Pular para o conteúdo principal

Governo Lula revoga fiscalização do PIX

O Governo do presidente Lula (PT) decide revogar a fiscalização do PIX anunciada pela Receita Federal

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Lamonier Rodrigues

O Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu revogar a fiscalização, anunciada pela Receita Federal, das transações financeiras do PIX nesta quinta-feira, 16 de janeiro de 2025.

 

A Receita Federal anunciou, ainda nessa quarta-feira (15) a revogação da medida que previa a fiscalização detalhada das transações realizadas por meio do sistema de pagamentos instantâneos PIX.
A decisão foi tomada após pressão política de setores da direita, empresários e especialistas, que apontaram preocupações com arrecadação de impostos, burocracia e possíveis impactos negativos no uso da ferramenta.

A fiscalização, anunciada inicialmente como parte de um esforço para combater crimes financeiros e sonegação fiscal, exigia que instituições financeiras compartilhassem informações detalhadas de transações realizadas por pessoas físicas e jurídicas acima de determinados valores. A medida gerou críticas, com muitos questionamentos, ao alcance e a proporcionalidade da regulamentação.

Receita Federal Revoga Fiscalização de Transações Via PIX

De acordo com o Jornal O GLOBO, a revogação foi uma resposta à ampla repercussão negativa da medida "e uma onda de notícias falsas, como a de que haveria cobrança de imposto nas transações".

A decisão de revogar a fiscalização do PIX, veio após reunião ainda na tarde de ontem, quarta-feira (15), no Palácio do Planalto, do Presidente Lula (PT) e o secretário da Receita Federal Robison Barreirinhas.

Nikolas Ferreira faz vídeo sobre Pix

A revogação representa uma vitória dos setores da direita política brasileira, considerando que os holofotes a medida veio através da publicação de um vídeo de um deputado da direita, questionando a mudança e levantando suposições a respeito do alcance da medida imposta pelo Governo ao PIX através da Receita Federal.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...