Pular para o conteúdo principal

Reunião de Aias pós-modernas

As relações de gênero são uma pauta recorrente neste pleito eleitoral. Para além da discussão de mulheres/feminismos, este é um dos eixos centrais da nossa experiência social contemporânea

Michele Bolsonaro no encontro em Fortaleza/Ce - Foto: Débora Castro


 Por Débora Castro, pesquisadora e doutoranda em Socilogia/UECE.

Em encontro realizado no dia 14, mulheres cearenses foram convidadas por lideranças religiosas e políticas a se encontrarem com a primeira-dama, Michele Bolsonaro.


Como Aias pós-modernas, elas cuidaram do cenário e música para demonstrar que mulheres tem o dever de proteger o homem infantil que não possui limites. 

A comitiva que acompanhava Michele, sem exceção, mulheres do primeiro e do segundo escalão do governo, minimizou falas e atitudes de Bolsonaro, pelo espírito “brincalhão” do presidente e uma certa infantilização comportamental, tal qual a pureza das crianças que não percebem a malícia de seus interlocutores, algozes prontos para aproveitar um deslize e compartilhá-lo na mídia malvada.

 

LEIA TAMBÉM

 

 
Michele citou várias vezes que teve que “educar” o presidente e ensinar bons modos. A ex- ministra Damares lembrou que ele pediu desculpas pelos impropérios. Quase no mesmo horário, naquele mesmo dia, Bolsonaro disse ter “pintado um clima” com meninas de 14/15 anos. 


Contudo, ali, as mulheres foram convocadas a esquecer as falas misóginas e converter votos, não lerem jornais e irem às ruas falar com “as pessoas mais humildes” que são facilmente corrompidas pelo discurso do “Partido das Trevas”. 

A função delas é servir a um bem maior: impedir a ameaça comunista.
 

Diante das distorções dos fatos, é importante lembrar que a ruptura estrutural necessária para uma mudança econômica e social dessa natureza é inviável. Mas isso não importa.
 

As Aias pós-modernas, de classe média alta, norteiam sua atuação com base em uma construção narrativa surrealista, pautada por uma lógica própria, seletiva e maniqueísta.  
 

O bolsonarismo, de fato, é mais que uma “onda”. É um movimento político que também desencadeou uma série de apoios femininos com peculiaridades que não passam por projetos nacionais de desenvolvimento.
 

Tais elementos precisam ser analisados com cuidado uma vez que o número de mulheres eleitoras já supera o número de homens. 

Esta reunião serviu para realizar essa aproximação, mesmo que na prática tenha sido distanciada da realidade da maior parte das mulheres nordestinas, pelas pautas abordadas (distorcidas), seja pela absolvição completa das questionáveis decisões do presidente.
 

Mas isso não importa, para as Aias pós-modernas, religiosas e autointituladas conservadoras, o mal tem nome e o sobrenome é comunismo.  

Comentários

VEJA TAMBÉM

Tragédia no município de Eusébio

A discussão entre o casal de policiais militares ocorreu dentro do carro na Avenida Cícero Sá no Eusébio     Uma discussão entre um casal de policiais militares terminou em fatalidade nesta quarta-feira (03). De acordo com informações preliminares, o soldado Joaquim Filho e a policial militar feminina (PFEM) Larissa Gomes discutiam dentro do carro, em movimento pela Avenida Cícero Sá, no Centro de Eusébio. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE pfem Larissa Gomes A situação saiu do controle quando, durante a briga, um sacou a arma. O outro também reagiu, e uma troca de tiros aconteceu dentro do veículo. Ambos foram socorridos, mas infelizmente a PFEM Larissa Gomes não resistiu aos ferimentos e faleceu. O soldado Joaquim Filho segue sob cuidados médicos.

Governo do Ceará anuncia novos editais para Escolas Profissionais

O Governo confirmou a implantação de uma nova escola profissional em Pindoretama O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), divulgou a abertura de novos editais para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As inscrições para os processos seletivos estão abertas para as unidades já em funcionamento nas cidades de Beberibe, Cascavel, Aquiraz e Eusébio. EEEP Pindoretama A grande novidade deste ano é a confirmação da implantação de uma nova Escola Profissional no município de Pindoretama. A medida visa expandir o acesso ao ensino técnico gratuito e de qualidade, impulsionando a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da região. Os editais oferecem centenas de vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A iniciativa é uma oportunidade para os jovens da região se prepararem para o mercado de trabalho, conciliando uma formação de nível médio com uma profissão. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE   As informações detalhadas, prazos...

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.