Pular para o conteúdo principal

Quais os verdadeiros impactos dos eventos climáticos nas regiões do Brasil?

Com diversos pontos de alagamentos nas cidades, previsão de chuvas intensas, aumenta a responsabilidade dos órgãos competentes, para tentar amenizar o impacto das próximas chuvas nos municípios do Nordeste e do Brasil

chuvas fortes no ceara
Chuvas fortes mudam a paisagem em Pindoretama no Ceará | Foto: Cléa Souza

 

Chuvas fortes, enchentes e calor excessivo estão se tornando eventos repentinos em diversas regiões do Brasil. Pensando nisso, as organizações estão agindo para diminuir o mais rápido possível esses impactos. Esse é o caso da ONG Visão Mundial em parceria com o Bureau de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), no projeto Nordeste pela Resiliência Climática, que visa minimizar os riscos que as comunidades pobres estão expostas, fortalecendo a população local que está sofrendo com inundações e deslizamentos de terra. 


O objetivo é claro: reduzir a perda de vidas, de bens materiais e de meios de subsistência. Para isso, a Visão Mundial em parceria com BHA implementou um programa focado na Política e Prática de Redução de Risco a Desastres (DRRPP), que também estimula a aproximação do poder público com as comunidades de áreas de risco, viabilizando a promoção de ações contínuas de prevenção sustentável, mesmo após o término do projeto. 


Desde então, as regiões do Nordeste estão sendo contemplados com a iniciativa são, Pernambuco, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, Alagoas, Maceió, Marechal Deodoro, Rio Largo, Bahia, Porto Seguro, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Prado e Teixeira de Freitas. “Realizamos diversas pesquisas para entender a necessidade de cada região e quais estão sendo mais impactadas por conta dos eventos. Nosso objetivo é auxiliar ao máximo as pessoas”, explica Renata Cavalcanti, diretora de Operações da Visão Mundial.


Em estudo realizado pelo Instituto Pólis, afirmou que sete de cada dez brasileiros já sofreram com eventos climáticos. Entre eles, 20% foi causado pelas chuvas fortes, 20% a seca e escassez de água, 18% a alagamentos, inundações e enchentes, 10% a temperaturas extremas, 7% a apagões de energia, 6% aos ciclones e tempestades de eventos e 5% a queimadas e incêndios. “Sabemos que esses episódios aconteceram com mais frequência devido ao aquecimento global, portanto, é de extrema importância agirmos o mais rápido possível”, comenta Cavalcanti.


O projeto Nordeste pela Resiliência Climática já auxiliou mais de 1.200 pessoas e passará por outras regiões locais. O projeto começou a ser desenvolvido ainda no primeiro semestre de 2023 e até a primeira semana de janeiro de 2024, foram mais de 80 atividades, entre oficinas de capacitação, treinamentos com a participação da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, encontros, mutirões de limpeza, visitas a lideranças e ações em conjunto com outras iniciativas. “A Visão Mundial nasceu com a missão de olhar para as crianças e famílias mais vulneráveis do país, e esse projeto é mais uma iniciativa que visa mudança real na vida de cada um.” conclui Cavalcanti.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...

Natal de Luz é inaugurado em Russas com a chegada do Papai Noel

A magia do Natal tomou conta de Russas, no Vale do Jaguaribe, com a abertura oficial do "Natal de Luz" Caravana do Natal de Luz em Russas | Foto: Isabelle Xavier O ponto alto da festa foi a chegada triunfal do Papai Noel, que desembarcou em uma caravana natalina na Praça Monsenhor João Luiz, às 17h30, do último sábado (15). O momento, celebrado como mágico, reuniu uma animada multidão, com a presença marcante da criançada, que aguardava ansiosa pela chegada do bom velhinho. O evento marca o início das comemorações natalinas no município de Russas, prometendo luzes e alegria para toda a família.

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...