Pular para o conteúdo principal

Onde investir em 2023

A reportagem trata de como investir em Ações na Bolsa de Valores e quais os melhores investimentos para o próximo ano, diante de um novo governo aqui no Brasil 

onde investir 2023
onde investir 2023 — Foto: BTG/Reprodução


Em seu mais novo relatório, encaminhado aos clientes, um dos maiores bancos de investimentos do Brasil, alerta para os desafios em 2023 para o cenário macroeconômico global e doméstico.

Cenário Macro

Considerando que o ambiente de inflação ainda é incerto no mundo com os choques ainda vigentes no lado da oferta, advindos da guerra da Rússia contra a Ucrânia, e do lado da demanda, pois ainda há efeitos esperados de uma reabertura da China em 2023 que traga um ambiente mais positivo para a sua atividade econômica. 

O banco considera também, em seu relatório, uma perspectiva de que o próximo ano seja mais desafiador em termos de crescimento para os EUA, com a retração do mercado de trabalho e a taxa de juros alta para o combate à inflação. 

Portanto, é possível que as tensões geopolíticas entre as duas principais economias do mundo ganhem mais espaço no ambiente macro e na volatilidade dos ativos internacionais.

 

LEIA TAMBÉM

 

 

mudança de governo

Além disso, a mudança de governo, aqui no Brasil, deixa uma série de perguntas em aberto no campo fiscal, tanto pela mudança esperada no regime do teto de gastos quanto à trajetória da despesa pública nos próximos anos. Ou seja, o mercado estará bastante atento a política.

Portanto, fica bastante claro que o atual ambiente macro demanda maior cuidado na escolha de ativos para investir em 2023 e montar um portfólio que entregue o melhor retorno possível, mitigando riscos fiscais e monetários, além de  considerar diversos cenários. 

 

estratégia mais assertiva

A estratégia mais assertiva será aquela que trouxer o maior percentual em ativos com baixa volatilidade, como os pós-fixados e com maior previsibilidade na geração de caixa, como é o caso da compra de ações através da renda variável e, sobretudo, que estejam protegidos de uma elevação das expectativas de inflação, no caso dos títulos públicos.

títulos públicos

Em relação aos títulos públicos, o relatório, destaca as taxas em níveis oportunos para carrego de posições com proteção em termos de inflação via NTN-Bs, contando também com a opção de saídas antecipadas no médio e longo prazo, com ágio, sobretudo na parte intermediária da curva de juros brasileira. 

A discussão fiscal vigente, com modificação esperada na regra do teto no próximo ano, já era aguardada e parcialmente precificada há alguns meses.

renda variável

Um quarto do volume financeiro negociado na Bolsa de Valores de São Paulo - Bovespa sai da carteira de "pessoas normais", ou seja, gente com pouco conhecimento em economia e o desejo de ficar rico no curto prazo. 

As perspectivas para o futuro próximo, com taxas de juros nos seus maiores patamares e economia em vias de recessão, também são desafiadoras.

Por isso, vale a pena entender como comprar e vender ações, uma operação bem mais simples do que os tumultuados e já superados pregões da Bolsa faziam supor.

   

Investir em ações é um bom negócio?

Em 2022, os papéis da Bovespa estão se mantendo acima dos 100 mil pontos, com o dobro da média de rendimento de um fundo de renda fixa. As perspectivas para o médio e o longo prazo também são boas, concordam os analistas de mercados em seus relatórios. 

Os principais indicadores financeiros do Brasil mostram que o país tem tudo para atravessar um ciclo de crescimento sustentável, com estabilidade para a economia e oportunidades para as empresas. 

E uma vez que as empresas lucram mais, seus sócios, ou seja, todos os acionistas, também ganham mais. É importante ressaltar, porém, que investir neste mercado exige cautela: é preciso analisar os riscos e contar com a possibilidade de retorno do investimento no longo prazo.

 

Como faço para investir na Bolsa de Valores?

Há dois caminhos para o investidor comprar e vender ações: via corretora de valores ou bancos. As corretoras são membros das Bolsas de Valores credenciados pelo Banco Central e habilitados a negociar valores mobiliários com exclusividade no sistema eletrônico da Bovespa. 

Para comercializar ações, portanto, o investidor precisa ser cliente de uma dessas empresas. Elas oferecem análises de mercado que indicam o melhor momento para comprar e vender papéis para obter melhores resultados. 

