Pular para o conteúdo principal

Petrobras anuncia reajuste da Gasolina nas refinarias em 7,46%

A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 24, um reajuste da gasolina nas refinarias em 7,46%

Preço dos combustíveis no posto BR no Boqueirão do Cesário - Russas, em outubro de 2022 no Ceará — Foto: Arquivo portal baixo jaguaribe
Preço dos combustíveis no posto BR no Boqueirão do Cesário - Russas, em outubro de 2022 no Ceará — Foto: Arquivo baixo jaguaribe
 

A Petrobras anunciou nesta terça-feira, 24, um reajuste da gasolina nas refinarias em 7,46%. O aumento foi anunciado após a alta do dólar, que impactou nos preços da matéria-prima para a produção de combustíveis.

O reajuste também foi justificado pela empresa como uma forma de aumentar os preços da gasolina a níveis mais próximos aos praticados nos mercados internacionais.

O aumento, que entrou em vigor na manhã desta quarta-feira, 25, é a maior desde julho de 2019, quando a Petrobras anunciou um reajuste de 10%.

Compartilhe com seus contatos do WhatsApp

O impacto no preço final dos combustíveis à venda nos postos deve ser sentido nas próximas semanas, pois as distribuidoras ainda precisam repassar os custos às revendas.

O reajuste da gasolina segue a mesma lógica dos últimos aumentos anunciados pelas distribuidoras, que estão sendo repassados aos postos de combustível.

A Petrobras informou que não há previsão de novos aumentos. A empresa afirmou ainda que mantém a política de preços de combustíveis com base no mercado internacional, garantindo a revenda dos combustíveis a preços competitivos.

Gasolina: O preço do combustível que afeta a todos


No Ceará, grande parte da população depende do carro para se locomover. Por isso, quando o preço da gasolina sofre um aumento, isso impacta diretamente nos bolsos dos cearenses.

Recentemente, o aumento dos preços da gasolina tem sido recorrente. Por causa disso, muitas pessoas estão preocupadas com a possibilidade de aumentos ainda maiores.


Mas por que o preço da gasolina tem subido tanto nos últimos tempos?


Uma das principais razões é o fato de que o preço da gasolina é diretamente ligado ao preço do petróleo no mercado internacional. Quando o preço do petróleo aumenta, o preço da gasolina também tende a subir. Isso é especialmente verdadeiro no Brasil, onde a gasolina é importada.

Além disso, a inflação também tem um grande impacto nos preços da gasolina. Quando a inflação sobe, o preço da gasolina também tende a aumentar.

No entanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar que os preços da gasolina aumentem. Por exemplo, o governo pode reduzir os impostos sobre o combustível para que os custos sejam mais baixos.

 
Além disso, investimentos em tecnologias de eficiência energética também podem ajudar a reduzir os custos associados à produção de combustíveis.


Enfim, aumentos nos preços da gasolina são sempre preocupantes para os brasileiros, pois afetam diretamente a vida de muitas pessoas. Por isso, é importante que o governo tome medidas para evitar o aumento dos preços desse combustível.

LEIA TAMBÉM

Comentários

VEJA TAMBÉM

UFC abre 77 vagas em concurso público

O edital é para todos os campi da UFC em Fortaleza, Russas, Quixadá, Sobral, Itapajé e Crateús A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou, nessa segunda-feira (3), dois editais de concurso público com oferta de 77 vagas para cargos técnico-administrativos em educação (TAE). As oportunidades são distribuídas entre 50 vagas de nível superior e 27 de nível médio e técnico. O Edital Nº 1/2025 oferta 61 vagas, sendo 49 para nível superior e 12 para nível médio e técnico. Entre os cargos de nível superior, há vagas para enfermeiro (5), médico psiquiatra (5), administrador (4), fisioterapeuta (4) e psicólogo educacional (4). Para o nível médio, há destaque para Técnico em Enfermagem (6) e Técnico de TI (3). Já o Edital Nº 2/2025 oferta 16 vagas, sendo 15 para técnicos de laboratório em áreas como Análises Clínicas, Biotecnologia e Física, e uma vaga de nível superior para Tecnólogo em Mecatrônica Industrial. inscrições concurso UFC Período de inscrições: De 1º a 15 de dezembro de 2025, no...

Acidente fatal no anel viário em Fortaleza expõe atraso crônico em obras

A obra no Anel Viário da construção de retornos se arrasta por mais de 10 anos Mais uma vida foi perdida em um acidente no Anel Viário de Fortaleza, em um trecho marcado pela ausência dos retornos planejados há vários anos. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu no local após a colisão, o garupeiro foi socorrido para o hospital em estado grave. A obra de adequação do Anel Viário, que inclui a construção de retornos para aumentar a segurança, se arrasta por mais de uma década. Anel Viário de Fortaleza A demora na conclusão é apontada por moradores e especialistas em trânsito como um fator que contribui para acidentes graves, tornando a via conhecida como um "corredor da morte". Este é mais um capítulo trágico de uma história de negligência. Enquanto a obra não é finalizada, a população segue refém de uma infraestrutura perigosa e incompleta, com o custo sendo pago, literalmente, com vidas. A pressão por uma solução definitiva se intensifica a cada nova fatal...

Eryck Dieb consolida mandato de destaque em Pindoretama com ações inovadoras e reconhecimentos nacionais

O vereador Eryck Dieb tem se consolidado como uma das vozes mais atuantes da Câmara de Pindoretama Em apenas dez meses de mandato, o vereador Eryck Dieb tem se consolidado como uma das vozes mais atuantes e inovadoras da Câmara Municipal de Pindoretama. Sua atuação, marcada pela escuta ativa, diálogo com as comunidades e proposições de grande impacto social, tem elevado o nível do debate legislativo e aproximado o poder público das reais necessidades da população. Desde o início de sua gestão, Eryck Dieb tem pautado sua atuação na construção de políticas públicas efetivas e na valorização dos servidores municipais. Um dos marcos desse período foi a nomeação oficial de 63 ruas no distrito de Pratius, uma ação que trouxe não apenas organização urbana, mas também dignidade e reconhecimento aos moradores, que passam agora a contar com endereços formais para serviços essenciais, como entrega de correspondências, emergências e políticas públicas. Outro destaque foi sua liderança nas discuss...