidencia o risco à comunidade acadêmica e aos motoristas que circulam pela Avenida Felipe Santiago, nas proximidades da universidade. Na justificativa, o parlamentar destaca que a medida visa proteger pedestres, ciclistas, crianças, idosos...

Sescomp 2023

A SESCOMP é o maior evento de tecnologia que acontece no Campus da UFC em Russas no Vale do Jaguaribe Sescomp UFC Russa se consolida como o maior evento de tecnologia do Vale do Jaguaribe — Foto: Camila Fernanda. Por Camila Fernanda    SESCOMP A Semana de Engenharia de Software e Ciência da Computação - Sescomp - é um evento realizado anualmente pelos alunos e professores dos Cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação da UFC - Campus Russas. O evento contará com palestras, minicursos, exposições e atividades interativas. A SESCOMP tem o intuito de promover e incentivar a troca de experiências entre alunos, professores, profissionais e a comunidade do Vale do Jaguaribe. Chat GPT Trataremos temáticas acerca do Chat GPT, diversidade na área de tecnologia, segurança da internet, empreendedorismo, inovação, inteligência artificial e entre outros.   Stand up Também teremos atividades culturais, gincanas, desafios e momentos de descontração, como stand up e apresen...

UFC Realiza 8ª Edição da Feira das Profissões de 3 a 6 de Junho em Fortaleza

A Universidade Federal do Ceará (UFC) promove, entre os dias 3 e 6 de junho, a 8ª edição da Feira das Profissões A Universidade Federal do Ceará (UFC) promove, entre os dias 3 e 6 de junho, a 8ª edição da Feira das Profissões — Foto: Ribamar Neto Um dos eventos mais aguardados por estudantes do ensino médio e técnico que sonham em ingressar no ensino superior. O evento será realizado no Centro de Convivência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, com entrada totalmente gratuita. A feira funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h nos três primeiros dias, e no último dia (6), o atendimento será somente pela manhã, das 8h às 12h. Feira das profissões da UFC 2025 Durante o evento, os participantes poderão conhecer de perto todos os cursos de graduação presenciais oferecidos pela UFC, tanto nos campi da capital quanto no interior do estado. A feira contará com 74 estandes, onde professores, estudantes e técnicos apresentarão detalhes sobre os cursos, incluindo grade curricular...

Descobrindo e construindo a história de Horizonte no Ceará

Você sabe porque o município se chama Horizonte? Quais foram os primeiros habitantes de Horizonte? Como o município de Horizonte foi crescendo e se tornando do jeito que você o conhece atualmente? História e vida de Horizonte | Foto: Paulo Wilson   Fundação da Cidade e Fatos Históricos No dia 6 de março de 1987, no Palácio da Abolição, o governador Gonzaga Mota sancionou a Lei Estadual nº 11.300, criando o município de Horizonte. Dois anos depois, em 1º de Janeiro de 1989, a emancipação da cidade foi concretizada com a criação da Câmara Municipal de Horizonte e posse do primeiro prefeito. Os primeiros habitantes das terras que hoje compreendem os municípios de Pacoti, Barreira, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Aquiraz foram os chamados índios Paiacus, grupo que vivia da caça, da pesca e do plantio de terras. No início da década de 30, Chico Moreira, dono de um sítio localizado na Lagoa do Ipu, se deparou com uma ossada de um animal pré-histórico ao cavar um poço em seu terreno. O f...

Russas Celebra 223 Anos de Emancipação com Programação Especial

A cidade de Russas, localizada na região do Baixo Jaguaribe, celebra a partir desta quinta-feira (01), seus 223 anos de emancipação política Russas completa 223 anos | Foto: José Nogueira/arquivo pessoal De 01 a 06 de agosto acontecerá a Semana do Município (SEMUR) em comemoração aos 223 anos de emancipação política e administrativa do município de Russas. A programação conta com vários shows musicais, o tradicional Passeio Ciclístico e mais uma edição do concurso de beleza Miss Russas, entre outros eventos. Programação SEMUR 2024 Quinta-feira (01) 18h30 - Aulão de Dança Fitness Parque Urbanizado Lagoa da Caiçara Sexta-feira (02) - Noite de Violas e Repentes 20h - Participação de violeiros e repentistas do município 22h30 - Show com Almir Martins e Agamenon Local: Praça Manuel Matoso Filho Sábado (03) - 9° Passeio Ciclístico São Bernardo 16h - Concentração do Passeio Ciclístico Local - Praça Nossa Senhora do Rosário (em frente ao Supermercado Granjeiro) 17h30 - Chegada do Passeio Ciclí...