Já os bancos administram fundos de ações, cestas que variam conforme os resultados das empresas cotadas na Bolsa de Valores. Neste caso, é o banco quem decide quando e como investir.

 

Afinal, o que são ações?

Ações são pequenas "partes" de uma empresa. Por isso, quem detêm ações de uma companhia é dono de um pedaço dela, ou melhor, é um dos seus sócios. As ações também são chamadas de "papéis", pois, segundo a definição formal, ações são "títulos nominativos" que representam frações do capital social de uma empresa.

 

Como ocorrem as operações de compra e venda?

É simples. Imagine a seguinte situação: o investidor A quer comprar ações de uma determinada empresa; já o investidor B quer vender papéis da mesma companhia. Ambos enviam ordens de compra e de venda, respectivamente, para suas corretoras. 

Estas, então, transmitem os pedidos para o Mega Bolsa, o sistema eletrônico de negociação da Bovespa, que compara todas as ofertas em tempo real. Caso o valor oferecido pelo investidor A seja igual ao valor pedido pelo investidor B, o negócio é fechado instantaneamente. 

Se os valores não forem compatíveis, o sistema compara outras ofertas até encontrar um negócio que satisfaça as duas partes. Com milhares de investidores comprando e vendendo ações todos os dias, as operações são fechadas rapidamente.

 

Existe um valor mínimo para começar?

Não. O valor a ser aplicado varia em função do preço das ações que o investidor deseja adquirir e também das taxas cobradas pela sua corretora. Em geral, porém, a compra é feita por lotes de ações, de 100, 200 ações, e assim por diante. 

Um exemplo: se o investidor quiser comprar um lote de 100 ações ao custo de 50 reais por ação, pagará 5 000 reais. O investidor pode recorrer ainda ao mercado fracionário, comprando ações fora do lote: nesse caso, em tese, ele poderia adquirir até mesmo 1 ação. Porém, devido aos custos de corretagem, a operação seria inviável.

 

Após a compra, é preciso ficar com ações por tempo determinado?

Não. não há prazo mínimo nem máximo para que os papéis fiquem nas mãos de um investidor. Exemplo disso é a operação conhecida como "day trade", em que o investidor vende a ação no mesmo dia em que a comprou. De outro lado, há pessoas que mantêm os mesmos papéis durante anos e até décadas.

 

É possível negociar Ações via internet?

Sim. Para isso, é preciso que o investidor seja cliente de uma corretora membro da Bovespa que disponha do sistema "home broker". É por meio dele que são feitas as negociações de compra e venda de Ações via internet.

 

O que é home broker?

É a ferramenta que permite a negociação de Ações via internet. Ela está interligada ao sistema de negociação da Bovespa e permite que o investidor envie ordens de compra e venda de Ações através do site de sua corretora.

Segundo dados da própria Bovespa, dezenas de milhares de pessoas compram ou vendem Ações por esse sistema todos os meses. Essas páginas oferecem ambientes amigáveis, com informações sobre andamento do pregão, gráficos e análises do mercado. 

Tudo para minimizar riscos e ampliar ganhos do investidor. Confira no site da B3 ( Brasil Bolsa Balcão) a relação de "home brokers" autorizados pela Bovespa. 

 

Que cuidados devem tomar os investidores iniciantes?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o mercado de Ações envolve riscos. Ainda que os resultados recentes da Bolsa indiquem lucros altos, os ganhos podem variar devido as conjunturas econômicas, setoriais ou relativas às empresas propriamente. 

Outro ponto importante: é preciso se manter atualizado. Para isso, é necessário ler publicações com indicadores econômicos e tendências de mercado. É possível também participar de sites que simulam investimentos. 

Outra dica para quem está começando é participar de fundos de investimentos, associação de investidores com interesses afinados. Nesses fundos de investimentos é possível reunir recursos para os investimentos, fazendo com que cada participante tenha uma cota deste fundo.

 

O que é preciso levar em conta no momento do investimento?

Deve-se levar em conta três pontos: liquidez da Ação escolhida, ou seja, a facilidade de vender os papéis no momento do resgate do investimento; retorno, que são as possibilidades de ganho; risco, as possíveis perdas. A combinação desses três elementos determina a Ação a ser comprada ou vendida.

 

Quais são as melhores aplicações?

