Pular para o conteúdo principal

Policiamento Maria da Penha da Polícia Militar do Ceará é lançado em Russas

A Patrulha Maria da Penha foi lançada pelo 1° Batalhão da Polícia Militar (1° BPM) no município de Russas

 

Patrulha Maria da Penha da Policia Militar
Sargento Régis do 1° Batalhão da Polícia Militar (1° BPM) na palestra de lançamento da Patrulha Maria da Penha no Campus da UFC em Russas | Foto: Isabelle Xavier

Na tarde de ontem (20), o Campus da UFC em Russas foi palco de diversas palestras sobre o combate e enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher. O evento, que reuniu acadêmicos, professores e representantes da sociedade civil, teve como objetivo sensibilizar a comunidade sobre a importância da luta contra o abuso, a violência doméstica e outras agressões sofridas pelas mulheres.

Durante as palestras, foram discutidos temas como direitos das mulheres, políticas públicas de proteção e a atuação das instituições de segurança no enfrentamento dessa problemática. O evento contou com a presença de representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará e da Polícia Militar, além da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Débora Gurgel, que detalharam as novas estratégias para proteger as vítimas e combater a violência de gênero na região.

Lançamento da Patrulha Maria da Penha


Uma das principais novidades do evento foi o lançamento da Patrulha Maria da Penha, uma ação que visa ampliar a proteção das mulheres em situação de risco. A Patrulha contará com equipes da Polícia Militar especificamente treinadas para monitorar e garantir a segurança de mulheres que sofreram violência doméstica e possuem medida protetiva em vigor.

 

Viatura da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Ceará (PMCe)
Viatura da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Ceará (PMCe) | Foto: Reginaldo Santiago

 

A secretária adjunta da segurança do trabalho e assistência social (SETAS) e coordenadora da proteção social especial (PSE), Kamila Cordeiro, destacou a importância dessa ação para a cidade, afirmando que a Segurança da Mulher é uma prioridade da administração municipal. "Com a implementação da Patrulha Maria da Penha, vamos proporcionar mais segurança e apoio às mulheres que precisam de proteção. Esta ação é um passo importante na construção de uma cidade mais segura e justa para todas as pessoas", afirmou.

Grupo de Segurança Escolar da Polícia Militar


Além da Patrulha Maria da Penha, foi lançado também o Grupo de Segurança Escolar (GSE) da Polícia Militar, com o objetivo de aumentar a segurança nas escolas de Russas. O grupo será responsável por prevenir e combater episódios de violência nas instituições de ensino, garantindo que estudantes e professores tenham um ambiente seguro para trabalhar e aprender.

Palestras alusivas ao combate e enfrentamento às mais diversas formas de violência contra a mulher


As palestras e os lançamentos realizados em Russas, através da Polícia Militar, a prefeitura de Russas, o CMDM e a Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas, refletem o compromisso das autoridades e do poder público em combater a violência contra as mulheres e em fortalecer a segurança pública. A sociedade russana agora conta com novas estratégias para enfrentar essa grave questão e promover um ambiente mais seguro e igualitário para todos.

Em seu momento de fala, o relações publicas do 1° BPM, Sargento Régis, destacou a forma humanizada da Patrulha Maria da Penha em Russas e reforçou a importância deste tipo de policiamento para a região além de reforçar a parceria com a prefeitura no enfrentamento e prevenção a violência contra a mulher. 

O PM destacou ainda, que a Patrulha Maria da Penha em Russas, juntamente com o 1° Batalhão da Polícia Militar no município, dispõe de um canal exclusivo, via aplicativo de mensagens, WhatsApp, para denuncias pelo número 88 34118554. O sargento relatou a necessidade de criar um canal exclusivo, devido o péssimo serviço oferecido pelas operadoras de telefonia. "As ligações para o 190 caia em Fortaleza ou em Quixadá.", afirmou.      

 

Comentários

VEJA TAMBÉM

Acidente fatal no anel viário em Fortaleza expõe atraso crônico em obras

A obra no Anel Viário da construção de retornos se arrasta por mais de 10 anos Mais uma vida foi perdida em um acidente no Anel Viário de Fortaleza, em um trecho marcado pela ausência dos retornos planejados há vários anos. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu no local após a colisão, o garupeiro foi socorrido para o hospital em estado grave. A obra de adequação do Anel Viário, que inclui a construção de retornos para aumentar a segurança, se arrasta por mais de uma década. Anel Viário de Fortaleza A demora na conclusão é apontada por moradores e especialistas em trânsito como um fator que contribui para acidentes graves, tornando a via conhecida como um "corredor da morte". Este é mais um capítulo trágico de uma história de negligência. Enquanto a obra não é finalizada, a população segue refém de uma infraestrutura perigosa e incompleta, com o custo sendo pago, literalmente, com vidas. A pressão por uma solução definitiva se intensifica a cada nova fatal...

Desafios do leite abrem a Expo Agro Vale do Jaguaribe

A abertura da primeira edição da Expo Agro Vale do Jaguaribe foi realizada em Limoeiro do Norte O painel de estreia da feira, que reuniu autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, provocou uma reflexão: a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará? Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, apesar dos desafios atuais. “O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, destacou. Amílcar lembrou que a FAEC vem atuando em diferentes frentes para estimular o produtor, como o melhoramento genético do rebanho. “A média de produção no Ceará é de 6,6 litros por vaca. Queremos chegar a 15”, explicou.     Dono da Betâ...

Eryck Dieb: Jovem Professor e Líder Social de prestígio em Pindoretama

Eryck Dieb é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)   Prefeito de Pindoretama Dedé Soldado, Deputado Federal Idilvan Alencar e professor Eryck Dieb | Foto: reprodução   Por Raquel Fernandes Eryck Dieb, aos 31 anos, é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é um visionário que vem deixando sua marca no cenário social e político do Estado do Ceará, por meio do Projeto +Juventudes , idealizado por ele em março de 2018.   Eryck Dieb | Foto: reprodução Nascido em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e criado na cidade Pindoretama, Eryck Dieb de uma família materna de professores e de uma família paterna de agricultores e comerciantes, iniciou sua jornada acadêmica na área de Educação, dedicando-se não apenas ao ensino, mas também à busca constante por maneiras de impactar positivamente a comunidade. Seu comprometimento e...