Pular para o conteúdo principal

Fuga na penitenciária federal de Mossoró

A Polícia Militar reforçou atuação na divisa entre Ceará e Rio Grande do Norte após fuga na penitenciária federal de Mossoró

Penitenciária federal de segurança máxima em Mossoró
Penitenciária federal de segurança máxima em Mossoró | Foto: reprodução

A polícia do Ceará reforçou a atuação na divisa com o Rio Grande do Norte após a fuga de dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró, no estado vizinho. 
 
Os dois sujeitos fugiram da penitenciária na quarta-feira (14), e o governo potiguar tem empreendido buscas desde então.
 
Entre as medidas adotadas está o uso de um helicóptero, por parte das secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte. 
 
Além do reforço aéreo, as pastas estaduais comunicaram que acionaram as secretarias de segurança pública dos estados vizinhos, incluindo o Ceará, mas também a Paraíba, para a realização de operações integradas de policiamento nas fronteiras interestaduais.
 

Penitenciária Federal de Mossoró

A Penitenciária Federal de Mossoró, situada a aproximadamente 280 km de Natal, ainda não tinha registrado um episódio de fuga ou a entrada de materiais ilícitos desde a inauguração, em 2009.
 
Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”, ambos naturais do Acre. 
 

Fernandinho Beira-Mar

Ambos estavam detidos na penitenciária desde setembro de 2023, após serem transferidos do presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, por sua ligação com o Comando Vermelho (CV), facção liderada por Fernandinho Beira-Mar.
 
No Brasil, existem outras quatro unidades de prisão federal, localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF), destinadas ao encarceramento de lideranças criminosas e detentos de alta periculosidade, com o objetivo de combater o crime organizado.
 
Até o momento, as autoridades não forneceram informações sobre o paradeiro dos fugitivos, e as operações de busca seguem em andamento.
 

Lewandowski afasta direção de presídio de Mossoró e ordena intervenção

 
De acordo com o ministério, um policial penal federal foi indicado interventor para comandar a unidade. O nome do policial não informado na nota divulgada pela pasta. A pasta informou que o policial já está em Mossoró. 
 
Ele integra a equipe da pasta que embarcou na tarde desta quarta-feira (14) para a cidade, acompanhando o secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, e que vai verificar a operação de recaptura dos detentos.
 
Mais cedo, o ministério havia divulgado medidas determinadas por Lewandowski diante da fuga dos detentos.
 
Entre elas, o ministro ordenou uma revisão nos protocolos de segurança das cinco penitenciárias federais do país, abertura de inquérito pela Polícia Federal para investigar a fuga e a inclusão dos nomes dos fugitivos na lista da Interpol.
 
Segundo informações preliminares, os dois fugitivos são Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Escritor Ricardo Costa é homenageado na ALECE pelo Dia da Literatura Cearense

A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri a partir de requerimento do Deputado Heitor Férrer O escritor Ricardo Costa é um dos homenageados na sessão solene em comemoração ao Dia da Literatura Cearense, realizada nesta sexta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). A cerimônia, busca reconhecer personalidades que fortalecem a cultura e a memória do povo cearense por meio da literatura. Para Ricardo Costa, a homenagem é um marco especial em sua carreira, coincidindo com o lançamento de sua nova obra. Enciclopédia da Política Pindoretamense “Enciclopédia da Política Pindoretamense”, prevista para ser lançada no dia 15 de novembro, na Câmara Municipal do município de Pindoretama. “É uma honra imensa estar entre os homenageados e ver a literatura cearense sendo valorizada como instrumento de transformação social e preservação da nossa identidade”, declarou o autor. A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri no Plenário 13 de Maio da Assembleia L...

Desafios do leite abrem a Expo Agro Vale do Jaguaribe

A abertura da primeira edição da Expo Agro Vale do Jaguaribe foi realizada em Limoeiro do Norte O painel de estreia da feira, que reuniu autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, provocou uma reflexão: a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará? Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, apesar dos desafios atuais. “O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, destacou. Amílcar lembrou que a FAEC vem atuando em diferentes frentes para estimular o produtor, como o melhoramento genético do rebanho. “A média de produção no Ceará é de 6,6 litros por vaca. Queremos chegar a 15”, explicou.     Dono da Betâ...

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...