Pular para o conteúdo principal

Encontro Cultural Russano no Baixo Jaguaribe

XXIII Encontro Cultural Russano – edição Patrimônio Histórico de Russas divulga programação geral do evento

 
Encontro Cultural Russano da UFC Campus Russas
Encontro Cultural Russano da UFC Campus Russas — Foto: Divulgação  

Casa dos Amigos de Russas

A Casa dos Amigos de Russas (CARUS), lançou nesta quarta-feira (17) a programação do XXIII Encontro Cultural Russano no Baixo Jaguaribe – edição Patrimônio Histórico de Russas, que ocorrerá no período de 25 a 27 de novembro de 2021.  

O encontro contará com apresentações artísticas, palestras e debates sobre educação, cultura, infraestrutura, segurança e desenvolvimento socioeconômico. 

O evento é uma realização da CARUS em parceria com o Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, e tem apoio da Prefeitura Municipal de Russas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, da TV Russas e da Brisanet. A entrada é franca.

XXIII Encontro Cultural Russano

A abertura do XXIII Encontro Cultural Russano será na quinta-feira (25), com a Feira das Profissões, que ocorrerá das 8h às 17h, no Campus da UFC em Russas (Rua Felipe Santiago, 411, Cidade Universitária). 

A comunidade poderá conhecer os Cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção do campus, além de desafios e oportunidades do mercado de trabalho dessas áreas. 

Escolas de ensino médio de Russas e região do Vale do Jaguaribe estão convidadas a comparecer. 

III Workshop do Campus da UFC em Russas

Na sexta-feira (26), das 9h às 12h, no Auditório do Campus de Russas, ocorrerá o III Workshop do Campus da UFC em Russas: 

Ações Estruturantes para o Desenvolvimento do Vale do Jaguaribe, com o tema “Uma visão do Estado, Município e Universidade sobre os impactos dos clusters de inovação no desenvolvimento econômico do Vale do Jaguaribe”. O III Workshop será transmitido ao vivo pela Internet, no canal da TV Russas no Youtube

Prof. Lindberg Lima Gonçalves

Sob a moderação do Prof. Lindberg Lima Gonçalves, diretor do Campus da UFC em Russas, o workshop terá como palestrantes Júlio Cavalcante Neto, secretário-executivo de Comércio, Serviço e Inovação, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará; Ari Célio Reges Mendes, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio e Comércio de Russas; e o Prof. Dmontier Pinheiro Aragão Júnior, coordenador de Extensão do Campus da UFC em Russas e coordenador do Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe.

Patrimônio Histórico de Russas

O tema desta edição será abordado numa Audiência Pública na Câmara Municipal de Russas para debater sobre o Patrimônio Histórico de Russas: Realidade, Desafios e Perspectivas.  

Esse debate objetiva sensibilizar a população para a importância da preservação do acervo remanescente do patrimônio histórico material e imaterial do Município de Russas, sendo, portanto, uma tentativa de assegurar a sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.  Será no dia 27, às 9h, com transmissão pelo canal do youtube da TV Russas.

Teremos as presenças confirmadas de Esequiel Mesquita, professor do curso de Engenharia Civil do Campus da UFC em Russas, Francisco Franciner Lourenço Lima (Frank Lourenço), Secretário da Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura Municipal de Russas, (SECULTE), Zilzo Leandro Evangelista, Secretário de Governo do Município de Russas, e Odílo Almeida Filho, arquiteto e representante do Brasil no Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa.

ATIVIDADES CULTURAIS

Colóquio Cultural Viva Palavra

Além dessas já mencionadas, teremos também atividades culturais, como Colóquio Cultural Viva Palavra, no dia 25/11, às 20h, com participação de  Agamenon Viana, Alan Mendonça, Claudiana Nogueira, Fernanda Rodrigues, Frank Lourenço e Hider Albuquerque. Será uma live mediada pelo produtor e artista Otton Natashe, transmitida direto da Biblioteca Municipal Pedro Maia Rocha pela TV Russas.

Tributo ao historiador Limério Moreira da Rocha

No dia 26/11, teremos o Tributo ao historiador Limério Moreira da Rocha, com duas atividades: Cerimônia de Despedida, com a dispersão das cinzas nas águas da Lagoa da Caiçara; e inauguração do espaço Limério Moreira da Rocha no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara Araújo.

Encontro Cultural Russano

Encontro Cultural Russano finaliza no sábado, 27, com três atividades pela tarde e noite. Às 15h, os membros da Casa dos Amigos de Russas farão a distribuição de livros na Biblioteca Municipal Pedro Maia Rocha e nos Ninhos do Livro instalados na Praça Monsenhor João Luís e na Estação Rodoviária Dr. José Martins de Santiago.com o objetivo de estimular a leitura. Esta ação faz parte da Campanha Ler Mais para Viver Melhor

Logo mais, às 16h, acontecerá uma ação solidária junto ao Sindicato dos Catadores e Catadores de Materiais Recicláveis de Russas (ASCAMARRU) na Central de Reciclagem Vicença de Santiago.

Show Musical Cantos que Encantam Russas

A partir das 20h, no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara Araújo, haverá o Show Musical Cantos que Encantam Russas, com participação de artistas locais produtores de músicas autorais. Teremos as presenças de Trancelim, Isabelle Xavier, Cristina Rodrigues, Matheus Santiago e Iky Lourenço. A apresentação e produção será de Otton Natashe.

O show é aberto ao público com capacidade limitada a 100 pessoas. As senhas de acesso serão distribuídas na entrada do Centro Cultural a partir do dia 26/11/21. Será necessária a apresentação do cartão de vacinação físico ou virtual para entrar no Centro Cultural na noite do show.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Protesto na UFC repudia demissões de vigilantes e alerta para aumento da violência

O clima foi de indignação após decisão de cortar postos de trabalho dos vigilantes Um ato público realizado na manhã do último dia 02 de setembro em frente à Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) reuniu entidades sindicais, representantes do movimento estudantil, professores e trabalhadores em protesto contra a demissão de vigilantes terceirizados. Os manifestantes classificaram a medida como um grave risco à segurança já fragilizada dos campi e um desrespeito à comunidade acadêmica. O clima foi de indignação durante a manifestação. Os oradores, representando uma coalizão de sindicatos e entidades estudantis, argumentaram que a decisão de cortar esses postos de trabalho vai na contramão das necessidades da universidade, onde os casos de violência são uma preocupação constante. Eles afirmam que, longe de ser uma mera questão administrativa, a redução do efetivo de segurança é um convite ao caos. “Hoje, já não temos uma segurança eficaz. Com a redução de vigilantes, a violência...

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

"Papel" de luz mais caro neste mês

A ANEEL acionou bandeira vermelha patamar 2 para agosto    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o acionamento da Bandeira Vermelha Patamar 2 para o mês de agosto. Essa medida indica que a conta de luz ficará mais cara para os consumidores, refletindo as condições ainda mais custosas de geração de energia no país. As bandeiras tarifárias são um sistema que sinaliza o custo da energia elétrica, variando de acordo com a situação dos reservatórios das hidrelétricas e o uso de termelétricas, que têm um custo de produção mais elevado. O Patamar 2 da Bandeira Vermelha representa o nível mais alto de custo adicional na tarifa. Segundo a ENEL, concessionária de energia elétrica do Ceará, isso significa que haverá um custo extra na conta de luz, de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.