No relatório encaminhado aos clientes, o banco traz dicas de investimentos, revelando suas apostas para 2023 em renda variável, tanto aqui no Brasil como nos Estados Unidos, são elas:

 

ações no Brasil

 

STBP3 - código Bovespa da Santos Brasil

Com base na visão do banco, a Santos Brasil continuará a liderar o crescimento do lado da oferta no Porto de Santos nos próximos 3-4 anos, e a empresa ainda vê espaço para aumentos de preços, pois o porto continua defasado em relação a outros portos em termos de precificação. 
O foco do mercado deve mudar para uma grande renovação de contrato com um cliente importante (~60% dos volumes), que esperamos que venha a ser um evento positivo para as ações.

ELET3 - código Bovespa da Eletrobras

O banco acredita que agora privatizada, ela deverá ganhar ainda mais relevância em termos de liquidez, se destacar como uma empresa integrada a aspectos ESG e se transformar em potencial pagadora de bons dividendos (temos uma projeção de dividend yield de 12% para 2023 e 18% para 2024). 
E, além disso, a administração da Eletrobras já iniciou as discussões sobre a relação de conversão entre ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) para a migração da companhia para o Novo Mercado. A companhia é negociada com TIR de 12% e uma alavancagem bastante confortável (1,6x Dívida líquida/Ebitda).

RRRP3 - código Bovespa da 3R

O relatório traz a 3R como um dos nomes mais baratos do setor de petróleo e gás da América Latina e com um bom potencial de crescimento da produção nos próximos 5 anos, acredita também que a tese da 3R é assimétrica para o lado positivo. 
O preço do petróleo suportado em patamares elevados e o atingimento de importantes milestones no seu plano de negócios tornam a 3R uma tese atrativa, é a principal escolha do banco no setor de Petróleo & Gás.

BEEF3 - código Bovespa da Minerva

Os analistas do banco acreditam que a ação deve continuar refletindo o bom momento operacional dado que enxergam potenciais revisões positivas do consenso em 2023. Continuam vendo as ações negociando na extremidade inferior da faixa histórica de EV/EBITDA, que historicamente se provou um bom ponto de entrada em momentos em que o ciclo de commodities melhorou.

 
 

ações EUA

 

VISA34 - código Bovespa do BDR da Visa

O relatório do banco mostra que a operação da Visa tem alta recorrência de receitas e fortes margens como um importante ponto positivo, trazendo resiliência e flexibilidade operacional.
 
Atualmente, a companhia negocia com P/L 23E de 24,4x versus a média histórica de P/L dos últimos 5 anos de 31,2x, além do que, durante um dos anos mais difíceis do mercado de ações americano em décadas, a Visa tem apresentado uma performance consistentemente superior quando comparada ao S&P. E os analistas do banco concluem "Somos compradores!"

MSFT34 - código Bovespa do BDR da Microsoft

Na visão do banco, a Microsoft apresenta um modelo de negócios sólido (líder de mercado no segmento de computação pessoal) e avenidas de crescimento (nuvem). O segmento de nuvem apresentou um crescimento de receita líquida de +35% a/a na última divulgação de resultados, permanecendo como o segundo maior player do setor. 
 
Destaca também que o modelo de negócios da companhia é mais resiliente em relação a outras grandes empresas de tecnologia, pois é focado no B2B. 
Em relação ao valuation, a Microsoft negocia a 24x P/L 2023 (próximo da média histórica de 22,5x dos últimos 3 anos), justificado por seu ROE elevado (36,8% de acordo com o consenso de mercado para 2023E), entregando um CAGR histórico (09-19) de lucro líquido de 11,1%, para uma companhia que tem um faturamento (anualizando os últimos resultados) de US$ 200 bilhões.  Mais uma vez, os analistas afirmam "somos compradores."

