Pular para o conteúdo principal

Influenciador digital

Projeto de Lei que propõe regular a profissão do influenciador digital é aprovado em Fortaleza


Thyane Dantas, influencer e mulher do cantor Wesley Safadão — Foto: Reprodução.
Thyane Dantas, influencer e mulher do cantor Wesley Safadão — Foto: Reprodução.

Da Redação em 03/04/2023 14h45

Um Projeto de Lei que propõe regular a profissão do influenciador digital foi aprovado, na última terça-feira, 28, na Câmara Municipal de Fortaleza. A lei, de autoria da vereadora Tia Francisca (PL), visa primeiramente reconhecer a ocupação como profissão.

 

A regulamentação também traz uma série de obrigações e vedações como a proibição do influenciador de divulgar conteúdo que vise a perseguição ou discriminação. Contudo, a lei não prevê de forma concreta, quem irá definir como preconceituosa ou ato de perseguição o conteúdo postado pelo influenciador.


Projeto de Lei do influenciador digital

Conheça o Projeto de Lei do influenciador digital apresentado na câmara municipal de Fortaleza.

Projeto de Lei 569/2022

As atribuições do influenciador digital


I – gestão de redes sociais;

II – monitoramento de mídias sociais;

III – administração de atividades de relacionamento com público ou seguidores;

IV – elaboração de planejamento estratégico de marketing digital;

V – desenvolvimento e produção de conteúdos digitais;

VI – gerenciamento de marketing de influência e resultados de avaliação de desempenho.

Os deveres do influenciador digital


I – pautar-se com ética no exercício da profissão;

II – não divulgar conteúdos falsos;

III – respeitar o direito autoral e intelectual, em todas as suas formas, de terceiros;

IV – respeitar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem de terceiros, os direitos das crianças, dos adolescentes, das mulheres, dos idosos, dos negros e minorias;

V – assegurar o direito de resposta de terceiros, além da indenização por dano material, moral ou à imagem, em caso de violação da intimidade, da vida privada, da honra ou da imagem de terceiros.

 

vedado ao Influenciador Digital

É vedado ao Influenciador Digital Profissional a divulgação de conteúdo visando a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, econômicos, políticos, religiosos, de gênero, raciais, de orientação sexual, condição física ou mental, ou de qualquer outra natureza

Prefeito de Fortaleza

Agora o projeto lei do influenciador digital segue para aprovação do Prefeito de Fortaleza Sarto Nogueira (PDT).

Thyane Dantas

Um exemplo é Thyane Dantas, ela é influencer e mulher do cantor Wesley Safadão. Atualmente possui 3,6 milhões de seguidores.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Governo do Ceará anuncia novos editais para Escolas Profissionais

O Governo confirmou a implantação de uma nova escola profissional em Pindoretama O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), divulgou a abertura de novos editais para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As inscrições para os processos seletivos estão abertas para as unidades já em funcionamento nas cidades de Beberibe, Cascavel, Aquiraz e Eusébio. EEEP Pindoretama A grande novidade deste ano é a confirmação da implantação de uma nova Escola Profissional no município de Pindoretama. A medida visa expandir o acesso ao ensino técnico gratuito e de qualidade, impulsionando a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da região. Os editais oferecem centenas de vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A iniciativa é uma oportunidade para os jovens da região se prepararem para o mercado de trabalho, conciliando uma formação de nível médio com uma profissão. As informações detalhadas, prazos de inscrição e a lista completa dos curs...

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.

Tragédia no município de Eusébio

A discussão entre o casal de policiais militares ocorreu dentro do carro na Avenida Cícero Sá no Eusébio Uma discussão entre um casal de policiais militares terminou em fatalidade nesta quarta-feira (03). De acordo com informações preliminares, o soldado Joaquim Filho e a policial militar feminina (PFEM) Larissa Gomes discutiam dentro do carro, em movimento pela Avenida Cícero Sá, no Centro de Eusébio. pfem Larissa Gomes A situação saiu do controle quando, durante a briga, um sacou a arma. O outro também reagiu, e uma troca de tiros aconteceu dentro do veículo. Ambos foram socorridos, mas infelizmente a PFEM Larissa Gomes não resistiu aos ferimentos e faleceu. O soldado Joaquim Filho segue sob cuidados médicos.