Greve nas universidades federais completa 90 dias: Lula anuncia Investimentos e Descarta Aumento de Salário para servidores
A Greve nas universidades federais completa 90 dias e o presidente Lula (PT) anuncia investimentos e descarta aumento de salário para servidores neste ano
![]() |
A Greve nas universidades federais completa 90 dias e o presidente Lula (PT) anuncia investimentos e descarta aumento de salário | Foto: José Nogueira |
Segundo o presidente, os dirigentes sindicais, não estão tendo "coragem de acabar com a greve" e que o montante anunciado pelo Governo é irrecusável. Porém, dentre esses recursos, não consta aumento de salário para os professores e técnicos administrativos neste ano, o que causou decepção aos servidores federais que estão sem aumento de salários há 7 anos e exigem recomposição dos salários e reestruturação da carreira.
A greve nas universidades federais iniciou em 15 de março e os servidores federais reivindicam aumento de salários neste ano, além da reestruturação da carreira e ampliação dos benefícios do auxílio-alimentação e do auxílio-saúde.
Na proposta do Governo consta aumento de salários para professores e técnicos em educação apenas em 2025.
O Governo aproveitou o anuncio do Programa de Aceleração do Crescimento na Educação (PAC da educação) para mostrar que está investindo na educação superior no País, tanto em infraestrutura como na ampliação. Porém, os grevistas afirmam, que sem pessoal, sem servidores bem remunerados, esses anúncios não passaram de propaganda de Governo.
Ainda, segundo o movimento grevista, a universidade é feita prioritariamente por pessoas, que são professores, técnicos administrativos e pessoal terceirizado trabalhando para garantir aos estudantes brasileiros e estrangeiros a oportunidade do ensino, da pesquisa e da extensão.
O movimento grevista nacional também denuncia o Governo do PT de ter acabado com as mesas de negociações, o que levou o movimento a fazer um ato nacional pelo Dia de luta da educação superior no Brasil.
Comentários