Pular para o conteúdo principal

Elivando Rodrigues é o único cearense a tirar nota 1000 na redação do ENEM

O cearense Elivando Rodrigues, natural de Jaguaribe, é o único do Estado a tirar nota 1000 na redação do ENEM 

 

único cearense a tirar nota 1000 na redação do ENEM
Único cearense a tirar nota 1000 na redação do ENEM — Foto: Site baixojaguaribe.com.br

 

Natural de Jaguaribe no Ceará, Elivando Rodrigues é professor e fez história ao se tornar o único cearense a alcançar a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2024. A conquista destaca o jaguaribano entre os 4,32 milhões de candidatos inscritos no ENEM de 2024 por todo o Brasil, e em um ano em que apenas 12 (doze) candidatos obtiveram a pontuação máxima, que é de 1000 pontos, na redação.

Elivando, que mora na cidade de Jaguaribe, distante 308 km da capital, estudou em escola pública e atualmente leciona em cursinho preparatório para o ENEM e concursos. Ele atribui seu sucesso ao seu trabalho, pois, segundo ele, quando ainda era estudante, "morria de preguiça de escrever redação".

Ainda segundo Elivando, o texto que escreveu, para ele é como se ele estivesse conversando com os seus alunos numa monitoria, por exemplo, discutindo exatamente o tema, no lugar de estar escrevendo um texto. O professor afirmou essa ser a principal razão do seu contentamento, em comparação a 5 anos atrás, quando ainda estava saindo da escola.

 

"Estou muito feliz por essa nota. para ser sincero, acho que no ensino médio eu não teria ficado tão satisfeito quanto fiquei com esse resultado exatamente hoje, já graduado. hoje ele tem um significado bem maior porque representa algo mais profundo pra mim, é resultado do meu trabalho, então tem mais brilho do que quando eu morria de preguiça de escrever redação.", disse Elivando.

único cearense a tirar nota 1000 na redação do ENEM

A conquista de Elivando tem gerado grande repercussão no Estado, por ser o único cearense a tirar a nota máxima no ENEM.

"Agora é um professor, que vê propósito nela, não é só uma nota máxima por nota máxima", afirmou o professor Elivando.

A nota 1000 na redação do ENEM foi alcançada por apenas 12 candidatos, o que faz de Elivando Rodrigues, um verdadeiro destaque no cenário nacional em redação.


"Fico muito alegre porque essa nota não veio só, está rodeada de outros textos e, principalmente, de outros autores", finalizou.

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi aplicado nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Comentários

VEJA TAMBÉM

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

Camilo Santana

O senador eleito pelo Ceará e Ex-Governador, Camilo Santana é o convidado desta quarta-feira (26/10) do podcast Destaque ANC     O programa vai ao Ar pela rede de Rádios, Web rádios e Portais afiliados a partir das 10h da manhã, com transmissão Ao Vivo também pelas redes sociais.   Acompanhe!!