O Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH aplicará prova, para Professores áreas específicas e Pedagogos - Segunda Etapa.
![]() |
Edital - Temas Prova Prática para Professor Pedagogo |
TEMAS PARA PROVA PRÁTICA DE DIDÁTICA DE AREAS ESPECÍFICAS
CIÊNCIAS
1. Meio ambiente e sociedade;
2. A experimentação no ensino de Ciências;
3. Concepção de Universo, Sistema Solar, planeta Terra;
4. Ecossistema e seus componentes;
5. Poluição do ar;
6. O ambiente e a interferência do homem;
7. Origem e evolução biológica dos seres vivos;
8. Teorias de Lamarck e Darwin: adaptação e seleção natural;
9. Órgãos e sistemas do corpo humano e suas funções;
10. Saúde e sexualidade: ciclo menstrual, gravidez, métodos contraceptivos e DSTs.
LÍNGUA INGLESA
1. Aspectos sociopolíticos e formais do ensino de inglês como instrumento de comunicação internacional;
2. Aspectos metodológicos para o ensino e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira;
3.O ensino e a aprendizagem de inglês para fins específicos (english for specific purposes – E.S.P.) na habilidade de compreensão leitora (popularmente denominado “inglês instrumental”);
4. Present tenses: present simple, present progressive, present perfect;
5. Past tenses: simple past, past progressive, past perfect;
6. Simple past x present perfect;
7. Future tenses: near future (going to), immediate future (will);
8. Information questions (wh- questions) e yes/no questions: diferenciações na estrutura da pergunta/resposta;
EDUCAÇÃO FÍSICA
1. Histórico da Educação Física;
2. Processo ensino e aprendizagem na Educação Física;
3. Avaliação em Educação Física;
4. Educação Física e sociedade;
5. Atividade física e saúde;
6. Aspectos da aprendizagem motora;
7. Política educacional e Educação Física;
8. Cultura e Educação Física;
9. Aspectos da competição e cooperação no cenário escolar;
10. Crescimento e desenvolvimento.
GEOGRAFIA
1. O espaço como produto do homem;
2. O Brasil, a nova ordem mundial e a globalização;
3. As desigualdades sociais e a exploração humana;
4. A população e as formas de ocupação do espaço;
5. Urbanização e metropolização;
6.Geografia e gestão ambiental - O meio ambiente nas relações internacionais: avanços conceituais e institucionais; política e gestão ambiental no Brasil;
7.Política ambiental.
HISTÓRIA
1. Transformações do ser humano: fogo, arte e linguagem; o modo de vida dos primeiros homens;
2.Diversidade cultural e conflitos;
3. A escravidão negra, dominação e resistência;
4. Capitalismo: propriedade, religião e política;
5. A reinvenção do Brasil: a república, as oligarquias e o movimento operário;
6. As experiências de integração nas Américas.
LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA
1. Leitura e compreensão de textos: as estratégias de ensino;
2. Variação linguística e ensino de língua materna;
3. Ensino do sistema fonológico e de sua relação com o sistema ortográfico;
4. Significação e contexto: propostas de ensino;
5. Ensino de estratégias de textualização: a construção do sentido do texto;
6. Tradição gramatical – tipos de gramática – ensino de gramática;
7. Gêneros textuais: a seleção dos gêneros literários para a formação do leitor;
8. Leitura obrigatória versus leitura lúdica nas aulas de leitura em língua portuguesa;
9. Biblioteca: a formação do leitor literário no ensino fundamental.
MATEMÁTICA
1. A matemática e seu papel no desenvolvimento do pensamento lógico do aluno;
2. Sistema de numeração decimal;
3. Escala e proporção; grandezas diretamente e universalmente proporcionais; regra de três simples e
composta;
4. Equação do 1º grau e 2º grau; sistemas de equações; inequações;
5. Função do 1º e 2º grau; função exponencial; função logarítmica;
6. Polígonos; sólidos geométricos; polígono inscrito e circunscrito; ângulos;
7. Relações métricas no triângulo retângulo; relações métricas no círculo; razões trigonométricas no triângulo retângulo;
8. Medidas de comprimento, superfície, capacidade, volume; massa; tempo;
9. Noções de estatística (coleta e organização de dados, representações gráficas); tabelas e gráficos (leitura, interpretação e construção).
ENSINO RELIGIOSO
1. A contribuição própria do Ensino Religioso na formação integral do cidadão no âmbito da educação fundamental;
2. As razões do Ensino Religioso no contexto escolar;
3. Religião e problemas contemporâneos: ecologia, drogas, corrupção, consumismo, sonhos juvenis, etc;
4. Religião x família x ambiente social: a responsabilidade social do Ensino Religioso.
ARTES
1. A inserção da arte no cotidiano escolar: possibilidades de trabalhos com arte na escola a partir de enfoque específico que contemple as diferentes linguagens da arte e as possibilidades de integração dessas mesmas linguagens;
2. Manifestações artísticas tradicionais e educação estética: reflexões sobre o saber/fazer artístico popular
(tradicional) em processos formativos no espaço escolar;
3. As diferentes linguagens artísticas e suas relações: percepções sobre possíveis articulações entre as
diversas áreas artísticas no mundo contemporâneo;
4. Possibilidades de sonorização e expressão corporal na aprendizagem rítmica: a prática percussiva na
escola e o corpo do estudante como produtor de expressões de som e movimento;
5. A relação das diferentes linguagens artísticas e as novas tecnologias: a utilização da arte em meios digitais
e virtuais.
Confira os principais erros em prova prática cometidos em concursos.
Forçar uma relação de proximidade com a banca;
Desorganização do quadro;
Deixar de introduzir o tema sorteado;
Linguagem incorreta e falta de postura profissional;
Apagar a lousa com a mão ou dedos;
Não ter controle com o tempo estabelecido;
Bater de frente com os membros da banca;
Fugir do assunto ou tema sorteado;
Entrar em assuntos que não domina;
Não apagar a lousa ao final da aula
As Provas Práticas - Aulas, para Professores de areas Específicas ocorrerão, conforme estabelecido em sorteio, nos dias:
- 04 de Setembro - Domingo;
- 07 de Setembro - Quarta;
- 10 de Setembro - Sábado;
- 11 de Setembro - Domingo.
Comentários