Quem se interessa por coleta seletiva de lixo logo vai notar, de cor azul e com capacidade para mil litros, os novos coletores de resíduos sólidos foram distribuídos por todos os campi da Universidade Federal do Ceará - UFC
![]() |
Coletor de resíduos sólidos no Campus da UFC Russas - Foto: Paulo Regis |
Só no campus do Benfica, em Fortaleza, são 22 coletores posicionados de forma estratégica, mas 32 unidades no campus do PICI e 2 para cada campi do interior.
No Poragabuçu, também em Fortaleza, serão instalados outras 18 unidades.
Os coletores atendem a um decreto federal, que determina que todos os órgãos públicos federais do Brasil devem doar o lixo reciclável para associações de catadores.
LEIA TAMBÉM
O engenheiro Marcílio Moura, da UFC, explica que a universidade recicla e doa seu lixo reciclável desde o ano de 2009, a diferença é que agora o projeto ganhou coletores novos.
Só este ano, já foram reciclados dentro da UFC, mais de 7 toneladas de resíduos sólidos. Toda a comunidade acadêmica pode e deve depositar nos coletores materiais como:
- papel;
- papelão;
- plástico;
- metal;
- garrafas de vidros;
- eletrônicos entre outros.
Desta forma os resíduos vão virar renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.
O material armazenado nestes recipientes será recolhido por associações de catadores cadastradas na UFC. Mas atenção para as regras, pois é importante que o lixo ao ser depositado nestes coletores, esteja limpo.
"nenhum material, seja papel, papelão, plástico, vidro ou metal pode conter restos de alimentos. Por exemplo, um copo de plástico sujo de suco não serve para reciclagem, um pratinho descartável se contiver restos de alimentos não serve para reciclagem, vidro quebrado não serve para reciclagem, garrafas pets com conteúdo não serve para reciclagem. Ou seja, são ações simples, mas que trazem uma contribuição muito significativa para o processo." ressalta.
Comentários