Pular para o conteúdo principal

Greve: Servidores da UFC realizam ato pelas ruas em Fortaleza

A greve dos servidores técnico administrativos em educação e professores realizou protestos nas ruas de Fortaleza nesta segunda-feira (3)

Greve dos Técnico-administrativos em Educação e professores das universidades federais
Greve dos Técnico-administrativos em Educação e professores das universidades federais  | Foto: Bruna Carla/arquivo pessoal 


Ato do dia de luta pela educação federal dos professores e técnico administrativos federais em greve realizou passeata pelas ruas de Fortaleza. O movimento de greve dos Técnico-administrativos em Educação (TAEs) iniciou em 15 de março e os professores entraram em greve no mês de abril, ambas as categorias reinvidicam reajuste de salário e melhorias das condições de trabalho.

Com o apoio dos estudantes, as categorias foram às ruas em Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (3). O movimento grevista se concentrou nos jardins da reitoria da universidade federal do Ceará (UFC), no bairro Benfica e realizaram uma passeata até a Praça do Ferreira, no centro da capital cearense.

As entidades sindicais, sindicato dos trabalhadores das universidades federais do estado do Ceará (SINTUFCe), sindicato dos servidores do Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia do Ceará (SINDSIFCe), sindicato dos docentes das universidades federais do estado do Ceará (ADUFC) e coordenadores do ANDES, sindicato brasileiro com sede em Brasília (DF), que representa professores do ensino superior em todo o país, organizaram o ato pelo Dia nacional de luta pela educação federal no Ceará.

A programação do Ato pelo Dia nacional de luta pela educação federal, começou as 9h, com a concentração e recebimento das caravanas, principalmente do interior do estado, nos jardins da reitoria em Fortaleza, com a realização de atividades políticas e apresentações culturais. Pela tarde, os manifestantes e grevistas caminharam pelas ruas de Fortaleza em direção à Praça do Ferreira, bem no centro da capital.

Logo no início da noite, um representante do movimento TAEs na luta e membro do comando nacional de greve, informou através das redes sociais, que o Governo Federal, após pressão pelos protestos por todo o país, aceitou retomar as negociações da greve dos técnicos e professores federais, e marcou para o próximo dia 11 e dia 14 às mesas de negociações com o ministério da Gestão e Inovação (MGI), respectivamente.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

A repórter Delis Ortiz leva um soco no peito em Brasília

Agentes de segurança a serviço do presidente da Venezuela e do Gabinete de Segurança Institucional da presidência brasileira agrediram jornalistas Jornalistas Delis Ortiz e Márcio Lima — Foto: Márcio Lima Os agentes de seguranças tentavam impedir a aproximação de profissionais da imprensa. Durante coletiva de imprensa com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, jornalistas relataram terem sido agredidos por seguranças de Maduro e por agentes brasileiros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Conforme uma emissora, a repórter Delis Ortiz foi atingida durante o conflito na noite desta terça-feira (30). A reunião estava acontecendo no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Após o encontro entre os líderes políticos, houve um momento de entrevista com Maduro. No entanto, os seguranças buscaram impedir a aproximação dos jornalistas. Em meio ao desentendimento, um segurança a serviço do GSI teria dado um soco no peito de Délis. Na confusão, outros profissionais da imprensa também foram ...