Pular para o conteúdo principal

Intimação de Elon Musk via Twitter é válida afirma Jurista

O bilionário Elon Musk, ao responder o post do STF no Twitter (X), confirmou que foi informado e, assim, validou a intimação por meio atípico

alexandre de moraes
Ministro Alexandre de Moraes | Foto: Rosinei Coutinho

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes acertou ao notificar o bilionário Elon Musk por meio de um post na rede social X. A avaliação da jurista Jacqueline Valles está embasada no artigo 563 do Código de Processo Penal (CPP) e em decisão anterior da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Existe uma formalidade para uma citação: tenta fazer de tudo para que ela seja entregue pessoalmente. Mas uma citação feita por meios atípicos, como o WhatsApp ou as redes sociais, só será nula quando houver um prejuízo. Quando Musk se pronunciou e confirmou que tomou ciência, prejudicado ele não está, uma vez que a citação é o chamamento para uma ação judicial”, explica Jacqueline.

 

A mestre e professora de Direito Penal explica que, ao responder ao post do STF, Musk validou a citação por um meio atípico. “Essa citação poderia ser anulada ou não teria validade se não ficasse claro que Musk recebeu a informação sobre o processo judicial”, comenta.

 

Ameaça de bloqueio
Por meio do perfil verificado no X, o STF informou que X e Musk têm 24 horas para indicar o representante legal da empresa no Brasil sob pena de bloqueio geral “até que as ordens judiciais sejam efetivamente cumpridas e as multas diárias quitadas”. Quem assina o mandado de intimação é Moraes.

 

Ministro Alexandre de Moraes assina intimação enviada pelo STF por meio do X
 
Em nota enviada à imprensa, o STF informou que a advogada constituída nos autos do processo também foi intimada, em 18 de agosto, a apresentar as informações requeridas na intimação em 24 horas, mas não respondeu até hoje. Musk é investigado no Inquérito 4957, que apura a suposta prática dos delitos de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.

 

Precedente
Em agosto do ano passado, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a citação por meio de aplicativos de mensagens pode ser considerada válida se cumprir a finalidade de dar ciência inequívoca ao destinatário sobre a ação judicial. Na ocasião, a ministra Nancy Andrighi destacou que, embora a legislação atual não preveja a citação por aplicativos de mensagens, a regra processual civil permite a liberdade de formas, desde que o ato atinja sua finalidade. Assim, se a citação por aplicativo for eficaz e der ciência inequívoca ao destinatário, ela pode ser validada, mesmo sem a observância de uma forma específica prevista em lei. 

Comentários

VEJA TAMBÉM

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...

Natal de Luz é inaugurado em Russas com a chegada do Papai Noel

A magia do Natal tomou conta de Russas, no Vale do Jaguaribe, com a abertura oficial do "Natal de Luz" Caravana do Natal de Luz em Russas | Foto: Isabelle Xavier O ponto alto da festa foi a chegada triunfal do Papai Noel, que desembarcou em uma caravana natalina na Praça Monsenhor João Luiz, às 17h30, do último sábado (15). O momento, celebrado como mágico, reuniu uma animada multidão, com a presença marcante da criançada, que aguardava ansiosa pela chegada do bom velhinho. O evento marca o início das comemorações natalinas no município de Russas, prometendo luzes e alegria para toda a família.

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.