Comentários

VEJA TAMBÉM

Obra da Cagece em rua de Russas altera trânsito nesta segunda-feira (07)

O bloqueio ocorre entre o colégio UNECIM e o Riacho Araibú   Bloqueio na Travessa 25 de Agosto, entre a rua Monsenhor João Luis e a Travessa Cel. José Vieira em Russas nesta segunda-feira (07) | Foto: José Nogueira     A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) deu início a um conserto de um buraco na rede de esgoto de Russas. Para viabilizar o conserto, foi necessário interromper temporariamente o trânsito na Travessa 25 de agosto no bairro Ipiranga. O bloqueio para o serviço será realizado na Travessa 25 de agosto, no trecho entre a Delegacia de Policia Civil, na Rua Monsenhor João Luis e o Riacho Araibú, na Travessa Coronel José Vieira no bairro Cidade Universitária, e a previsão é de que a obra seja concluída ainda nesta segunda-feira (7).   Em função das intervenções, a área contará com desvios no trânsito.   Desvio de trânsito na rua da UFC Em decorrência da obra, o trânsito na travessa 25 de agosto, que dar acesso ao Campus da Universidade Federal do ...

Banco Santander fecha agência em Russas

A agência-contêiner do Santander em Russas encerrou suas atividades no último dia 6 de junho Fachada da agência-contêiner do banco Santander em Russas | Foto José Nogueira O banco Santander, código SANB11 na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), quarto maior banco do país segundo o Jornal Valor Econômico, fechou sua única agência no município de Russas, principal cidade da região do Vale do Jaguaribe no Ceará. Segundo o banco, a agência-contêiner do Santander em Russas foi inaugurada em setembro de 2019. Ainda segundo o Santander, a agência do município na região do Vale do Jaguaribe, fazia parte de um projeto inovador que utiliza contêiners como parte da estrutura da agência para atendimento presencial. ➡️ Compartilhe com seus contatos do WhatsApp A instituição financeira orientou através de nota, que todas as contas abertas juntamente com o número da agência serão mantidas. A nota informa ainda, que os clientes que necessitarem de atendimento presencial, se dirijam a agência da cidade ...

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...

Falta de sinalização escolar em frente ao campus da UFC em Russas coloca comunidade em risco

O acidente envolvendo uma Pick-up de cor branca aconteceu por volta das 21h nessa segunda-feira (02) em frente a portaria da universidade Acidente envolvendo uma Pick-Up de cor branca em frente a UFC Campus de Russas | Foto: reprodução Mais um acidente registrado nas imediações da portaria da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas, situado na Avenida Felipe Santiago, Centro, acende um alerta que não pode mais ser ignorado pela Prefeitura de Russas e pelo Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN). Quem frequenta a UFC Campus de Russas — estudantes, professores, servidores e moradores da região — convive diariamente com o perigo, principalmente nos horários de maior movimento: 7h30, 12h, 13h30, 17h e 21h. São nesses períodos que o fluxo de veículos e pedestres se torna intenso, gerando situações de risco constante. O local não possui qualquer tipo de sinalização escolar, faixa de pedestres ou redutor de velocidade, colocando em risco a vida de quem transita na área.   O ...

Restrição de carga na ponte sobre o Rio Jaguaribe

A restrição ocorre sobre a ponte localizada no município de Aracati Placa na CE-040 indicando restrição de carga na ponte sobre o Rio Jaguaribe | Foto: José Nogueira O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) informou, através de placas fixadas em diversos pontos da CE-040, que continua em vigor a restrição de carga na ponte sobre o Rio Jaguaribe. A alteração começou ainda em fevereiro deste ano e deve se prolongar durante esse ano devido as obras de manutenção na ponte. A restrição afeta veículos pesados, acima de 40 toneladas. O Dnit indicou como desvio, para quem transita na CE-040, no sentido para o município de Aracati,  a CE-497, conhecida como estrada do Félix, entrando no distrito de Itapeim, até a BR-116 no distrito de Boqueirão do Cesário, ainda no município de Beberibe. O órgão não informou uma previsão para o termino das restrições.  

Sescomp 2023

A SESCOMP é o maior evento de tecnologia que acontece no Campus da UFC em Russas no Vale do Jaguaribe Sescomp UFC Russa se consolida como o maior evento de tecnologia do Vale do Jaguaribe — Foto: Camila Fernanda. Por Camila Fernanda    SESCOMP A Semana de Engenharia de Software e Ciência da Computação - Sescomp - é um evento realizado anualmente pelos alunos e professores dos Cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação da UFC - Campus Russas. O evento contará com palestras, minicursos, exposições e atividades interativas. A SESCOMP tem o intuito de promover e incentivar a troca de experiências entre alunos, professores, profissionais e a comunidade do Vale do Jaguaribe. Chat GPT Trataremos temáticas acerca do Chat GPT, diversidade na área de tecnologia, segurança da internet, empreendedorismo, inovação, inteligência artificial e entre outros.   Stand up Também teremos atividades culturais, gincanas, desafios e momentos de descontração, como stand up e apresen...

