Pular para o conteúdo principal

Busca pelo Programa Pé-de-meia gera muita fila na CAIXA em Cascavel no Ceará

A busca pelo Programa Pé-de-meia gera enorme fila na Caixa Econômica Federal do município de Cascavel no Ceará

Busca pelo Programa Pé-de-meia gera muita fila na Caixa em Cascavel no Ceará
Enorme fila na Caixa Econômica Federal de Cascavel no Ceará | Foto: Eduardo Adriano/arquivo pessoal

 

A lei que criou o Programa Pé-de-meia, para incentivo educacional de estudantes do ensino médio, passou a vigorar, com isso, a procura por informações, por abertura de contas, realização de cadastros, regularização de contas e de acessos e outros serviços fez gerar grandes filas, principalmente na capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), nas agências e correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal no Estado do Ceará nessa segunda-feira (1).

pé-de-meia

O Programa Pé-de-meia foi lançado pelo Governo Federal, para incentivar alunos do ensino médio a ingressarem, permanecerem e concluírem seus estudos nesta etapa de ensino. O Programa se propõe a pagar um valor financeiro no ato da matrícula, um valor financeiro mensalmente durante o decorrer dos estudos do aluno e a cada ano concluído pelo estudante no ensino médio.

Na conclusão dos estudos, o aluno também recebe um bônus financeiro acumulado durante a participação no Programa Pé-de-meia, na medida que o aluno vai concluindo cada ano no ensino médio.

 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o banco público oficial que foi escolhido para gerir e operacionalizar essa espécie de "Poupança" gerada a partir da inclusão do aluno do ensino médio no Programa Pé-de-meia, foi a Caixa Econômica Federal (CAIXA), que inclusive, lançou recentemente, concurso público para preenchimento de vagas de pessoal de atendimento e operacional por todo o país.    

Segundo as mães de alunos, que estavam na fila da CAIXA, nessa segunda-feira, dia primeiro do mês de abril, elas já tinham procurado o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o serviço do Cadastro Único (CADÚNICO) e informaram, segundo as mães, que procurassem a CAIXA.

"Ficam jogando a gente de um lado para outro, acho que é por que não sabem resolver", afirmou uma mãe de aluno.

  

caixa de cascavel
Fila na CAIXA de Cascavel no Ceará dando volta no quarteirão | Foto: Eduardo Adriano/arquivo pessoal

Imagens feitas por pais de alunos, que esperavam na fila, mostram a fila dando volta no quarteirão onde fica o prédio da agência da Caixa Econômica Federal no município de Cascavel na Região Metropolitana de Fortaleza, no Estado do Ceará.

Ainda segundo os pais, que esperavam na fila, teve gente que chegou quando ainda era pela madrugada dessa segunda-feira (1) no prédio da CAIXA em Cascavel, em busca de solucionar problemas relacionados ao ingresso do filho no Programa Pé-de-meia.

Uma atendente da agência da CAIXA em Cascavel, informou que todo início de mês é assim, muita gente procura a agência para resolver algum problema, por isso, a agência fica superlotada e a fila enorme do lado de fora.

"Fica o pessoal do lado de fora, na rua e no Sol quente, infelizmente.", justificou a atendente.  

Comentários

VEJA TAMBÉM

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

Camilo Santana

O senador eleito pelo Ceará e Ex-Governador, Camilo Santana é o convidado desta quarta-feira (26/10) do podcast Destaque ANC     O programa vai ao Ar pela rede de Rádios, Web rádios e Portais afiliados a partir das 10h da manhã, com transmissão Ao Vivo também pelas redes sociais.   Acompanhe!!