Lei Paulo Gustavo

Escuta pública Lei Paulo Gustavo com artistas e fazedores de cultura de Pindoretama Escuta pública lei Paulo Gustavo — Foto: Reprodução   A Prefeitura de Pindoretama, no Litoral Leste do Ceará, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, convida os artistas e fazedores de cultura do município para uma reunião sobre a Lei Paulo Gustavo. O encontro acontecerá dia 01 de março, às 18h,  na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Rua Pedro Ferreira do Nascimento - Bairro Caponga Funda - Pindoretama/Ce. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Lei Paulo Gustavo É um projeto que tramitou na câmara dos deputados e virou lei, conhecida como Lei Paulo Gustavo, em homenagem ao ator que morreu de Covid-19 em maio de 2021, aos 42 anos. A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19. Entre os trabalhos de Paulo G...

Seleção de novos alunos para cursos técnicos do IFCE termina nesta segunda (02)

A seleção de novos alunos são para os cursos técnicos integrado e subsequente do IFCE campus de Fortaleza Futuras instalações do campus do IFCe em Cascavel no Ceará | Foto: Site baixojaguaribe.com.br A modalidade Integrado é para quem quer cursar o Ensino Médio e o Ensino Técnico no IFCE e  a modalidade subsequente  é para quem já terminou o Ensino Médio e quer cursar o Ensino Técnico. A seleção acontece através de uma prova objetiva de conhecimentos gerais que será aplicada, no dia 29 de junho de 2025, com 45 (quarenta e cinco) questões do tipo múltipla escolha com opções de A a E. As inscrições podem ser realizadas até está segunda-feira (02) e o edital 10/2025   está disponível no site do instituto.  

Empresário Vinícius Batista do Vale do Jaguaribe é Morto a Tiros em Fortaleza

O empresário era conhecido na região do Vale do Jaguaribe por comandar a empresa Provale Energia e a Rádio Uirapuru Jaguaribana Empresário Vinícius Batista | Foto: Reprodução Um crime com forte repercussão chocou o meio empresarial e político do Ceará nesta quarta-feira (30). Um empresário proprietário de um sistema de comunicação e de uma empresa de iluminação pública que atuava na região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste foi assassinado a tiros em Fortaleza. De acordo com as primeiras informações repassadas pela Polícia Militar, o crime ocorreu na capital cearense durante o início da manhã, próximo a Avenida Washington Soares. O empresário, Vinícius Cunha Batista, foi surpreendido por criminosos armados, que efetuaram diversos disparos contra ele. A vítima morreu no local antes da chegada do socorro. Dono da empresa Provale é morto em Fortaleza O empresário era conhecido na região do Vale do Jaguaribe por comandar um grupo empresarial com atuação nos setores de comunicação, evento...

Banco Santander Lucra R$ 3,8 Bilhões no Primeiro Trimestre deste Ano

O resultado consolida o Santander (SANB11) como o terceiro maior banco privado no Brasil Fachada da agência do Banco Santander em Russas no Vale do Jaguaribe Ceará | Foto: José Nogueira O banco Santander Brasil divulgou nesta quarta-feira (30) seu balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2025, registrando um lucro líquido de R$ 3,8 bilhões. O resultado representa um crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior e reforça a posição sólida da instituição no mercado financeiro nacional. Segundo o banco, o desempenho foi impulsionado pelo aumento das receitas com serviços bancários, crédito ao consumidor e redução nas provisões para inadimplência. Santander entre os três maiores bancos privados do Brasil A carteira de crédito total cresceu, com destaque para financiamentos imobiliários, consignados e crédito pessoal, segmentos que apresentaram demanda mais aquecida no período. Apesar do cenário econômico ainda desafiador, o banco destacou que o controle de custos ope...