Pular para o conteúdo principal

Quais os verdadeiros impactos dos eventos climáticos nas regiões do Brasil?

Com diversos pontos de alagamentos nas cidades, previsão de chuvas intensas, aumenta a responsabilidade dos órgãos competentes, para tentar amenizar o impacto das próximas chuvas nos municípios do Nordeste e do Brasil

chuvas fortes no ceara
Chuvas fortes mudam a paisagem em Pindoretama no Ceará | Foto: Cléa Souza

 

Chuvas fortes, enchentes e calor excessivo estão se tornando eventos repentinos em diversas regiões do Brasil. Pensando nisso, as organizações estão agindo para diminuir o mais rápido possível esses impactos. Esse é o caso da ONG Visão Mundial em parceria com o Bureau de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), no projeto Nordeste pela Resiliência Climática, que visa minimizar os riscos que as comunidades pobres estão expostas, fortalecendo a população local que está sofrendo com inundações e deslizamentos de terra. 


O objetivo é claro: reduzir a perda de vidas, de bens materiais e de meios de subsistência. Para isso, a Visão Mundial em parceria com BHA implementou um programa focado na Política e Prática de Redução de Risco a Desastres (DRRPP), que também estimula a aproximação do poder público com as comunidades de áreas de risco, viabilizando a promoção de ações contínuas de prevenção sustentável, mesmo após o término do projeto. 


Desde então, as regiões do Nordeste estão sendo contemplados com a iniciativa são, Pernambuco, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, Alagoas, Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo, Bahia, Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Prado e Teixeira de Freitas. “Realizamos diversas pesquisas para entender a necessidade de cada região e quais estão sendo mais impactadas por conta dos eventos. Nosso objetivo é auxiliar ao máximo as pessoas”, explica Renata Cavalcanti, diretora de Operações da Visão Mundial.


Em estudo realizado pelo Instituto Pólis, afirmou que sete de cada dez brasileiros já sofreram com eventos climáticos. Entre eles, 20% foi causado pelas chuvas fortes, 20% a seca e escassez de água, 18% a alagamentos, inundações e enchentes, 10% a temperaturas extremas, 7% a apagões de energia, 6% aos ciclones e tempestades de eventos e 5% a queimadas e incêndios. “Sabemos que esses episódios aconteceram com mais frequência devido ao aquecimento global, portanto, é de extrema importância agirmos o mais rápido possível”, comenta Cavalcanti.


O projeto Nordeste pela Resiliência Climática já auxiliou mais de 1.200 pessoas e passará por outras regiões locais. O projeto começou a ser desenvolvido ainda no primeiro semestre de 2023 e até a primeira semana de janeiro de 2024, foram mais de 80 atividades, entre oficinas de capacitação, treinamentos com a participação da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, encontros, mutirões de limpeza, visitas a lideranças e ações em conjunto com outras iniciativas. “A Visão Mundial nasceu com a missão de olhar para as crianças e famílias mais vulneráveis do país, e esse projeto é mais uma iniciativa que visa mudança real na vida de cada um.” conclui Cavalcanti.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Governo do Ceará anuncia novos editais para Escolas Profissionais

O Governo confirmou a implantação de uma nova escola profissional em Pindoretama O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), divulgou a abertura de novos editais para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As inscrições para os processos seletivos estão abertas para as unidades já em funcionamento nas cidades de Beberibe, Cascavel, Aquiraz e Eusébio. EEEP Pindoretama A grande novidade deste ano é a confirmação da implantação de uma nova Escola Profissional no município de Pindoretama. A medida visa expandir o acesso ao ensino técnico gratuito e de qualidade, impulsionando a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da região. Os editais oferecem centenas de vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A iniciativa é uma oportunidade para os jovens da região se prepararem para o mercado de trabalho, conciliando uma formação de nível médio com uma profissão. As informações detalhadas, prazos de inscrição e a lista completa dos curs...

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.

Camilo Santana

O senador eleito pelo Ceará e Ex-Governador, Camilo Santana é o convidado desta quarta-feira (26/10) do podcast Destaque ANC     O programa vai ao Ar pela rede de Rádios, Web rádios e Portais afiliados a partir das 10h da manhã, com transmissão Ao Vivo também pelas redes sociais.   Acompanhe!!