Pular para o conteúdo principal

Embargos sobre Decisão do STF Visam Bloquear novos Cursos de Medicina

O novo embargo sobre decisão do STF cria confusão e visa bloquear novos cursos de medicina

medicina campus sobral
Curso de medicina em Sobral no Ceará | Foto: Ribamar Neto
por Edgar Jacobs
Em agosto de 2024, uma associação que havia proposto uma ação constitucional para impedir a abertura de novos cursos de medicina interpôs embargos de declaração no âmbito da ADC 81-DF do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo explícito do recurso é buscar uma aliança com o Ministério da Educação (MEC) para desconsiderar a decisão já proferida pela Suprema Corte. O recurso dessa associação, porém, busca validar algo que já está fora de cogitação por parte do próprio STF.

A polêmica em questão diz respeito a portarias produzidas pelo MEC (Portaria 397/2023 e 421/2023) que ofereceram mudanças regulatórias para os cursos de medicina que estão sob júdice enquanto o julgamento do STF, que debatia sobre a legalidade do andamento desses processos, estava em curso. O MEC havia oferecido restrições ilegais aos cursos por meio da Portaria 397, mas que foram revogadas por meio da Portaria 421. Porém, no dia da publicação sobre as modificações da Portaria 421, o Ministério publicou um novo texto, por meio da Portaria 531/2023, que trouxe novos parâmetros. Agora, a associação busca a publicação da segunda cautelar do STF para tentar aplicá-la aos processos que discutem a abertura de novos cursos de medicina. O que, inclusive, já foi feito pelo STF em 13 de agosto de 2024. Mas com o novo recurso, ela busca também confundir a questão e validar uma norma já revogada pelo tribunal, o que não produziria qualquer efeito prático.

O recurso ainda tenta validar a Portaria nº 531/2023, que revogou e substituiu as normas previamente analisadas pelo STF. A ideia subjacente é que, por ter o STF realizado uma análise cautelar sobre uma portaria anterior, essa análise preliminar deveria se estender automaticamente a todas as normas subsequentes sobre o mesmo tema. Contudo, essa linha de raciocínio ignora o fato de que a análise cautelar é, por natureza, superficial e destinada a uma decisão rápida e temporária. O uso dessa decisão como se fosse um juízo definitivo de valor sobre todas as normas subsequentes é um claro exemplo de interpretação equivocada. Para isso, a associação também tira de contexto até mesmo uma fala do ministro Alexandre de Moraes, que não confere validação a nenhuma portaria anterior e nem mesmo à Portaria 531. Na realidade, a nem isso nem poderia ser feito, pois medida judicial ratificada pelo plenário foi decidida quando a Corte ainda não tinha conhecimento das regras novas e nem mesmo, é claro, da revogação da norma objeto da cautelar.

A segunda medida cautelar na ADC 81-DF, do STF, que teve seu acórdão recentemente publicado, é uma decisão complexa e bem fundamentada. Nela, o STF reconheceu as competências do MEC, mas fez questão de sublinhar a necessidade de uma análise "caso a caso", com respeito ao contraditório, ao princípio da duração razoável do processo e ao devido processo legal administrativo. O problema já foi apontado acima: na mesma data em que este texto foi publicado, o MEC publicou a Portaria 531, que nada dizia sobre efeito contraditório e claramente buscava uma padronização no lugar da análise “caso a caso”.

Um aspecto particularmente relevante é a controvérsia em torno da "necessidade social" para a abertura de novos cursos de medicina. O STF proibiu a vinculação das cidades pré-selecionadas em editais de chamamento público à análise das cidades com necessidade social para receber esses cursos, visto que, à época da propositura dos processos judiciais, não havia cidades pré-selecionadas. Essa correlação foi considerada um vício na já revogada Portaria 397. No entanto, a nova Portaria 531 deixou uma brecha para uso dessa referência, e o MEC, em vez de sanar o problema, regulamentou a seleção prévia através de uma Nota Técnica, possivelmente para tentar evitar que a portaria fosse questionada novamente.


 

alunos medicina sobral
Alunos de medicina em Sobral | Foto: Ribamar Neto

Essa situação demonstra claramente o estado de incerteza regulatória que se instalou: o MEC utiliza uma norma vaga para ocultar critérios que o STF já rejeitou.

