Pular para o conteúdo principal

Terra Indígena Tapeba

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará (CDHC/Alece) discute as ações judiciais que impactam a Terra Indígena Tapeba

Audiência pública discute as ações judiciais que impactam a Terra Indígena Tapeba
Audiência pública discute as ações judiciais que impactam a Terra Indígena Tapeba | Foto: Débora Castro

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará (CDHC/Alece), a pedido do seu presidente, o deputado estadual Renato Roseno (Psol), vai realizar uma audiência pública, nesta terça-feira (30), para discutir as ações judiciais com impacto sobre a Terra Indígena Tapeba, no município de Caucaia. O encontro acontece a partir das 14h, com transmissão na TV Assembleia.

Desde o fim de 2023, o Povo Indígena Tapeba tem sido surpreendido com uma série de provimentos judiciais proferidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) com determinações de desocupação de áreas tradicionalmente reivindicadas como integrantes de seu território.

Ainda em dezembro do mesmo ano, a Justiça concedeu liminar de reintegração de posse sobre área inserida dentro da Portaria declaratória da Terra Indígena Tapeba, comprometendo o trabalho já realizado pelo grupo interinstitucional constituído para consolidar a demarcação do território. A questão é atualmente objeto da atuação da Comissão de Conflitos Fundiários (CCF) do TRF5, que busca construir uma solução consensual para ela.

Já no início de 2024, a TRF5 determinou-se a anulação do procedimento demarcatório e o retorno aos termos iniciais dos estudos de delimitação e demarcação da terra indígena Tapeba. A justificativa para isso se deu pela adoção da tese do marco temporal, a qual os povos indígenas somente teriam direito à demarcação de terras que estavam ocupadas por eles na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Isso inclusive tem sido discutido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Na avaliação do deputado Renato Roseno, o entendimento dos desembargadores diverge do que foi consolidado pelo STF a respeito interpretação do Decreto Federal nº 1.775, de 8 de janeiro de 1996, que orienta a feitura dos estudos de demarcação.

A situação vem sendo acompanhada pelo Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA), órgão de cidadania vinculado à CDHC, que identificou a existência de outras ações judiciais com potencial impacto no território do Povo Tapeba. “Ao todo, são sete ações-anulatórias de processo administrativo e duas ações possessórias, o que demonstra a necessidade de ações articuladas para a garantia integral dos direitos territoriais de tal povo”, alerta Roseno.

O parlamentar reforça que o cenário atual tem causado insegurança jurídica que afeta as comunidades localizadas no interior da TI Tapeba. “A situação acentua conflitos fundiários já existentes, o que contribuiu para o crescimento de ameaças à integridade e à vida dos integrantes do Povo Tapeba”, completa o deputado.

Serviço

Audiência pública para debater as ações judiciais com impacto sobre a Terra Indígena Tapeba

Quando? Dia 30 de abril (terça-feira), a partir das 14h.

Onde? Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Ceará, entrada pela Rua Barbosa de Freitas, 2624, Dionísio Torres, Fortaleza.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Jovem morre em acidente na BR-116 entre Jaguaribara e Alto Santo

O acidente ocorreu por volta do meio-dia entre os municípios de Jaguaribara e Alto Santo Jovem morre em acidente na BR-116, na entrada da localidade de Caroba, entre os municípios de Jaguaribara e Alto Santo | Foto: RL/arquivo pessoal Um trágico acidente na BR-116, na altura do KM 253, na entrada da localidade de Caroba, tirou a vida de uma jovem na tarde desta quinta-feira, 9 de outubro. De acordo com as informações preliminares, um casal trafegava de motocicleta e estava prestes a acessar a comunidade da Caroba quando foi atingido por um veículo modelo pick-up. A colisão foi de grande impacto na rodovia BR-116. A jovem, identificada como Júlia, não resistiu aos ferimentos e faleceu ainda no local. O motociclista, conhecido como Alisson, que a acompanhava, foi socorrido por equipes de emergência e encaminhado para o Hospital de Jaguaribara. Seu estado de saúde não foi divulgado. As causas do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes. *Com informações da página Alto Sa...

Aposentadoria dos Agentes de Saúde é aprovada na Câmara

A luta pela aposentadoria dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) deu um passo decisivo nesta semana e segue para o Senado Deputados federais em sessão plenária | Foto: João Bosco/arquivo pessoal Com uma forte mobilização que contou com uma caravana do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras do nível médio e técnico que atuam na saúde do Estado do Ceará (Sindsaúde Ceará), incluindo lideranças e representantes de várias regiões do estado, a Câmara dos Deputados aprovou, com expressivos 426 votos favoráveis, a PEC 14/2021. A proposta garante conquistas históricas para a categoria, como a aposentadoria integral e paritária e medidas para o fim da precarização do trabalho. A presença cearense foi marcante em Brasília, demonstrando a força da categoria que atua na linha de frente dos serviços de saúde pública. "O SindSaúde Ceará segue firme na linha de frente por mais conquistas para quem faz a saúde acontecer", destacou o Sindicato. PEC 14/21 Agora, a PEC 14 segue para anális...

Debate na UFC reúne sindicatos contra Reforma Administrativa

O evento contou com a participação de docentes, técnico-administrativos e estudantes e destacou as preocupações com a PEC Debate contra a Reforma Administrativa no Campus da UFC em Russas no Vale do Jaguaribe Ceará | Foto: José Nogueira/arquivo pessoal A tarde desta terça-feira (14) foi marcada por um debate acalorado no hall do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas, onde representantes do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato) e do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE) se reuniram para discutir os impactos da Reforma Administrativa proposta pelo governo federal. O evento, que contou com a participação de docentes, técnico-administrativos e estudantes, destacou as preocupações da comunidade acadêmica com os possíveis efeitos da PEC 32 sobre os serviços públicos e, em especial, sobre o futuro das universidades federais. De acordo com os representantes sindicais, a reforma rep...