Rompimento da Barragem do Açude Orós completa 65 anos nesta quarta (26)

A data de 26 de março de 1960 marcou o Vale do Jaguaribe no Ceará com o rompimento da barragem do açude Orós Orós - Ceará — Foto: Drone Smart Rompimento Açude Orós Uma tragédia que marcou e transformou o Vale do Jaguaribe, no dia 26 de março de 1960, há exatos 65 anos, um estrondo rompeu o silêncio do sertão cearense. A barragem do Açude Orós cedeu parcialmente, desencadeando uma enxurrada avassaladora que varreu a região do Vale do Jaguaribe, deixando um rastro de destruição e desalojando milhares de famílias. O episódio se tornou um dos maiores desastres hídricos da história do Ceará, impactando gerações e moldando a construção de barragens por todo o País. A construção do Açude Orós começou em 1958, representando uma grande esperança para os cearenses. A ideia era represar as águas do Rio Jaguaribe e criar um dos maiores reservatórios do Nordeste, com capacidade para armazenar 2 bilhões de metros cúbicos de água. A obra prometia transformar a relação do sertão com a seca, garantindo...

Riacho Araibú

Prefeitura de Russas, na Região do Baixo Jaguaribe,  realiza limpeza do Riacho Araibú, afluente do rio Jaguaribe Riacho Araibú — Foto: Fco Dantas Segundo o Instituto do Ceará, várias palavras oriundas dos indígenas, da língua Acriú-Indios são formadas por contração, é o caso, por exemplo, da contracção de acariú. (veja cariú).   Assim como a palavra Airibú. Uma denominação antiga do riacho das Russas. Também se escreve Araibú. O Riacho Araibu é um afluente do rio Jaguaribe, depende de cheia no rio Jaguaribe para correr água. Durante o inverno, muita água se acumula no perímetro em torno de toda sua extensão. Como uma ação preventiva da Prefeitura municipal, por meio da Secretaria responsável pela realização dos serviços de limpeza de bueiros e canais em diferentes pontos críticos de alagamentos da cidade.    O Riacho Araibú passou por uma limpeza e uma terraplanagem no intuito de cortar e retirar o excesso de terra, pedras, restos de árvores e lixo de dentro do ...

Universidade: UFC Campus Russas

Conheça o campus da Universidade Federal do Ceara - UFC no município de Russas na Região do Baixo Jaguaribe     A Universidade Federal do Ceará (UFC) f az parte de um ranking com universidades como Oxford University; Harvard University; Chicago University; Peking University; Tohoku University; The University of Tokyo; Osaka University;   Kyoto University; The University of Cambridge; The University of St Andrews; Loughborough University; The London School of Economics and Political Science; Durham University,   e está entre as melhores universidades do mundo, de acordo com o levantamento anual elaborado pelo laboratório de pesquisa espanhol SCImago Lab e publicado no SCImago Institutions Rankings (SIR) – Edição de 2022. UFC em Russas A instalação do Campus da UFC em Russas Em 2010, inicia-se a mobilização estudantil e política para a instalação do Campus da UFC em Russas, "Russas e UFC tudo a ver!".    Um ano depois, em 2011, é anunciado pelo ...

Câmara de Russas aprova requerimento solicitando sinalização de trânsito em frente ao Campus da UFC

A Câmara Municipal de Russas aprovou, nesta terça-feira (10), o requerimento de autoria do vereador Ian Martins (PDT)   Fachada do Anexo parlamentar da câmara municipal de Russas | Foto: José Nogueira   O requerimento solicita à Prefeitura a implantação de sinalização viária em frente ao campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) , localizado na cidade. O documento, destinado à Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e ao Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), pede a adoção de providências urgentes, como a instalação de sinalização vertical e horizontal e faixa de pedestres no trecho, que hoje se encontra sem qualquer tipo de demarcação de segurança. Segundo o vereador, em frente a UFC já foram registrados vários acidentes , o que evidencia o risco à comunidade acadêmica e aos motoristas que circulam pela Avenida Felipe Santiago, nas proximidades da universidade. Na justificativa, o parlamentar destaca que a medida visa proteger pedestres, ciclistas, crianças, idosos...