Em outros pontos, a Portaria 531/2023 impõe exigências de contrapartida maiores do que as previstas no Programa Mais Médicos e limita o número de vagas, estabelecendo máximos e mínimos que nunca foram previstos na legislação educacional anterior. Esses detalhes indicam que a norma não foi elaborada com a intenção de seguir fielmente a decisão do STF, mas sim para introduzir restrições adicionais à abertura de novos cursos de medicina.

Além disso, a decisão do STF afirma que cabe à sociedade civil “pleitear o lançamento de editais para a instalação de novos cursos em determinas localidades” e que cabe à Administração Pública “responder a esses pleitos de forma fundamentada, com publicidade e em prazo razoável”. Esse é o trecho de alcance mais amplo e de maior interesse para a sociedade geral, mas ele não é regulado a Portaria 531, o que evidencia que a norma foi construída apenas com o intuito de restringir a autorização dos cursos cujos processos administrativos estão em andamento.

Eis aí a prova cabal que a “regulamentação” que a recorrente defende é, na realidade, um conjunto de restrições para a abertura de novos cursos de medicina. E essa constatação não implica em uma defesa de uma liberdade incondicionada, mas de uma regulação justa e efetiva de toda a decisão judicial, a qual provavelmente também é anseio dos membros da associação que entrou com os pedidos de embargos.

O que o STF de fato decidiu, ao garantir o seguimento de alguns processos administrativos, é que fossem aplicadas e adaptadas algumas regras do Programa Mais Médicos de forma ampliada, inclusive, para novas localidades. Antigas portarias do MEC já foram revogadas e o STF não validou qualquer portaria retroativa ou nova.

Os recentes embargos apresentados na ADC 81-DF representam uma tentativa deliberada de reinterpretação das normas e da decisão do STF, com o objetivo de criar obstáculos adicionais à abertura de novos cursos de medicina. O que se vê não é uma indicação de omissão, contradição ou obscuridade, tema pertinente a embargos de declaração. O que se percebe é esforço de usar a decisão da Suprema Corte como pretexto para uma regulamentação que, na prática, impede o cumprimento integral da decisão judicial e negligencia trechos dela, até, podendo até bloquear o desenvolvimento da educação médica no país.
Edgar Jacobs é advogado especializado em direito educacional

Comentários

VEJA TAMBÉM

Advogado Criminalista Sílvio Vieira é Morto a Tiros em Fortaleza

O advogado Silvio Vieira da Silva foi assassinado a tiros no Genibaú em Fortaleza Advogado criminalista Silvio Vieira da Silva foi assassinado a tiros na tarde desta segunda-feira (5), no bairro Genibaú, em Fortaleza | Foto: Holanda O advogado criminalista Silvio Vieira da Silva foi assassinado a tiros na tarde desta segunda-feira (5), no bairro Genibaú, em Fortaleza. Segundo informações preliminares, o crime ocorreu em via pública. Sílvio Vieira foi surpreendido por atiradores que efetuaram vários disparos e fugiram logo em seguida. A motivação do crime ainda é desconhecida. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estiveram no local para realizar os primeiros levantamentos. A investigação ficará a cargo da Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará emitiu nota de pesar e decretou luto de 3 dias pela morte do membro. Silvio Vieira era conhecido por a...

Como Selic a 14,75% Reflete na Mesa das Famílias mais Pobres?

A combinação de juros altos e alimentos mais caros impacta principalmente os mais pobres Selic a 14,75% impacta diretamente o consumo das famílias mais pobres | Foto: José Nogueira O Banco Central do Brasil (BC) anunciou nesta quarta-feira (7) a elevação da taxa básica de juros da economia (Selic), elevando o índice para 14,75% ao ano. A decisão foi tomada durante a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e já era amplamente esperado o aumento pelo mercado. Segundo especialistas, a alta da taxa é para conter o avanço da inflação, com esse reajuste, a Selic atinge o maior patamar desde 2006.   Selic 14,75% O aumento da Selic reflete diretamente no custo do crédito, financiamentos e, consequentemente, no consumo das famílias. Além disso, os preços dos alimentos continuam pressionando o orçamento do trabalhador brasileiro. Um exemplo é o preço da carne bovina, que voltou a subir nos supermercados e açougues. Em algumas cidades, o quilo da picanha já ultrapassa os R$ 90, enquan...

