Pular para o conteúdo principal

Busca pelo Programa Pé-de-meia gera muita fila na CAIXA em Cascavel no Ceará

A busca pelo Programa Pé-de-meia gera enorme fila na Caixa Econômica Federal do município de Cascavel no Ceará

Busca pelo Programa Pé-de-meia gera muita fila na Caixa em Cascavel no Ceará
Enorme fila na Caixa Econômica Federal de Cascavel no Ceará | Foto: Eduardo Adriano/arquivo pessoal

 

A lei que criou o Programa Pé-de-meia, para incentivo educacional de estudantes do ensino médio, passou a vigorar, com isso, a procura por informações, por abertura de contas, realização de cadastros, regularização de contas e de acessos e outros serviços fez gerar grandes filas, principalmente na capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nas agências e correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal no Estado do Ceará nessa segunda-feira (1).

pé-de-meia

O Programa Pé-de-meia foi lançado pelo Governo Federal, para incentivar alunos do ensino médio a ingressarem, permanecerem e concluírem seus estudos nesta etapa de ensino. O Programa se propõe a pagar um valor financeiro no ato da matrícula, um valor financeiro mensalmente durante o decorrer dos estudos do aluno e a cada ano concluído pelo estudante no ensino médio.

Na conclusão dos estudos, o aluno também recebe um bônus financeiro acumulado durante a participação no Programa Pé-de-meia, na medida que o aluno vai concluindo cada ano no ensino médio.

 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o banco público oficial que foi escolhido para gerir e operacionalizar essa espécie de "Poupança" gerada a partir da inclusão do aluno do ensino médio no Programa Pé-de-meia, foi a Caixa Econômica Federal (CAIXA), que inclusive, lançou recentemente, concurso público para preenchimento de vagas de pessoal de atendimento e operacional por todo o país.    

Segundo as mães de alunos, que estavam na fila da CAIXA, nessa segunda-feira, dia primeiro do mês de abril, elas já tinham procurado o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o serviço do Cadastro Único (CADÚNICO) e informaram, segundo as mães, que procurassem a CAIXA.

"Ficam jogando a gente de um lado para outro, acho que é por que não sabem resolver", afirmou uma mãe de aluno.

  

caixa de cascavel
Fila na CAIXA de Cascavel no Ceará dando volta no quarteirão | Foto: Eduardo Adriano/arquivo pessoal

Imagens feitas por pais de alunos, que esperavam na fila, mostram a fila dando volta no quarteirão onde fica o prédio da agência da Caixa Econômica Federal no município de Cascavel na Região Metropolitana de Fortaleza, no Estado do Ceará.

Ainda segundo os pais, que esperavam na fila, teve gente que chegou quando ainda era pela madrugada dessa segunda-feira (1) no prédio da CAIXA em Cascavel, em busca de solucionar problemas relacionados ao ingresso do filho no Programa Pé-de-meia.

Uma atendente da agência da CAIXA em Cascavel, informou que todo início de mês é assim, muita gente procura a agência para resolver algum problema, por isso, a agência fica superlotada e a fila enorme do lado de fora.

"Fica o pessoal do lado de fora, na rua e no Sol quente, infelizmente.", justificou a atendente.  

Comentários

VEJA TAMBÉM

UFC abre 77 vagas em concurso público

O edital é para todos os campi da UFC em Fortaleza, Russas, Quixadá, Sobral, Itapajé e Crateús A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou, nessa segunda-feira (3), dois editais de concurso público com oferta de 77 vagas para cargos técnico-administrativos em educação (TAE). As oportunidades são distribuídas entre 50 vagas de nível superior e 27 de nível médio e técnico. O Edital Nº 1/2025 oferta 61 vagas, sendo 49 para nível superior e 12 para nível médio e técnico. Entre os cargos de nível superior, há vagas para enfermeiro (5), médico psiquiatra (5), administrador (4), fisioterapeuta (4) e psicólogo educacional (4). Para o nível médio, há destaque para Técnico em Enfermagem (6) e Técnico de TI (3). Já o Edital Nº 2/2025 oferta 16 vagas, sendo 15 para técnicos de laboratório em áreas como Análises Clínicas, Biotecnologia e Física, e uma vaga de nível superior para Tecnólogo em Mecatrônica Industrial. inscrições concurso UFC Período de inscrições: De 1º a 15 de dezembro de 2025, no...

Acidente fatal no anel viário em Fortaleza expõe atraso crônico em obras

A obra no Anel Viário da construção de retornos se arrasta por mais de 10 anos Mais uma vida foi perdida em um acidente no Anel Viário de Fortaleza, em um trecho marcado pela ausência dos retornos planejados há vários anos. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu no local após a colisão, o garupeiro foi socorrido para o hospital em estado grave. A obra de adequação do Anel Viário, que inclui a construção de retornos para aumentar a segurança, se arrasta por mais de uma década. Anel Viário de Fortaleza A demora na conclusão é apontada por moradores e especialistas em trânsito como um fator que contribui para acidentes graves, tornando a via conhecida como um "corredor da morte". Este é mais um capítulo trágico de uma história de negligência. Enquanto a obra não é finalizada, a população segue refém de uma infraestrutura perigosa e incompleta, com o custo sendo pago, literalmente, com vidas. A pressão por uma solução definitiva se intensifica a cada nova fatal...

Eryck Dieb consolida mandato de destaque em Pindoretama com ações inovadoras e reconhecimentos nacionais

O vereador Eryck Dieb tem se consolidado como uma das vozes mais atuantes da Câmara de Pindoretama Em apenas dez meses de mandato, o vereador Eryck Dieb tem se consolidado como uma das vozes mais atuantes e inovadoras da Câmara Municipal de Pindoretama. Sua atuação, marcada pela escuta ativa, diálogo com as comunidades e proposições de grande impacto social, tem elevado o nível do debate legislativo e aproximado o poder público das reais necessidades da população. Desde o início de sua gestão, Eryck Dieb tem pautado sua atuação na construção de políticas públicas efetivas e na valorização dos servidores municipais. Um dos marcos desse período foi a nomeação oficial de 63 ruas no distrito de Pratius, uma ação que trouxe não apenas organização urbana, mas também dignidade e reconhecimento aos moradores, que passam agora a contar com endereços formais para serviços essenciais, como entrega de correspondências, emergências e políticas públicas. Outro destaque foi sua liderança nas discuss...