Pular para o conteúdo principal

Clusters Econômicos de Inovação

Startup do Campus da UFC de Russas está entre as ganhadoras do DEMODAY 2022 do Programa Clusters Econômicos de Inovação do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho - Sedet e a secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior - Secitece

 

Programa Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais - Foto: Divulgação/SECITECE)
Programa Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais - Foto: Divulgação/SECITECE)

Clusters Econômicos

O Programa Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais tem o objetivo de apresentar soluções inovadoras desenvolvidas por startups cearenses.

O Governo do Ceará realizou, na tarde desta quarta-feira (21), no Centro de Eventos do Ceará, o Demoday, encerramento do Ciclo 2022 do Programa Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais. 

A iniciativa é das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho - Sedet; Ciência, Tecnologia e Educação Superior - Secitece; e suas vinculadas, Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará - Adece e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Funcap.

startups

Das dez startups a apresentarem suas ideias em formato de pitch, três foram escolhidas por uma comissão julgadora e premiadas ao final do evento. 

São elas:

  •  Verde Acqua (cadeia da água)
  •  Turisnato (setor de turismo)
  •  BMO – Be More | Seja mais (TIC UFC Campus Russas)


LEIA TAMBÉM

 

 

 

 

Conforme o secretário de Comércio, Inovação e Serviço da Sedet, Júlio Cavalcante, o programa conta com 75 startups desenvolvidas, atuando em problemas reais de setores econômicos potenciais de cada região e que possuem demanda local e mundial. 

“A economia cearense está crescendo mais rápido do que os outros estados brasileiros e o Programa reforça esse desenvolvimento de forma capilarizada, focando nas vocações regionais. 

O Programa continua e agora cada vez mais direcionado na experiência da startup após a jornada de formação, buscando desenvolver seus negócios com acesso a crédito, financiamentos, novos investidores e mercados, e também apoiando na promoção e divulgação das soluções, por isso a importância de eventos como esse”, afirma.

Adece

O presidente da Adece, Francisco Rabelo, destaca a importância do apoio da Agência e os programas voltados a startups cearenses para o ecossistema de inovação local. 

“A Adece é responsável pela disponibilização dos recursos para bolsas através do Fundo FIT. No primeiro e segundo ciclos do Programa Clusters investimos mais de R$ 7 milhões. 

Em novembro deste ano fomos ao Web Summit, maior evento de tecnologia e inovação do mundo, que acontece em Portugal.

Com o nosso apoio, três startups participaram do evento e expuseram seu trabalho em uma das maiores vitrines mundiais do segmento. 

Recentemente, também lançamos uma linha de crédito voltada para startups. São mais R$ 10 milhões aplicados. 

A mais recente novidade é que a Adece está desenvolvendo um modelo de parceria para beneficiar as melhores startups do programa. A parceria vai contemplar atividades de mentorias e até aporte de recursos financeiros”, anuncia.

A programação contou ainda com feira de exposição das startups participantes e painel com as instituições realizadoras sobre a importância do programa para o desenvolvimento regional do Ceará.

Corredores Digitais

Uma mesa redonda abordou a importância dos programas Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais para o Ceará foi mediada pela coordenadora de Promoção de Negócios para Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Natasha Melo. 

Participaram também o secretário executivo de Comércio, Serviço e Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante; diretor de Suporte a Negócios da Adece, Joaquim Perucio; secretário executivo da Secitece, Ricardo Costa; e diretor de Inovação da Funcap, Jorge Soares.

Leia também:

- Segurança Hídrica do Vale do Jaguaribe é tema de evento no Campus da UFC em Russas 

- Encontro Cultural Russano no Baixo Jaguaribe

programas Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais

A parceria dos programas Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais encerrou o segundo ciclo da jornada de desenvolvimento de startups com 57 problemas identificados e 75 startups apoiadas nas 14 regiões de planejamento do Estado. 

No Ciclo 2022, foram beneficiados 147 bolsistas empreendedores e 52 pesquisadores regionais que desenvolveram soluções para os problemas identificados nas suas respectivas regiões e enquadrados em 30 clusters estratégicos do estado, atendendo demandas de 12 setores econômicos:

  • Agronegócio, 
  • Turismo, Cadeia da Saúde, 
  • Cadeia da Moda, 
  • TIC, 
  • Infraestrutura e Logística, 
  • Cadeia da Água, 
  • Comércio, 
  • Educação, 
  • Construção Civil, 
  • Mineração e Metalmecânica 
  • e Indústria Extrativista.