63 anos do arrombamento do Açude Orós

Há 63 anos, a barragem do açude de Orós com o aumento das chuvas arrombou e inundou todo o Vale do Jaguaribe Orós - Ceará — Foto: Drone Smart Açude Orós Para os cearenses, o principal empreendimento que o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK) legou ao estado foi o açude Orós. Ele providenciou a retomada da construção do açude em 1958, a qual havia sido interrompida desde 1922.   Em 1960, quando as obras ainda estavam em andamento, viveu a população ribeirinha do Rio Jaguaribe e de seus afluentes momentos dramáticos, quando por ocorrência de uma grande cheia o Rio Jaguaribe transbordou. arrombamento parcial do Açude Orós Provocando o arrombamento parcial do Açude Orós, desencadeando uma enchente capaz de inundar o Médio e o Baixo Jaguaribe. A notícia logo se espalhou, e as cidades de:  Russas,  Aracati,  Itaiçaba,  Jaguaribe,  Limoeiro do Norte,  Icó  e o distrito de Alto Santo, de nome Castanhão;  foram evacuadas por forças do exército. ...

Empresário Vinícius Batista do Vale do Jaguaribe é Morto a Tiros em Fortaleza

O empresário era conhecido na região do Vale do Jaguaribe por comandar a empresa Provale Energia e a Rádio Uirapuru Jaguaribana Empresário Vinícius Batista | Foto: Reprodução Um crime com forte repercussão chocou o meio empresarial e político do Ceará nesta quarta-feira (30). Um empresário proprietário de um sistema de comunicação e de uma empresa de iluminação pública que atuava na região do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste foi assassinado a tiros em Fortaleza. De acordo com as primeiras informações repassadas pela Polícia Militar, o crime ocorreu na capital cearense durante o início da manhã, próximo a Avenida Washington Soares. O empresário, Vinícius Cunha Batista, foi surpreendido por criminosos armados, que efetuaram diversos disparos contra ele. A vítima morreu no local antes da chegada do socorro. Dono da empresa Provale é morto em Fortaleza O empresário era conhecido na região do Vale do Jaguaribe por comandar um grupo empresarial com atuação nos setores de comunicação, evento...

Banco Santander Lucra R$ 3,8 Bilhões no Primeiro Trimestre deste Ano

O resultado consolida o Santander (SANB11) como o terceiro maior banco privado no Brasil Fachada da agência do Banco Santander em Russas no Vale do Jaguaribe Ceará | Foto: José Nogueira O banco Santander Brasil divulgou nesta quarta-feira (30) seu balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2025, registrando um lucro líquido de R$ 3,8 bilhões. O resultado representa um crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior e reforça a posição sólida da instituição no mercado financeiro nacional. Segundo o banco, o desempenho foi impulsionado pelo aumento das receitas com serviços bancários, crédito ao consumidor e redução nas provisões para inadimplência. Santander entre os três maiores bancos privados do Brasil A carteira de crédito total cresceu, com destaque para financiamentos imobiliários, consignados e crédito pessoal, segmentos que apresentaram demanda mais aquecida no período. Apesar do cenário econômico ainda desafiador, o banco destacou que o controle de custos ope...

Servidores das Universidades Federais Recebem Reajuste Salarial Nesta Sexta (2)

O pagamento já consta na folha salarial dos servidores federais deste mês de maio Servidores federais da educação recebem reajuste salarial nesta sexta-feira (2) | Foto: reprodução Nesta sexta-feira, 2 de maio de 2025, os servidores federais técnicos-administrativos em educação (TAEs) recebem o reajuste salarial acordado com o Governo Federal. O pagamento já consta na folha salarial deste mês de maio e representa um avanço nas negociações entre o funcionalismo público e a administração federal. O reajuste contempla profissionais de universidades, institutos federais e outras instituições ligadas ao Ministério da Educação (MEC). greve das universidades federais A medida atende a uma reivindicação histórica da categoria, que vinha enfrentando defasagens salariais acumuladas nos últimos anos, reivindicadas em greve da educação no ano passado. Segundo o governo, o aumento faz parte de um pacote de valorização do serviço público, especialmente voltado para o setor da educação.   Ainda,...

