A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 24, um reajuste da gasolina nas refinarias em 7,46%
![]() |
Preço dos combustíveis no posto BR no Boqueirão do Cesário - Russas, em outubro de 2022 no Ceará — Foto: Arquivo baixo jaguaribe |
A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 24, um reajuste da gasolina nas refinarias em 7,46%. O aumento foi anunciado após a alta do dólar, que impactou nos preços da matéria-prima para a produção de combustíveis.
O reajuste também foi justificado pela empresa como uma forma de aumentar os preços da gasolina a níveis mais próximos aos praticados nos mercados internacionais.
O aumento, que entrou em vigor na manhã desta quarta-feira, 25, é a maior desde julho de 2019, quando a Petrobras anunciou um reajuste de 10%.
Compartilhe com seus contatos do WhatsApp
O impacto no preço final dos combustíveis à venda nos postos deve ser sentido nas próximas semanas, pois as distribuidoras ainda precisam repassar os custos às revendas.
O reajuste da gasolina segue a mesma lógica dos últimos aumentos anunciados pelas distribuidoras, que estão sendo repassados aos postos de combustível.
A Petrobras informou que não há previsão de novos aumentos. A empresa afirmou ainda que mantém a política de preços de combustíveis com base no mercado internacional, garantindo a revenda dos combustíveis a preços competitivos.
Gasolina: O preço do combustível que afeta a todos
No Ceará, grande parte da população depende do carro para se locomover. Por isso, quando o preço da gasolina sofre um aumento, isso impacta diretamente nos bolsos dos cearenses.
Recentemente, o aumento dos preços da gasolina tem sido recorrente. Por causa disso, muitas pessoas estão preocupadas com a possibilidade de aumentos ainda maiores.
Mas por que o preço da gasolina tem subido tanto nos últimos tempos?
Uma das principais razões é o fato de que o preço da gasolina é diretamente ligado ao preço do petróleo no mercado internacional. Quando o preço do petróleo aumenta, o preço da gasolina também tende a subir. Isso é especialmente verdadeiro no Brasil, onde a gasolina é importada.
Além disso, a inflação também tem um grande impacto nos preços da gasolina. Quando a inflação sobe, o preço da gasolina também tende a aumentar.
No entanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar que os preços da gasolina aumentem. Por exemplo, o governo pode reduzir os impostos sobre o combustível para que os custos sejam mais baixos.
Além disso, investimentos em tecnologias de eficiência energética também podem ajudar a reduzir os custos associados à produção de combustíveis.
Enfim, aumentos nos preços da gasolina são sempre preocupantes para os brasileiros, pois afetam diretamente a vida de muitas pessoas. Por isso, é importante que o governo tome medidas para evitar o aumento dos preços desse combustível.
LEIA TAMBÉM
Comentários