A equipe BMO – Be more – Seja mais, da área de tecnologia da informação e comunicações (TIC), formada por alunos do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, foi uma das startups premiadas no Demoday, evento que encerrou o ciclo 2022 do programa Clusters Econômicos de Inovação mais Corredores Digitais, promovido pelo Governo do Estado do Ceará. 

A solenidade de premiação ocorreu na última quarta-feira (21), no Centro de Eventos do Ceará.

O Demoday teve o objetivo de apresentar soluções inovadoras desenvolvidas por startups cearenses. Das 10 startups que apresentaram suas ideias em formato de pitch, 3 foram escolhidas por uma comissão julgadora e premiadas ao fim do evento.

A BMO – Be more – Seja mais ocupou o terceiro lugar no ranking vencedor. 

O primeiro lugar ficou com a startup Verde Acqua (da área de cadeia da água) e o segundo com a Turisnato (do setor de turismo).

Fundada em 17 de maio deste ano por:

  • Pedro Lucas Luna Araújo Vieira (Curso de Engenharia de Software), 
  • Vinícius Antonio Novais, 
  • Marcel Bastos Bleasby 
  • e Carlos Gabriel Leite Barros (os três do Curso de Ciência da Computação), 

que são os sócios, a BMO hoje conta com outros membros atuando em áreas fundamentais para o desenvolvimento dos projetos.

 São eles: 

  • Adriano Mendes, 
  • Allan Feitosa, Pedro Marques, 
  • Pedro Antonio, Marllon Vinícius, 
  • Pedro Moura e Webster Ribeiro. 

A maioria dos membros frequenta os Cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação (no Campus da UFC em Russas), e outros atuam no mercado nacional ou estão fora do Brasil.

startup BMO da UFC Campus Russas


A startup sempre teve o foco de desenvolver soluções inovadoras, criando a plataforma Neutra+ em 2022 durante o programa Clusters Econômicos mais Corredores Digitais, do qual o Prof. Jarbas Vidal (IFCE em Tabuleiro) e o Prof. Dmontier Aragão (UFC em Russas) fizeram parte como pesquisadores regionais.

Prof. Dmontier Aragão

“Somos uma empresa de tecnologia com o intuito de oferecer soluções além dos padrões estabelecidos, com uso de ideias e ferramentas inovadoras”, afirma o Prof. Dmontier Aragão. 

Segundo ele, “o empenho e o envolvimento do time no desenvolvimento da solução para o problema foram a chave para a concepção e desenvolvimento da ideia”.

Para o próximo ano, os planos da equipe da BMO – Be more – Seja mais são “iniciar as operações da plataforma com os possíveis clientes e adicionar novas funcionalidades e serviços”, adianta o professor.

Curso de Ciência da Computação da UFC em Russas

O aluno Marcel Bleasby, do Curso de Ciência da Computação da UFC em Russas e integrante da BMO, afirma que a premiação “representou um passo importante para mostrar à equipe que estamos trilhando o caminho correto. 

A UFC teve o papel de vetor de informação para nós como equipe. Éramos conhecidos no nosso prédio e ficamos muito mais próximos com o decorrer do projeto, e de lá para cá fomos nos desenvolvendo como startup”.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Escritor Ricardo Costa é homenageado na ALECE pelo Dia da Literatura Cearense

A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri a partir de requerimento do Deputado Heitor Férrer O escritor Ricardo Costa é um dos homenageados na sessão solene em comemoração ao Dia da Literatura Cearense, realizada nesta sexta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). A cerimônia, busca reconhecer personalidades que fortalecem a cultura e a memória do povo cearense por meio da literatura. Para Ricardo Costa, a homenagem é um marco especial em sua carreira, coincidindo com o lançamento de sua nova obra. Enciclopédia da Política Pindoretamense “Enciclopédia da Política Pindoretamense”, prevista para ser lançada no dia 15 de novembro, na Câmara Municipal do município de Pindoretama. “É uma honra imensa estar entre os homenageados e ver a literatura cearense sendo valorizada como instrumento de transformação social e preservação da nossa identidade”, declarou o autor. A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri no Plenário 13 de Maio da Assembleia L...

Dia Mundial dos Pobres é celebrado com evangelização em Russas

A celebração será na comunidade do Peixe em Russas no Ceará Em sintonia com o Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo Papa Francisco e celebrada no 3° domingo de novembro, a comunidade católica se mobiliza para ir ao encontro dos mais necessitados. A celebração será marcada pela alegria e pela partilha. Para viver concretamente este dia, a população é motivada a doar 1kg de alimento não perecível e a participar de um momento de evangelização. O encontro acontecerá no domingo, dia 16 de novembro, às 8h, na Comunidade do Peixe, em Russas no Ceará. Todos estão convidados a viver esta experiência de caridade e fé.

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...