Pular para o conteúdo principal

Chuva Volta e Deixa a Cidade de Russas em Estado de Atenção para Alagamentos

A forte chuva que atingiu Russas na tarde desta quarta-feira (12) deixou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos

chuva forte em Russas
Volta a chover forte em Russas no Vale do Jaguaribe Ceará | Foto: José Nogueira

A chuva forte, com ventos, que começou por volta das 14h, rapidamente elevou o nível da água em várias ruas e avenidas, causando transtornos no trânsito e preocupação entre os motoristas e moradores.

De acordo com os moradores, a chuva forte em poucos minutos, aumentou o risco de alagamentos em áreas já conhecidas por sofrer com esse problema, como no Centro, no bairro da Catumbela e da localidade de Míguel Pereira, ainda em Russas. Em algumas regiões, as ruas ficaram intransitáveis devido ao acúmulo de água e os moradores relataram dificuldades.

Nas redes sociais, moradores compartilharam imagens e vídeos de ruas alagadas e carros enfrentando dificuldades para trafegar. "A água subiu muito rápido, e algumas casas já foram invadidas. Ao invés da água escoar, está é invadindo a casa da gente", comentou Luziene Sombra, moradora da localidade de Míguel Pereira.

No comércio de Russas, alguns estabelecimentos fecharam mais cedo, devido ao risco de inundações nas lojas. Empresários e lojistas tentam proteger suas mercadorias e evitar maiores prejuízos.


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê mais chuvas para os próximos dias em diversas regiões do Estado e alerta para a possibilidade de ventos fortes.

"A Prefeitura de Russas segue firme na execução da obra de drenagem da Travessa André Moreira, garantindo a liberação da avenida principal. A intervenção, que se estende do Riacho Araibu até a Rua Agostinho Carlos Santiago, tem como objetivo solucionar os alagamentos no bairro Catumbela e melhorar a infraestrutura da cidade.", afirmou o secretário de infraestrutura do município, em nota, Nathan Matos.

A chuva voltou desde a tarde dessa terça-feira, 11 de fevereiro, entrando pela noite até a madrugada desta quarta-feira (12), quando deu uma trégua. Ainda durante o dia, por volta das 14h, a chuva voltou a cair forte em Russas e na região. As fortes precipitações reforça a necessidade de melhorias na infraestrutura urbana para minimizar os impactos dos alagamentos e os moradores de Russas seguem em alerta para os próximos dias de tempo instável.


Moradores relataram problemas em áreas com histórico de alagamento, além disso, algumas estradas vicinais na zona rural ficaram comprometidas devido ao acúmulo de lama, dificultando o deslocamento de veículos e motocicletas.

O comerciante Francisco Flávio, que trabalha na área central da cidade, comentou sobre as dificuldades enfrentadas. "Foi uma chuva muito forte. Em poucos minutos, algumas ruas já estavam cheias de água. Quem precisou sair enfrentou dificuldades para andar", afirmou.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

Camilo Santana

O senador eleito pelo Ceará e Ex-Governador, Camilo Santana é o convidado desta quarta-feira (26/10) do podcast Destaque ANC     O programa vai ao Ar pela rede de Rádios, Web rádios e Portais afiliados a partir das 10h da manhã, com transmissão Ao Vivo também pelas redes sociais.   Acompanhe!!