Ciro Gomes Pode Disputar o Governo do Ceará em 2026?

O ex-ministro e ex-governador do estado voltou a movimentar o cenário político do Ceará Em entrevista, Ciro Gomes não descartou a possibilidade de ser candidato ao Governo do Ceará em 2026 | Foto: Câmara Municipal de Fortaleza.   Os bastidores da política cearense ganharam novos contornos nesta terça-feira (6) com a especulação sobre uma possível candidatura de Ciro Gomes (PDT) ao Governo do Ceará em 2026. O ex-ministro, ex-governador do estado e quatro vezes candidato à Presidência da República voltou a movimentar o cenário político cearense, reacendendo debates sobre seu futuro e o rumo do seu partido no estado. Durante um café com deputados na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e em seguida uma entrevista, Ciro não descartou a possibilidade de entrar novamente na disputa por um cargo executivo, especialmente no seu reduto eleitoral.   “Mas, a luz dessa salvação do Ceará, eu não posso me eximir de cumprir o meu papel”, afirmou o pedetista, alimentando as expectativas de...

Acidente na BR-116 Deixa 5 Mortos no Distrito de Pitombeira em Cascavel

O acidente foi registrado no final da tarde da última quarta-feira (30) na BR-116 Presidente da câmara municipal de Jaguaretama e mais 4 pessoas morrem em acidente na BR | Foto: reprodução Um grave acidente de trânsito foi registrado no final da tarde da última quarta-feira (30) na BR-116, entre os distritos de Timbaúba e Pitombeiras, no município de Cascavel, no Ceará. A colisão frontal envolveu um caminhão Mercedes-Benz Atego de cor vermelha e um automóvel Chevrolet Onix cor preta, resultando em 5 (cinco) vítimas fatais. A ocorrência foi registrada por volta das 17h, no quilômetro 82 da rodovia federal BR-116. Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará foram acionadas para o local para realizarem os atendimentos de emergência. Presidente da câmara municipal de Jaguaretama e mais 4 pessoas morrem em acidente na BR A Perícia Forense do Estado do Ceará (PEFOCE) também foi mobilizada para o local para a realização dos procedimentos legais e inves...

Sescomp 2023

A SESCOMP é o maior evento de tecnologia que acontece no Campus da UFC em Russas no Vale do Jaguaribe Sescomp UFC Russa se consolida como o maior evento de tecnologia do Vale do Jaguaribe — Foto: Camila Fernanda. Por Camila Fernanda    SESCOMP A Semana de Engenharia de Software e Ciência da Computação - Sescomp - é um evento realizado anualmente pelos alunos e professores dos Cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação da UFC - Campus Russas. O evento contará com palestras, minicursos, exposições e atividades interativas. A SESCOMP tem o intuito de promover e incentivar a troca de experiências entre alunos, professores, profissionais e a comunidade do Vale do Jaguaribe. Chat GPT Trataremos temáticas acerca do Chat GPT, diversidade na área de tecnologia, segurança da internet, empreendedorismo, inovação, inteligência artificial e entre outros.   Stand up Também teremos atividades culturais, gincanas, desafios e momentos de descontração, como stand up e apresen...

Descobrindo e construindo a história de Horizonte no Ceará

Você sabe porque o município se chama Horizonte? Quais foram os primeiros habitantes de Horizonte? Como o município de Horizonte foi crescendo e se tornando do jeito que você o conhece atualmente? História e vida de Horizonte | Foto: Paulo Wilson   Fundação da Cidade e Fatos Históricos No dia 6 de março de 1987, no Palácio da Abolição, o governador Gonzaga Mota sancionou a Lei Estadual nº 11.300, criando o município de Horizonte. Dois anos depois, em 1º de Janeiro de 1989, a emancipação da cidade foi concretizada com a criação da Câmara Municipal de Horizonte e posse do primeiro prefeito. Os primeiros habitantes das terras que hoje compreendem os municípios de Pacoti, Barreira, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Aquiraz foram os chamados índios Paiacus, grupo que vivia da caça, da pesca e do plantio de terras. No início da década de 30, Chico Moreira, dono de um sítio localizado na Lagoa do Ipu, se deparou com uma ossada de um animal pré-histórico ao cavar um poço em seu terreno. O f...