Pular para o conteúdo principal

Servidores Federais Rejeitam Proposta do Governo de 5% apenas em 2026 e Greve continua

Os servidores federais da educação superior, em greve desde o dia 15 de março, rejeitam proposta do Governo de 5% apenas em 2026 e greve continua

Servidores Federais Rejeitam Proposta do Governo de 5% apenas em 2026 e Greve continua
Servidores Federais Rejeitam Proposta do Governo de 5% apenas em 2026 e Greve continua | Foto: Fernanda de Oliveira

 

Na última proposta do governo, até agora, apresentada na mesa de negociação, era um reajuste de 0% neste ano, 9% para o próximo ano e 3,5% para o ano de 2026. A categoria dos Técnicos-administrativos em educação (TAE) já tinha rejeitado essa proposta do Governo. Após os movimentos grevistas desta semana em Brasília, Distrito Federal (DF), especialmente em frente ao Ministério da Gestão e Inovação (MGI), o Governo, nessa quarta-feira (22) apresentou uma nova proposta aos servidores em greve.

 

Nesta nova proposta do Governo para os servidores federais da educação em greve desde o dia 15 de março, continua reajuste de 0% para este ano, 9% de reajuste em 2025 e foi acrescentado 1,5% ao percentual proposto anteriormente, de 3,5% para o ano de 2026, assim ficaria 5% de reajuste apenas no ano de 2026 para os trabalhadores e trabalhadoras das universidades e institutos federais.

 

    Proposta do Governo para os Técnicos Administrativos em educação


O governo federal informou nessa quarta-feira (22) que atualizou sua proposta para os Técnicos administrativos em educação (TAEs), segundo ao MGI, ao todo, os técnicos-administrativos da Educação, terão um ganho médio de 28% em quatro anos.

Ainda, de acordo com o ministério, a carreira é dividida em níveis A, B, C, D e E, sendo que, as que ganham menos, terão um ganho maior de mais de 37%. O MGI, propôs também, ao longo dos quatro anos, ganhos expressivos também nos auxílios que estavam congelados há mais de 6 anos, ressaltou na proposta. 


Ainda na tarde de ontem (22), a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (FASUBRA) lançou nota, deliberando pela recusa a proposta do Governo, continuação da greve e defendendo portanto o aperfeiçoamento e a melhoria da proposta apresentada pelo Governo Federal, que exclui, segundo a entidade sindical, aposentados e aposentadas por não propor reajuste no vencimento básico para o ano de 2024 e que destina apenas 3,2 bilhões para a reestruturação da carreira dos servidores federais técnicos administrativos em educação.


"subscrevendo essa nota, que reafirma nosso lugar ao lado da categoria, mantendo a construção da greve, lutando por um acordo melhor que o ofertado pelo governo até agora." conclui a nota.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Peixe raro e exótico surpreende na Praia do Batoque em Aquiraz

A praia faz parte da Reserva Extrativista do Batoque sob responsabilidade do ICMBio Uma descoberta peculiar agitou a Praia do Batoque, em Aquiraz, litoral leste do Ceará, no último dia 10 de agosto, por volta das 11h da manhã. Um peixe com características raras e exóticas foi encontrado na orla, chamando a atenção pela sua aparência singular. O espécime, de cor clara, apresenta olhos grandes e estufados, uma boca afunilada e uma cauda que se assemelha a um cavalo marinho. A combinação dessas características o torna um exemplar incomum e de difícil identificação imediata, despertando a curiosidade de quem o avistou. LABOMAR Ainda não há informações sobre a espécie exata do peixe, mas sua presença na costa cearense levanta questões sobre a biodiversidade marinha local e a ocorrência de espécies menos comuns em águas costeiras. Especialistas em biologia marinha foram contactados por moradores e visitantes para fornecer mais detalhes sobre este achado e sua relevância para a fauna da regiã...

Ex-reitor da UFC no café da oposição da Alece

O ex-reitor da UFC, Prof. Dr. Cândido Albuquerque, foi o convidado do café da oposição na Alece nesta terça-feira (26) O encontro, realizado no gabinete do deputado Alcides Fernandes (PL), reuniu parlamentares do bloco oposicionista e serviu como palco para Dr. Cândido, que é advogado, expressar suas visões políticas e aspirações para as eleições de 2026. Durante a conversa, o professor e ex-reitor elogiou a coragem e a inteligência dos deputados de oposição em um cenário político que ele descreveu como: "extremamente hostil politicamente", com todos os níveis de governo e as presidências da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e da Câmara Municipal de Fortaleza sob o mesmo grupo político. Ele ressaltou a importância de levantar a voz pelo que é melhor para o Estado. Cândido Albuquerque Com interesse declarado em disputar uma vaga no Senado Federal em 2026, Prof. Dr. Cândido Albuquerque afirmou que sua principal motivação é "ajudar e contribuir". Ele indicou que ...

"Papel" de luz mais caro neste mês

A ANEEL acionou bandeira vermelha patamar 2 para agosto    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o acionamento da Bandeira Vermelha Patamar 2 para o mês de agosto. Essa medida indica que a conta de luz ficará mais cara para os consumidores, refletindo as condições ainda mais custosas de geração de energia no país. As bandeiras tarifárias são um sistema que sinaliza o custo da energia elétrica, variando de acordo com a situação dos reservatórios das hidrelétricas e o uso de termelétricas, que têm um custo de produção mais elevado. O Patamar 2 da Bandeira Vermelha representa o nível mais alto de custo adicional na tarifa. Segundo a ENEL, concessionária de energia elétrica do Ceará, isso significa que haverá um custo extra na conta de luz, de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.