Pular para o conteúdo principal

Carro de Boi em Russas

Tradição do Carro de Boi em Russas ainda resiste em meio a modernidade e atravessa gerações 

 

Carro de Boi — Foto: José Nogueira/Arquivo portal Baixo Jaguaribe
Carro de Boi — Foto: José Nogueira/Arquivo portal Baixo Jaguaribe 
 

Em Russas a tradição da utilização do Carro de Boi ainda resiste em meio a modernidade e a facilidade como meio de transporte. 

O Boi é tido como um animal de muita força, as margens do Rio Jaguaribe, as atividades da pecuária nas fazendas de cria e plantações de cana-de-açúcar eram a base da economia da Região do Baixo Jaguaribe. 

LEIA TAMBÉM

 

 

 

 

Os primeiros engenhos de cana-de-açúcar que surgiram na Região do Baixo Jaguaribe eras puxados por uma junta de Bois, ou seja, 2 (dois) Bois. 

Eram presos a um pau grosso, grande e pesado, ligado a uma engrenagem que ao ser movimentada pelo movimento circular dos Bois, esmagava a cana-de-açúcar para extrair o caldo (conhecido como Garapa) da cana-de-açúcar para produção de Rapaduras.   


Comentários

VEJA TAMBÉM

"Papel" de luz mais caro neste mês

A ANEEL acionou bandeira vermelha patamar 2 para agosto    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o acionamento da Bandeira Vermelha Patamar 2 para o mês de agosto. Essa medida indica que a conta de luz ficará mais cara para os consumidores, refletindo as condições ainda mais custosas de geração de energia no país. As bandeiras tarifárias são um sistema que sinaliza o custo da energia elétrica, variando de acordo com a situação dos reservatórios das hidrelétricas e o uso de termelétricas, que têm um custo de produção mais elevado. O Patamar 2 da Bandeira Vermelha representa o nível mais alto de custo adicional na tarifa. Segundo a ENEL, concessionária de energia elétrica do Ceará, isso significa que haverá um custo extra na conta de luz, de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Agentes de Saúde protestam no Ceará por Direitos Estatutários

A manifestação acontece em Fortaleza em frente ao Palácio da Abolição nesta quarta (13) Nesta manhã de quarta-feira, 13 de agosto, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Ceará realizam um protesto em direção ao Palácio da Abolição, sede do Governo estadual. O movimento tem como objetivo pressionar o governador Elmano de Freitas (PT) a garantir os direitos estatutários da categoria. A mobilização busca visibilidade e a efetivação de reivindicações pendentes.   Agentes comunitário de saúde (ACS) em protesto em frente ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará em Fortaleza.   Os agentes de saúde exigem ser ouvidos pelo governador Elmano de Freitas (PT) no Palácio da Abolição.

Descobrindo e construindo a história de Horizonte no Ceará

Você sabe porque o município se chama Horizonte? Quais foram os primeiros habitantes de Horizonte? Como o município de Horizonte foi crescendo e se tornando do jeito que você o conhece atualmente? História e vida de Horizonte | Foto: Paulo Wilson   Fundação da Cidade e Fatos Históricos No dia 6 de março de 1987, no Palácio da Abolição, o governador Gonzaga Mota sancionou a Lei Estadual nº 11.300, criando o município de Horizonte. Dois anos depois, em 1º de Janeiro de 1989, a emancipação da cidade foi concretizada com a criação da Câmara Municipal de Horizonte e posse do primeiro prefeito. Os primeiros habitantes das terras que hoje compreendem os municípios de Pacoti, Barreira, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Aquiraz foram os chamados índios Paiacus, grupo que vivia da caça, da pesca e do plantio de terras. No início da década de 30, Chico Moreira, dono de um sítio localizado na Lagoa do Ipu, se deparou com uma ossada de um animal pré-histórico ao cavar um poço em seu terreno. O f...