Pular para o conteúdo principal

Russas

 A cidade de Russas

A princesa do Vale agora é cidade universitária
 

História

Russas é um município brasileiro localizado no estado do Ceará, na região do Baixo Jaguaribe. Situa-se a 167 KM da capital Fortaleza, tendo como principais acessos a BR 116, a estrada da Serra do Félix até a  CE-040 e a estrada da Jaguaruana até Aracati depois pegando a CE-040.
 
A cidade constitui um dos mais importantes centros populacionais e econômico do Vale do Jaguaribe. É conhecida como a "capital do Valo do Jaguaribe", "Terra de Dom Lino".
 
É uma das únicas cidades do sertão brasileiro que se originou de fortificação militar e localiza-se dentro do então território dos índios Potiguara, Paiacu, Tapairiu, Panati, Ico e Ariu. 
 
A região começou a ser colonizada por portugueses e seus descendentes oriundos da Bahia e Pernanbuco em meados de 1690.
 
Desde o século XVIII a população da ribeira do Jaguaribe aspirava por autonomia política. 
 
A 15 de junho de 1801, o governador da capitania do Ceará, Bernardo Manuel de Vasconcelos, ordenou ao ouvidor Manuel Leocádio Rademaker que transformasse em vila a povoação de Sítio Igreja das Russas, que ficou conhecida como São Bernardo das Russas. 
 
A vila foi instalada em 6 de agosto daquele ano. A cidade teve, contudo, a primeira oportunidade de ser elevada à vila em 1766, durante o governo do ministro português Sebastião José de Carvalho e Melo, o Marquês de Pombal.      
 
Passaporte Português dos primeiros moradores


Comentários

VEJA TAMBÉM

Agentes de Saúde protestam no Ceará por Direitos Estatutários

A manifestação acontece em Fortaleza em frente ao Palácio da Abolição nesta quarta (13) Nesta manhã de quarta-feira, 13 de agosto, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Ceará realizam um protesto em direção ao Palácio da Abolição, sede do Governo estadual. O movimento tem como objetivo pressionar o governador Elmano de Freitas (PT) a garantir os direitos estatutários da categoria. A mobilização busca visibilidade e a efetivação de reivindicações pendentes.   Agentes comunitário de saúde (ACS) em protesto em frente ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará em Fortaleza.   Os agentes de saúde exigem ser ouvidos pelo governador Elmano de Freitas (PT) no Palácio da Abolição.

UFC Russas apresenta mostra Melhores Minutos 2024 com curtas internacionais

A mostra Melhores Momentos faz parte do projeto Agentes da Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Russas O projeto Agentes da Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Russas, sediará a Mostra Melhores Minutos 2024 do Festival do Minuto. O evento gratuito e aberto ao público ocorrerá em 14 de agosto, às 19h, no Auditório 1 da UFC. A mostra exibirá 59 vídeo-minutos selecionados, produzidos por realizadores de seis países (Brasil, Argentina, Holanda, Irã, Rússia e Polônia) e de 15 estados brasileiros. Festival do Minuto Com classificação indicativa a partir de 14 anos, os vídeos abordam temas diversos em um formato ágil e impactante, com duração exata de um minuto. Esta sessão integra a Rede de Exibição Nacional do Festival do Minuto, que abrange mais de 180 espaços culturais no Brasil, e conta com o apoio do projeto Agentes da Cultura da UFC, que fomenta iniciativas culturais na região.

Igrejas iniciam Nordeste para Cristo nesta quarta (13)

A campanha de oração será realizada entre 13 de agosto a 12 de setembro em todo o Nordeste brasileiro     As igrejas e convenções das Assembleias de Deus lançam campanha Nordeste para Cristo em nove estados da região nesta quarta-feira, 13 de agosto. A campanha de oração pelo Nordeste do Brasil busca levar o Evangelho de Jesus a centenas de zonas rurais não alcançadas. O Nordeste para Cristo objetiva também, buscar a Deus em oração por estratégias na expansão da missão transcultural. O movimento de oração será realizado entre os dias 13 de agosto a 12 de setembro deste ano. A duração do Nordeste para Cristo será de 31 dias e terminará as vésperas do Dia Nacional de Missões, comemorado em 13 de setembro.