Pular para o conteúdo principal

Ato pelo Dia Nacional de Luta pela Educação Federal em Fortaleza

Os Servidores federais das instituições de ensino superior (IES) realizam Ato pelo Dia Nacional de Luta pela Educação Federal nesta segunda-feira (3) em Fortaleza

 
Ato pelo Dia Nacional de Luta pela Educação Federal em Fortaleza
Ato pelo Dia Nacional de Luta pela Educação Federal em Fortaleza | Foto: Eduardo Carlos/arquivo pessoal

Servidores federais das universidades e institutos da educação superior realizam Ato pelo Dia Nacional de Luta pela Educação Federal nesta segunda-feira (3) em Fortaleza. A manifestação acontece na capital Fortaleza a partir das 9h, com concentração e acolhida das caravanas do interior do Estado e de outras regiões, na Reitoria da UFC, no Bairro Benfica e caminhada em direção à Praça do Ferreira às 14h.

 

As entidades sindicais, Sindicato dos Servidores do Instituto Federal do Ceará (SINDSIFCE), Sindicato dos(as) Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), Sindicato dos docentes de ensino superior, básico, técnico e tecnológico no Brasil (ANDES), Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) chama técnico-administrativos em educação, docentes, estudantes e movimentos sociais e coletivos a participarem do Dia Nacional de Luta pela Educação Federal, no 3 de junho (segunda), em Fortaleza.

Ato pelo Dia Nacional de Luta pela Educação Federal em Fortaleza
Ato pelo Dia Nacional de Luta pela Educação Federal em Fortaleza | Foto: Divulgação


Além de cobrar a retomada do diálogo com o governo do presidente Lula (PT), a manifestação também reivindicará a recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino e pelo “revogaço” das medidas do governo de Jair Bolsonaro, que atacam docentes, técnicas, técnicos e a Educação Federal.

 

Segundo Lewertton, membro do Comando Nacional de Greve, "o movimento irá desmentir as fake news propagadas pelo próprio governo sobre as negociações, denunciando a realidade enfrentada por esses trabalhadores que são frequentemente invisibilizados dentro das instituições." 

Comentários

VEJA TAMBÉM

Protesto na UFC repudia demissões de vigilantes e alerta para aumento da violência

O clima foi de indignação após decisão de cortar postos de trabalho dos vigilantes Um ato público realizado na manhã do último dia 02 de setembro em frente à Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) reuniu entidades sindicais, representantes do movimento estudantil, professores e trabalhadores em protesto contra a demissão de vigilantes terceirizados. Os manifestantes classificaram a medida como um grave risco à segurança já fragilizada dos campi e um desrespeito à comunidade acadêmica. O clima foi de indignação durante a manifestação. Os oradores, representando uma coalizão de sindicatos e entidades estudantis, argumentaram que a decisão de cortar esses postos de trabalho vai na contramão das necessidades da universidade, onde os casos de violência são uma preocupação constante. Eles afirmam que, longe de ser uma mera questão administrativa, a redução do efetivo de segurança é um convite ao caos. “Hoje, já não temos uma segurança eficaz. Com a redução de vigilantes, a violência...

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

"Papel" de luz mais caro neste mês

A ANEEL acionou bandeira vermelha patamar 2 para agosto    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o acionamento da Bandeira Vermelha Patamar 2 para o mês de agosto. Essa medida indica que a conta de luz ficará mais cara para os consumidores, refletindo as condições ainda mais custosas de geração de energia no país. As bandeiras tarifárias são um sistema que sinaliza o custo da energia elétrica, variando de acordo com a situação dos reservatórios das hidrelétricas e o uso de termelétricas, que têm um custo de produção mais elevado. O Patamar 2 da Bandeira Vermelha representa o nível mais alto de custo adicional na tarifa. Segundo a ENEL, concessionária de energia elétrica do Ceará, isso significa que haverá um custo extra na conta de luz, de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.