Pular para o conteúdo principal

Servidores técnico-administrativos da UFC entram em greve

As manifestações ganham força em diversos campi da instituição de ensino superior pelo Estado do  Ceará e em 28 universidades e institutos federais em todo o país

Servidores técnicos administrativos da UFC entram em greve para cobrar valorização salarial
Servidores técnicos administrativos da UFC entram em greve para cobrar valorização salarial | Foto: Antônio Renato
 

28 universidades e institutos federais em todo o país


Até o momento, 28 universidades e institutos federais em todo o país, aderiram a uma onda de greves lideradas pelos servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) que reivindicam melhorias nas condições de trabalho e valorização salarial. 

 

A indignação dos servidores é direcionada principalmente à demora do governo em responder às propostas apresentadas pelas entidades.

Segundo relatos, as propostas foram protocoladas há mais de seis meses, mas apenas recentemente houve um retorno, "marcado pela falta de preparo e desconhecimento por parte do governo em relação às demandas", destaca um diretor sindical, em condição de anonimato.
 

Procurado para comentar sobre a greve deflagrada, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que "não comenta processos de negociação dentro das mesas setoriais e específicas".  

 

Servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFC entram em greve
Servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFC entram em greve | Foto: Antônio Renato

campanha Brasil Participativo

Em 4 de setembro do ano passado, no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi instalada a primeira mesa de negociação específica e temporária. O PCCTAE inaugurou as mesas por conta da votação expressiva durante a campanha Brasil Participativo, onde a reestruturação da carreira ficou em 3° lugar geral e em 1° lugar no tema de Educação.

Por ser a primeira mesa a ser aberta, gerou-se a esperança de que as negociações do PCCTAE avançariam rapidamente, entretanto após mais de cinco meses da abertura das negociações, e a julgar pela última reunião com os técnicos do MGI, o governo nem sequer estudou a carreira e a proposta apresentada, enquanto outras carreiras (ANM, ATI, ATPS, Auditores Fiscais, Banco Central, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Penal Federal (PPF) e outras) passaram na frente e tiveram acordos de reestruturação assinados.

As demais carreiras já reestruturadas utilizaram mecanismos de pressão sobre o governo e o TAES acreditam que é chegada a hora de, por meio desses mesmos mecanismos de pressão, fazer com que a reestruturação ganhe a devida importância e finalmente saia do papel. 

Comentários

Anônimo disse…
Com esse ladrão no poder só vai se for assim.
Anônimo disse…
E ainda é pouco, tem que paralizar tudo.
JOÃO PAULO disse…
Vão apoiar de novo, devia não fazerem greve. Vê se agora apredem, governos são todos iguais.

VEJA TAMBÉM

Carretas da saúde da mulher em Russas

A iniciativa integra um conjunto de ações do programa Agora Tem Especialidades do governo federal para apoiar municípios Ministério da Saúde anuncia em Russas (CE) início dos atendimentos nas carretas da saúde da mulher do Agora Tem Especialistas | Foto: Rodrigo Rosetti/MS  O secretário de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saude, Mozart Sales, a diretora de programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Regina Brizolara, e a superintendente estadual do Ministério da Saúde, Kelly Arruda, anunciam nessa sexta-feira, 17 de outubro, às 14h, em Russas, o início dos atendimentos nas carretas da saúde da mulher na cidade. A ação inédita do programa Agora Tem Especialistas acontece neste Outubro Rosa em locais de difícil acesso, com pouca oferta de serviços especializados e em cidades-polo.   Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, a ação também acontece, de forma simultânea, nessa sexta-feira (17), em outros municíp...

UFC em Russas promove maior evento de tecnologia da região

A SESCOMP é gratuita e reúne palestras, workshops e networking em tecnologia e inovação A Universidade Federal do Ceará (UFC), no Campus de Russas, promove a 8ª edição da Semana de Engenharia de Software e Ciência da Computação (SESCOMP), que ocorre nesta semana. As inscrições para o evento, que é aberto ao público, teve início nessa segunda-feira, dia 20 de outubro. A SESCOMP consolida-se como um dos principais eventos de tecnologia do interior do estado, criando um ambiente dinâmico onde ideias e pessoas se conectam. A programação é intensa e diversificada, incluindo palestras com especialistas renomados, workshops práticos, debates e uma sala de jogos para descontração. SESCOMP 2025 A semana é direcionada a um público amplo, universitários, alunos do ensino médio, profissionais da área e qualquer pessoa interessada em inovação. O objetivo é proporcionar um espaço para aprendizado, troca de experiências e desenvolvimento de novas habilidades. "Se você quer ampliar seus conhecime...

Camilo Santana

O senador eleito pelo Ceará e Ex-Governador, Camilo Santana é o convidado desta quarta-feira (26/10) do podcast Destaque ANC     O programa vai ao Ar pela rede de Rádios, Web rádios e Portais afiliados a partir das 10h da manhã, com transmissão Ao Vivo também pelas redes sociais.   Acompanhe!!