Pular para o conteúdo principal

Governo Lula revoga fiscalização do PIX

O Governo do presidente Lula (PT) decide revogar a fiscalização do PIX anunciada pela Receita Federal

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Lamonier Rodrigues

O Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu revogar a fiscalização, anunciada pela Receita Federal, das transações financeiras do PIX nesta quinta-feira, 16 de janeiro de 2025.

 

A Receita Federal anunciou, ainda nessa quarta-feira (15) a revogação da medida que previa a fiscalização detalhada das transações realizadas por meio do sistema de pagamentos instantâneos PIX.
A decisão foi tomada após pressão política de setores da direita, empresários e especialistas, que apontaram preocupações com arrecadação de impostos, burocracia e possíveis impactos negativos no uso da ferramenta.

A fiscalização, anunciada inicialmente como parte de um esforço para combater crimes financeiros e sonegação fiscal, exigia que instituições financeiras compartilhassem informações detalhadas de transações realizadas por pessoas físicas e jurídicas acima de determinados valores. A medida gerou críticas, com muitos questionamentos, ao alcance e a proporcionalidade da regulamentação.

Receita Federal Revoga Fiscalização de Transações Via PIX

De acordo com o Jornal O GLOBO, a revogação foi uma resposta à ampla repercussão negativa da medida "e uma onda de notícias falsas, como a de que haveria cobrança de imposto nas transações".

A decisão de revogar a fiscalização do PIX, veio após reunião ainda na tarde de ontem, quarta-feira (15), no Palácio do Planalto, do Presidente Lula (PT) e o secretário da Receita Federal Robison Barreirinhas.

Nikolas Ferreira faz vídeo sobre Pix

A revogação representa uma vitória dos setores da direita política brasileira, considerando que os holofotes a medida veio através da publicação de um vídeo de um deputado da direita, questionando a mudança e levantando suposições a respeito do alcance da medida imposta pelo Governo ao PIX através da Receita Federal.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

Ponte em Russas apresenta riscos à população

A ponte do riacho Araibú que já foi um importante ponto de ligação entre comunidades exibe sinais de abandono  Uma das passagens históricas sobre o Riacho Araibú , braço do Rio Jaguaribe que corta a cidade de Russas, no Vale do Jaguaribe, está em estado crítico de conservação. A ponte de madeira, que já foi um importante ponto de ligação entre comunidades, hoje exibe sinais evidentes de abandono e deterioração, colocando em risco a segurança de pedestres e moradores da região. A estrutura, que depende de madeiras e correntes para sua sustentação e proteção, apresenta avarias generalizadas devido à ação do tempo, Sol e chuvas. As madeiras estão apodrecidas e fragilizadas, enquanto as correntes que servem de corrimão e proteção lateral, item fundamental para a segurança, encontram-se parcialmente rompidas.   Além disso, as colunas de sustentação exibem inclinação perceptível, indicando possível comprometimento da estabilidade do local. Moradores relatam medo ao atravessar a pont...

Protesto na UFC repudia demissões de vigilantes e alerta para aumento da violência

O clima foi de indignação após decisão de cortar postos de trabalho dos vigilantes Um ato público realizado na manhã do último dia 02 de setembro em frente à Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) reuniu entidades sindicais, representantes do movimento estudantil, professores e trabalhadores em protesto contra a demissão de vigilantes terceirizados. Os manifestantes classificaram a medida como um grave risco à segurança já fragilizada dos campi e um desrespeito à comunidade acadêmica. O clima foi de indignação durante a manifestação. Os oradores, representando uma coalizão de sindicatos e entidades estudantis, argumentaram que a decisão de cortar esses postos de trabalho vai na contramão das necessidades da universidade, onde os casos de violência são uma preocupação constante. Eles afirmam que, longe de ser uma mera questão administrativa, a redução do efetivo de segurança é um convite ao caos. “Hoje, já não temos uma segurança eficaz. Com a redução de vigilantes, a violência...