Pular para o conteúdo principal

Por reajuste: os Professores da UFC fazem greve

Os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) deflagraram greve, que iniciará no próximo dia 15 de abril. Os professores reivindicam reajuste salarial

greve professores da ufc
Greve professores da UFC | Foto: Álvaro Graça Jr

A categoria reivindica reajuste de salários em torno de 22%, dividido em três anos, que equivale a aproximadamente 7,1% agora para 2024, em 2025 e também em 2026. Já a proposta do governo é de 4,5%, em 2025 e em 2026, sem reajuste de salário neste ano, apenas só no próximo ano.

Segundo nota sobre o assunto, o Ministério da Educação (MEC) declarou que “existem mesas de negociações para valorização dos professores e servidores da educação, sempre com muito diálogo com as categorias dos servidores e professores”.

 ➡️ Compartilhe com seus contatos do WhatsApp

Deflagração da greve dos professores da UFC
Deflagração da greve dos professores da UFC em Fortaleza no Ceará | Foto: José Nogueira/arquivo pessoal

A paralisação foi debatida durante uma assembleia geral realizada, nesta terça-feira (9), nos jardins da Reitoria da UFC em Fortaleza. As entidades do interior participaram do momento de forma remota. Ao final da reunião, os docentes votaram, totalizando 360 votos favoráveis a greve, 18 contrários e 4 abstenções.

No ano passado, o governo federal prometeu, para este ano, reajuste de 9% para todos os servidores federais. 

servidores em greve

Os Servidores Federais Técnico-administrativos em Educação (TAEs) em greve nacional por reajuste salarial e reestruturação das carreiras e dos institutos e universidades federais também iniciaram greve nacional por tempo indeterminado. A categoria cobra uma reposição salarial de 34%, que há sete anos não recebem aumento, além da reestruturação das carreiras técnico-administrativa.

Comentários

de Morada Nova disse…
Cambada de petista, levando fumo do PT

VEJA TAMBÉM

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...