Pular para o conteúdo principal

Servidores técnico-administrativos da UFC entram em greve

As manifestações ganham força em diversos campi da instituição de ensino superior pelo Estado do  Ceará e em 28 universidades e institutos federais em todo o país

Servidores técnicos administrativos da UFC entram em greve para cobrar valorização salarial
Servidores técnicos administrativos da UFC entram em greve para cobrar valorização salarial | Foto: Antônio Renato
 

28 universidades e institutos federais em todo o país


Até o momento, 28 universidades e institutos federais em todo o país, aderiram a uma onda de greves lideradas pelos servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) que reivindicam melhorias nas condições de trabalho e valorização salarial. 

 

A indignação dos servidores é direcionada principalmente à demora do governo em responder às propostas apresentadas pelas entidades.

Segundo relatos, as propostas foram protocoladas há mais de seis meses, mas apenas recentemente houve um retorno, "marcado pela falta de preparo e desconhecimento por parte do governo em relação às demandas", destaca um diretor sindical, em condição de anonimato.
 

Procurado para comentar sobre a greve deflagrada, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que "não comenta processos de negociação dentro das mesas setoriais e específicas".  

 

Servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFC entram em greve
Servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFC entram em greve | Foto: Antônio Renato

campanha Brasil Participativo

Em 4 de setembro do ano passado, no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi instalada a primeira mesa de negociação específica e temporária. O PCCTAE inaugurou as mesas por conta da votação expressiva durante a campanha Brasil Participativo, onde a reestruturação da carreira ficou em 3° lugar geral e em 1° lugar no tema de Educação.

Por ser a primeira mesa a ser aberta, gerou-se a esperança de que as negociações do PCCTAE avançariam rapidamente, entretanto após mais de cinco meses da abertura das negociações, e a julgar pela última reunião com os técnicos do MGI, o governo nem sequer estudou a carreira e a proposta apresentada, enquanto outras carreiras (ANM, ATI, ATPS, Auditores Fiscais, Banco Central, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Penal Federal (PPF) e outras) passaram na frente e tiveram acordos de reestruturação assinados.

As demais carreiras já reestruturadas utilizaram mecanismos de pressão sobre o governo e o TAES acreditam que é chegada a hora de, por meio desses mesmos mecanismos de pressão, fazer com que a reestruturação ganhe a devida importância e finalmente saia do papel. 

Comentários

Anônimo disse…
Com esse ladrão no poder só vai se for assim.
Anônimo disse…
E ainda é pouco, tem que paralizar tudo.
JOÃO PAULO disse…
Vão apoiar de novo, devia não fazerem greve. Vê se agora apredem, governos são todos iguais.

VEJA TAMBÉM

Tragédia no município de Eusébio

A discussão entre o casal de policiais militares ocorreu dentro do carro na Avenida Cícero Sá no Eusébio     Uma discussão entre um casal de policiais militares terminou em fatalidade nesta quarta-feira (03). De acordo com informações preliminares, o soldado Joaquim Filho e a policial militar feminina (PFEM) Larissa Gomes discutiam dentro do carro, em movimento pela Avenida Cícero Sá, no Centro de Eusébio. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE pfem Larissa Gomes A situação saiu do controle quando, durante a briga, um sacou a arma. O outro também reagiu, e uma troca de tiros aconteceu dentro do veículo. Ambos foram socorridos, mas infelizmente a PFEM Larissa Gomes não resistiu aos ferimentos e faleceu. O soldado Joaquim Filho segue sob cuidados médicos.

Governo do Ceará anuncia novos editais para Escolas Profissionais

O Governo confirmou a implantação de uma nova escola profissional em Pindoretama O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), divulgou a abertura de novos editais para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As inscrições para os processos seletivos estão abertas para as unidades já em funcionamento nas cidades de Beberibe, Cascavel, Aquiraz e Eusébio. EEEP Pindoretama A grande novidade deste ano é a confirmação da implantação de uma nova Escola Profissional no município de Pindoretama. A medida visa expandir o acesso ao ensino técnico gratuito e de qualidade, impulsionando a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da região. Os editais oferecem centenas de vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A iniciativa é uma oportunidade para os jovens da região se prepararem para o mercado de trabalho, conciliando uma formação de nível médio com uma profissão. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE   As informações detalhadas, prazos...

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.