Pular para o conteúdo principal

Chuva Volta e Deixa a Cidade de Russas em Estado de Atenção para Alagamentos

A forte chuva que atingiu Russas na tarde desta quarta-feira (12) deixou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos

chuva forte em Russas
Volta a chover forte em Russas no Vale do Jaguaribe Ceará | Foto: José Nogueira

A chuva forte, com ventos, que começou por volta das 14h, rapidamente elevou o nível da água em várias ruas e avenidas, causando transtornos no trânsito e preocupação entre os motoristas e moradores.

De acordo com os moradores, a chuva forte em poucos minutos, aumentou o risco de alagamentos em áreas já conhecidas por sofrer com esse problema, como no Centro, no bairro da Catumbela e da localidade de Míguel Pereira, ainda em Russas. Em algumas regiões, as ruas ficaram intransitáveis devido ao acúmulo de água e os moradores relataram dificuldades.

Nas redes sociais, moradores compartilharam imagens e vídeos de ruas alagadas e carros enfrentando dificuldades para trafegar. "A água subiu muito rápido, e algumas casas já foram invadidas. Ao invés da água escoar, está é invadindo a casa da gente", comentou Luziene Sombra, moradora da localidade de Míguel Pereira.

No comércio de Russas, alguns estabelecimentos fecharam mais cedo, devido ao risco de inundações nas lojas. Empresários e lojistas tentam proteger suas mercadorias e evitar maiores prejuízos.


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê mais chuvas para os próximos dias em diversas regiões do Estado e alerta para a possibilidade de ventos fortes.

"A Prefeitura de Russas segue firme na execução da obra de drenagem da Travessa André Moreira, garantindo a liberação da avenida principal. A intervenção, que se estende do Riacho Araibu até a Rua Agostinho Carlos Santiago, tem como objetivo solucionar os alagamentos no bairro Catumbela e melhorar a infraestrutura da cidade.", afirmou o secretário de infraestrutura do município, em nota, Nathan Matos.

A chuva voltou desde a tarde dessa terça-feira, 11 de fevereiro, entrando pela noite até a madrugada desta quarta-feira (12), quando deu uma trégua. Ainda durante o dia, por volta das 14h, a chuva voltou a cair forte em Russas e na região. As fortes precipitações reforça a necessidade de melhorias na infraestrutura urbana para minimizar os impactos dos alagamentos e os moradores de Russas seguem em alerta para os próximos dias de tempo instável.


Moradores relataram problemas em áreas com histórico de alagamento, além disso, algumas estradas vicinais na zona rural ficaram comprometidas devido ao acúmulo de lama, dificultando o deslocamento de veículos e motocicletas.

O comerciante Francisco Flávio, que trabalha na área central da cidade, comentou sobre as dificuldades enfrentadas. "Foi uma chuva muito forte. Em poucos minutos, algumas ruas já estavam cheias de água. Quem precisou sair enfrentou dificuldades para andar", afirmou.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Desafios do leite abrem a Expo Agro Vale do Jaguaribe

A abertura da primeira edição da Expo Agro Vale do Jaguaribe foi realizada em Limoeiro do Norte O painel de estreia da feira, que reuniu autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, provocou uma reflexão: a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará? Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, apesar dos desafios atuais. “O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, destacou. Amílcar lembrou que a FAEC vem atuando em diferentes frentes para estimular o produtor, como o melhoramento genético do rebanho. “A média de produção no Ceará é de 6,6 litros por vaca. Queremos chegar a 15”, explicou.     Dono da Betâ...

Dia Mundial dos Pobres é celebrado com evangelização em Russas

A celebração será na comunidade do Peixe em Russas no Ceará Em sintonia com o Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo Papa Francisco e celebrada no 3° domingo de novembro, a comunidade católica se mobiliza para ir ao encontro dos mais necessitados. A celebração será marcada pela alegria e pela partilha. Para viver concretamente este dia, a população é motivada a doar 1kg de alimento não perecível e a participar de um momento de evangelização. O encontro acontecerá no domingo, dia 16 de novembro, às 8h, na Comunidade do Peixe, em Russas no Ceará. Todos estão convidados a viver esta experiência de caridade e fé.

Escritor Ricardo Costa é homenageado na ALECE pelo Dia da Literatura Cearense

A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri a partir de requerimento do Deputado Heitor Férrer O escritor Ricardo Costa é um dos homenageados na sessão solene em comemoração ao Dia da Literatura Cearense, realizada nesta sexta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). A cerimônia, busca reconhecer personalidades que fortalecem a cultura e a memória do povo cearense por meio da literatura. Para Ricardo Costa, a homenagem é um marco especial em sua carreira, coincidindo com o lançamento de sua nova obra. Enciclopédia da Política Pindoretamense “Enciclopédia da Política Pindoretamense”, prevista para ser lançada no dia 15 de novembro, na Câmara Municipal do município de Pindoretama. “É uma honra imensa estar entre os homenageados e ver a literatura cearense sendo valorizada como instrumento de transformação social e preservação da nossa identidade”, declarou o autor. A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri no Plenário 13 de Maio da Assembleia L...