Pular para o conteúdo principal

Canal da integração

Canal da integração no Ceará, uma fonte de alimento e renda através da pesca de Cará no Tabuleiro de Russas

Canal da integração — Foto: Reprodução/COGERH
Canal da integração — Foto: Reprodução/COGERH 

Canal da Integração

Faz parte do projeto denominado Eixão das Águas, um conjunto de obras hídricas que realiza a transposição das águas do Açude Castanhão, no Vale do Jaguaribe,  para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Garantindo o abastecimento de água da população, com um perímetro de 255 quilômetros de extensão, incluindo também o Complexo Industrial e Portuário do Pecém na cidade de São Gonçalo do Amarante no Ceará.

Esse projeto faz a integração das bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana de Fortaleza e foi beneficiado pela transposição das águas do rio São Francisco e do Canal do Trabalhador. 

Beneficiando uma população estimada de aproximadamente mais de dois milhões de habitantes além da população ribeirinha (as margens do canal). 

É composto por adutoras, estações de bombeamento, sifões, túneis, além dos canais.

Tabuleiro de Russas

A implantação do projeto Eixão das águas possibilitou o surgimento de diversos polos de desenvolvimento hidroagrícola nas áreas irrigáveis a partir do Vale do Jaguaribe, Tabuleiro de Russas, Chapadão, beneficiando milhares de hectares de terras férteis nesta região.

 

A pesca se tornou uma realidade no perímetro do canal na região do Tabuleiro de Russas, sendo além de alimento para diversas famílias, uma fonte de renda para diversos pescadores que tiram, através da pesca do Cará, o sustento de suas famílias com a comercialização desta espécie de peixe tão apreciada e demandada pelos moradores desta região.    

Também garante o abastecimento da população na Região Metropolitana de Fortaleza e adjacências.

Estima-se um custo total bilionário da obra, o sistema completo a partir do Castanhão é dividido em vários trechos.

Do município de Jaguaribe, no Alto Jaguaribe, até o município de Morada Nova, no Baixo Jaguaribe:

  •      Açude Castanhão ao Açude Curral Velho.


Do município de Morada Nova até o município de Russas / município de Beberibe:

  •     Açude Curral Velho à Serra do Félix.


Do município de Russas / município de Beberibe até o município de Pacajus:

  •    Serra do Félix ao Açude Pacajus.

Do município de Pacajus até o município de Itaitinga:

  •    Açude Pacajus aos açude Gavião.


Chegando no município de Itaitinga, no Açude Gavião, é distribuída a água para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e para o Complexo Portuário do Pecém no município de São Gonçalo do Amarante, no litoral oeste do Ceará.


Peixe cozido  — Foto: José Nogueira
Peixe cozido  — Foto: José Nogueira

peixe cozido

Você quer aprender a fazer um peixe cozido no molho gostoso e saboroso parecido com aqueles que é servido em restaurantes e em barracas de praias?

Esse é um desejo de muitas pessoas que são apaixonadas por peixe cozido no molho, que querem sentir o sabor da carne e que buscam aquele molho/caldo de peixe gostoso e grosso para incrementar o sabor!

Se você já tentou preparar um peixe cozido no molho assim e não teve bons resultados, vamos resolver este problema hoje mesmo!

Confira esta, que é a melhor receita de Cará ou Traíra cozido no molho para aprender a fazer um peixe no molho com qualidade e que acompanha um delicioso pirão.

Preparar peixe cozido no molho é mais fácil do que você imagina! Você vai precisar apenas de peixes, no nosso caso, o Cará ou a Traíra, farinha de mandioca, coentro, cebola, pimentão, tomate, pimentinha de cheiro, coco ralado e sal.

Descongele o peixe, já que os peixes são normalmente vendidos congelados ou frescos se for o caso, e polvilhe com sal a gosto. Depois, deixe o peixe na parte de baixo dentro da geladeira por no mínimo 12 horas (pegando o sal), após esse período, corte todas as verduras e coloque para cozinhar com um pouco de água. 

Passando poucos minutos, uns 5 minutos no máximo, acrescente o peixe, durante esse intervalo, aproveite e passe o coco ralado no liquidificador com uma quantidade de água, que seja suficiente para cobrir totalmente o peixe na panela onde está sendo cozido o peixe.

Ao iniciar a fervura despeje todo o leite do coco, coado com uma peneira, o qual foi passado no liquidificador.

Após o cozimento, retire uma parte do caldo com uma parte das verduras, colocando em outra panela, no fogão com fogo baixo, acrescente farinha e vá mexendo até ficar bastante viscoso, grosso, a medida que ele for engrossando, acrescente um pouco mais de caldo até ficar bastante consistente. 

Apague o fogo e sirva, com ovos cozidos dentro do peixe, juntamente com o caldo restante. Depois é só se deliciar com o resultado.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Peixe raro e exótico surpreende na Praia do Batoque em Aquiraz

A praia faz parte da Reserva Extrativista do Batoque sob responsabilidade do ICMBio Uma descoberta peculiar agitou a Praia do Batoque, em Aquiraz, litoral leste do Ceará, no último dia 10 de agosto, por volta das 11h da manhã. Um peixe com características raras e exóticas foi encontrado na orla, chamando a atenção pela sua aparência singular. O espécime, de cor clara, apresenta olhos grandes e estufados, uma boca afunilada e uma cauda que se assemelha a um cavalo marinho. A combinação dessas características o torna um exemplar incomum e de difícil identificação imediata, despertando a curiosidade de quem o avistou. LABOMAR Ainda não há informações sobre a espécie exata do peixe, mas sua presença na costa cearense levanta questões sobre a biodiversidade marinha local e a ocorrência de espécies menos comuns em águas costeiras. Especialistas em biologia marinha foram contactados por moradores e visitantes para fornecer mais detalhes sobre este achado e sua relevância para a fauna da regiã...

Ex-reitor da UFC no café da oposição da Alece

O ex-reitor da UFC, Prof. Dr. Cândido Albuquerque, foi o convidado do café da oposição na Alece nesta terça-feira (26) O encontro, realizado no gabinete do deputado Alcides Fernandes (PL), reuniu parlamentares do bloco oposicionista e serviu como palco para Dr. Cândido, que é advogado, expressar suas visões políticas e aspirações para as eleições de 2026. Durante a conversa, o professor e ex-reitor elogiou a coragem e a inteligência dos deputados de oposição em um cenário político que ele descreveu como: "extremamente hostil politicamente", com todos os níveis de governo e as presidências da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e da Câmara Municipal de Fortaleza sob o mesmo grupo político. Ele ressaltou a importância de levantar a voz pelo que é melhor para o Estado. Cândido Albuquerque Com interesse declarado em disputar uma vaga no Senado Federal em 2026, Prof. Dr. Cândido Albuquerque afirmou que sua principal motivação é "ajudar e contribuir". Ele indicou que ...

"Papel" de luz mais caro neste mês

A ANEEL acionou bandeira vermelha patamar 2 para agosto    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o acionamento da Bandeira Vermelha Patamar 2 para o mês de agosto. Essa medida indica que a conta de luz ficará mais cara para os consumidores, refletindo as condições ainda mais custosas de geração de energia no país. As bandeiras tarifárias são um sistema que sinaliza o custo da energia elétrica, variando de acordo com a situação dos reservatórios das hidrelétricas e o uso de termelétricas, que têm um custo de produção mais elevado. O Patamar 2 da Bandeira Vermelha representa o nível mais alto de custo adicional na tarifa. Segundo a ENEL, concessionária de energia elétrica do Ceará, isso significa que haverá um custo extra na conta de luz, de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.