O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) comunicou nesta quinta-feira (18) a liberação do pagamento referente aos serviços prestados pelos certificadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025
![]() |
| Dia de prova na Escola Municipal De Tempo Integral Leonel De Moura Brizola | Foto: José Nogueira/arquivo pessoal |
Segundo o comunicado, os valores foram depositados por meio de ordem bancária nas contas correntes cadastradas pelos colaboradores no sistema.
Os detalhes da transação, com data e valores precisos, estão disponíveis para consulta no Detalhamento Diário das Despesas, no portal da transparência do Inep.
A Rede Nacional de Certificadores, é formada por servidores públicos federais ou professores concursados das redes estaduais e municipais que atuam in loco nos dias de aplicação do exame, fiscalizando e registrando em sistema os procedimentos da prova.
———————— CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE ————————
——————————————————————————————————
pagamento enem
A função é essencial para a garantia da lisura do processo. Para o Enem 2025, realizado nos dias 9 e 16 de novembro, a remuneração será de R$ 42,50 por hora trabalhada.
Os interessados devem atender a uma série de critérios, como não estar inscrito no Enem, possuir smartphone ou tablet com internet móvel, não ter débitos com a União e não possuir vínculo com outras etapas logísticas ou de correção da prova.
Além disso, é obrigatória a aprovação, com rendimento mínimo de 70%, em um curso de capacitação oferecido na modalidade a distância pelo Inep.
Ainda segundo o INEP, a atuação na RNC representa uma importante contribuição para a realização do maior exame educacional do país, assegurando a regularidade e a credibilidade da aplicação.

Comentários