Pular para o conteúdo principal

Riacho Araibú

Prefeitura de Russas, na Região do Baixo Jaguaribe,  realiza limpeza do Riacho Araibú, afluente do rio Jaguaribe

Riacho Araibú — Foto: Fco Dantas
Riacho Araibú — Foto: Fco Dantas

Segundo o Instituto do Ceará, várias palavras oriundas dos indígenas, da língua Acriú-Indios são formadas por contração, é o caso, por exemplo, da contracção de acariú. (veja cariú). 

 Assim como a palavra Airibú. Uma denominação antiga do riacho das Russas. Também se escreve Araibú.


O Riacho Araibu é um afluente do rio Jaguaribe, depende de cheia no rio Jaguaribe para correr água. Durante o inverno, muita água se acumula no perímetro em torno de toda sua extensão.


Como uma ação preventiva da Prefeitura municipal, por meio da Secretaria responsável pela realização dos serviços de limpeza de bueiros e canais em diferentes pontos críticos de alagamentos da cidade. 

 

O Riacho Araibú passou por uma limpeza e uma terraplanagem no intuito de cortar e retirar o excesso de terra, pedras, restos de árvores e lixo de dentro do riacho, deixando-o de uma forma mais nivelada.


Todo esse trabalho tem como objetivo aumentar a capacidade de absorção e escoamento das águas pluviais evitando transtornos causados pelos efeitos das chuvas. 


A população deve também fazer a sua parte, descartando o lixo de maneira correta, para evitar a obstrução dos bueiros que canalizam as águas das chuvas para o riacho. 


O Riacho Araibu corta a cidade de Russas ao meio. É um ponto turístico, tanto para o cidadão russano como para os turistas, da cidade, que é considerada a princesa do Vale. 


Em 2020, o riacho ganhou, mais um ponto turístico, os Portais da ponte, que foram instalados sobre o Riacho, no Bairro de Fátima.


O ponto turístico, os Portais da ponte sobre o Riacho Araibu, fica localizado nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. 

 

O projeto é um conjunto de portais, guarda corpo metálico, iluminação e pavimentação asfáltica da Travessa. 


Esse projeto promoveu a requalificação urbana e consequentemente garantiu a melhoria do acesso daquela área da cidade, que liga o Centro ao Bairro de Fátima.


O Riacho Araibú contribui com a cidade com um visual moderno, a população dispõe de uma excelente área de lazer, para caminhadas, práticas de exercícios  e entretenimento. 

 

A urbanização transformou a “beira do rio” em uma área de lazer e comercialmente muito atrativa.

 

Riacho Araibú em Russas - CE  — Foto: Arquivo/portal baixo jaguaribe
Riacho Araibú em Russas - CE  — Foto: Arquivo/portal baixo jaguaribe

Entusiasmado, Luiz Carlos, pescador antigo, observa “Agora, se correr água neste inverno, vamos conseguir dar uns lances com a minha tarrafa aqui no Riacho.”, comemora o pescador.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Acidente fatal no anel viário em Fortaleza expõe atraso crônico em obras

A obra no Anel Viário da construção de retornos se arrasta por mais de 10 anos Mais uma vida foi perdida em um acidente no Anel Viário de Fortaleza, em um trecho marcado pela ausência dos retornos planejados há vários anos. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu no local após a colisão, o garupeiro foi socorrido para o hospital em estado grave. A obra de adequação do Anel Viário, que inclui a construção de retornos para aumentar a segurança, se arrasta por mais de uma década. Anel Viário de Fortaleza A demora na conclusão é apontada por moradores e especialistas em trânsito como um fator que contribui para acidentes graves, tornando a via conhecida como um "corredor da morte". Este é mais um capítulo trágico de uma história de negligência. Enquanto a obra não é finalizada, a população segue refém de uma infraestrutura perigosa e incompleta, com o custo sendo pago, literalmente, com vidas. A pressão por uma solução definitiva se intensifica a cada nova fatal...

Desafios do leite abrem a Expo Agro Vale do Jaguaribe

A abertura da primeira edição da Expo Agro Vale do Jaguaribe foi realizada em Limoeiro do Norte O painel de estreia da feira, que reuniu autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, provocou uma reflexão: a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará? Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, apesar dos desafios atuais. “O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, destacou. Amílcar lembrou que a FAEC vem atuando em diferentes frentes para estimular o produtor, como o melhoramento genético do rebanho. “A média de produção no Ceará é de 6,6 litros por vaca. Queremos chegar a 15”, explicou.     Dono da Betâ...

Eryck Dieb: Jovem Professor e Líder Social de prestígio em Pindoretama

Eryck Dieb é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)   Prefeito de Pindoretama Dedé Soldado, Deputado Federal Idilvan Alencar e professor Eryck Dieb | Foto: reprodução   Por Raquel Fernandes Eryck Dieb, aos 31 anos, é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é um visionário que vem deixando sua marca no cenário social e político do Estado do Ceará, por meio do Projeto +Juventudes , idealizado por ele em março de 2018.   Eryck Dieb | Foto: reprodução Nascido em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e criado na cidade Pindoretama, Eryck Dieb de uma família materna de professores e de uma família paterna de agricultores e comerciantes, iniciou sua jornada acadêmica na área de Educação, dedicando-se não apenas ao ensino, mas também à busca constante por maneiras de impactar positivamente a comunidade. Seu comprometimento e...