Pular para o conteúdo principal

Policiamento Maria da Penha da Polícia Militar do Ceará é lançado em Russas

A Patrulha Maria da Penha foi lançada pelo 1° Batalhão da Polícia Militar (1° BPM) no município de Russas

 

Patrulha Maria da Penha da Policia Militar
Sargento Régis do 1° Batalhão da Polícia Militar (1° BPM) na palestra de lançamento da Patrulha Maria da Penha no Campus da UFC em Russas | Foto: Isabelle Xavier

Na tarde de ontem (20), o Campus da UFC em Russas foi palco de diversas palestras sobre o combate e enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher. O evento, que reuniu acadêmicos, professores e representantes da sociedade civil, teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da luta contra o abuso, a violência doméstica e outras agressões sofridas pelas mulheres.

Durante as palestras, foram discutidos temas como direitos das mulheres, políticas públicas de proteção e a atuação das instituições de segurança no enfrentamento dessa problemática. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará e da Polícia Militar, além da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Débora Gurgel, que detalharam as novas estratégias para proteger as vítimas e combater a violência de gênero na região.

Lançamento da Patrulha Maria da Penha


Uma das principais novidades do evento foi o lançamento da Patrulha Maria da Penha, uma ação que visa ampliar a proteção das mulheres em situação de risco. A Patrulha contará com equipes da Polícia Militar especificamente treinadas para monitorar e garantir a segurança de mulheres que sofreram violência doméstica e possuem medida protetiva em vigor.

 

Viatura da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Ceará (PMCe)
Viatura da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Ceará (PMCe) | Foto: Reginaldo Santiago

 

A secretária adjunta da segurança do trabalho e assistência social (SETAS) e coordenadora da proteção social especial (PSE), Kamila Cordeiro, destacou a importância dessa ação para a cidade, afirmando que a Segurança da Mulher é uma prioridade da administração municipal. "Com a implementação da Patrulha Maria da Penha, vamos proporcionar mais segurança e apoio às mulheres que precisam de proteção. Esta ação é um passo importante na construção de uma cidade mais segura e justa para todas as pessoas", afirmou.

Grupo de Segurança Escolar da Polícia Militar


Além da Patrulha Maria da Penha, foi lançado também o Grupo de Segurança Escolar (GSE) da Polícia Militar, com o objetivo de aumentar a segurança nas escolas de Russas. O grupo será responsável por prevenir e combater episódios de violência nas instituições de ensino, garantindo que estudantes e professores tenham um ambiente seguro para trabalhar e aprender.

Palestras alusivas ao combate e enfrentamento às mais diversas formas de violência contra a mulher


As palestras e os lançamentos realizados em Russas, através da Polícia Militar, a prefeitura de Russas, o CMDM e a Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas, refletem o compromisso das autoridades e do poder público em combater a violência contra as mulheres e em fortalecer a segurança pública. A sociedade russana agora conta com novas estratégias para enfrentar essa grave questão e promover um ambiente mais seguro e igualitário para todos.

Em seu momento de fala, o relações publicas do 1° BPM, Sargento Régis, destacou a forma humanizada da Patrulha Maria da Penha em Russas e reforçou a importância deste tipo de policiamento para a região além de reforçar a parceria com a prefeitura no enfrentamento e prevenção a violência contra a mulher. 

O PM destacou ainda, que a Patrulha Maria da Penha em Russas, juntamente com o 1° Batalhão da Polícia Militar no município, dispõe de um canal exclusivo, via aplicativo de mensagens, WhatsApp, para denuncias pelo número 88 34118554. O sargento relatou a necessidade de criar um canal exclusivo, devido o péssimo serviço oferecido pelas operadoras de telefonia. "As ligações para o 190 caia em Fortaleza ou em Quixadá.", afirmou.      

 

Comentários

VEJA TAMBÉM

Tragédia no município de Eusébio

A discussão entre o casal de policiais militares ocorreu dentro do carro na Avenida Cícero Sá no Eusébio     Uma discussão entre um casal de policiais militares terminou em fatalidade nesta quarta-feira (03). De acordo com informações preliminares, o soldado Joaquim Filho e a policial militar feminina (PFEM) Larissa Gomes discutiam dentro do carro, em movimento pela Avenida Cícero Sá, no Centro de Eusébio. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE pfem Larissa Gomes A situação saiu do controle quando, durante a briga, um sacou a arma. O outro também reagiu, e uma troca de tiros aconteceu dentro do veículo. Ambos foram socorridos, mas infelizmente a PFEM Larissa Gomes não resistiu aos ferimentos e faleceu. O soldado Joaquim Filho segue sob cuidados médicos.

Governo do Ceará anuncia novos editais para Escolas Profissionais

O Governo confirmou a implantação de uma nova escola profissional em Pindoretama O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), divulgou a abertura de novos editais para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As inscrições para os processos seletivos estão abertas para as unidades já em funcionamento nas cidades de Beberibe, Cascavel, Aquiraz e Eusébio. EEEP Pindoretama A grande novidade deste ano é a confirmação da implantação de uma nova Escola Profissional no município de Pindoretama. A medida visa expandir o acesso ao ensino técnico gratuito e de qualidade, impulsionando a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da região. Os editais oferecem centenas de vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A iniciativa é uma oportunidade para os jovens da região se prepararem para o mercado de trabalho, conciliando uma formação de nível médio com uma profissão. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE   As informações detalhadas, prazos...

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.