Pular para o conteúdo principal

Bepi completa cinco anos de dedicação no sertão cearense

Os guerreiros do sertão da Polícia Militar do Ceará, e o legado de cinco anos de dedicação do Bepi no sertão cearense

Batalhão Especializado em Policiamento do Interior
Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) | Foto: reprodução

Sob o sol ardente, o guerreiro do sertão vem valente, com toda sua garra protegendo o povo cearense. Seu fardamento se camufla através da “mata branca”, nossa querida caatinga, sedenta por chuva. Esse guerreiro surge, encarando a violência, espalhando esperança, com resistência, por toda a terra seca. Sem esperar que aconteça, ele luta com resiliência, aguardando com humildade, que o nordestino reconheça.


Bepi

Na semana em que se comemora os cinco anos do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) parabeniza o batalhão pelos excelentes serviços prestados à população no interior do Estado.

De acordo com o tenente-coronel Cavalcante, comandante do Bepi da PMCE, o Batalhão é especializado em combater grupos criminosos. “Além das missões específicas no combate a grupos criminosos, ‘novo cangaço’, e questões de roubos a banco e carros fortes. O Bepi combate o ingresso de criminosos e contrabando de armas, drogas, objetos e ilícitos, dando suporte também ao policiamento local no interior do Estado, fazendo o patrulhamento de alto risco nos locais de difícil acesso”, informa.

Fundado em 18 de fevereiro de 2019, o Bepi, pertencente ao Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), surgiu com a alteração da Lei de Organização Básica da PMCE. Esta unidade especializada é encarregada de lidar com ocorrências de alta complexidade em todo o território estadual, compreendendo duas companhias: a 1ª Companhia do 4° Batalhão (Bepi/Cotar) e a 2ª Companhia do Bepi (COD – Comando de Operações de Divisas), responsáveis pelo patrulhamento tático rural.

A 1ª Companhia do BEPI (Cotar) atua no combate ao tráfico de drogas e armas, roubo de cargas e ações contra instituições financeiras em áreas rurais, enquanto a Companhia de Operações de Divisas (COD) tem foco similar, porém concentrado nas fronteiras do Estado. Ambas as companhias, subunidades do Bepi, são organizadas em pelotões distribuídos de acordo com as características geográficas do Ceará.

Bepi da PMCE realiza 269 capturas em 2023


O Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturarou 269 pessoas envolvidas em crimes no Estado no ano de 2023. Outro número expressivo foi a quantidade de armas de fogo e munições, que totalizaram em 207 armas e 2.539 munições apreendidas. Além disso, 71 carros envolvidos em crimes ou irregulares foram apreendidos. Durante as ocorrências, o Bepi da PMCE apreendeu 62.478 gramas de maconha, 7.395 gramas de cocaína e 4.161 gramas de crack.
 

*com informações da SSPDS

Comentários

VEJA TAMBÉM

Agentes de Saúde protestam no Ceará por Direitos Estatutários

A manifestação acontece em Fortaleza em frente ao Palácio da Abolição nesta quarta (13) Nesta manhã de quarta-feira, 13 de agosto, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Ceará realizam um protesto em direção ao Palácio da Abolição, sede do Governo estadual. O movimento tem como objetivo pressionar o governador Elmano de Freitas (PT) a garantir os direitos estatutários da categoria. A mobilização busca visibilidade e a efetivação de reivindicações pendentes.   Agentes comunitário de saúde (ACS) em protesto em frente ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará em Fortaleza.   Os agentes de saúde exigem ser ouvidos pelo governador Elmano de Freitas (PT) no Palácio da Abolição.

UFC Russas apresenta mostra Melhores Minutos 2024 com curtas internacionais

A mostra Melhores Momentos faz parte do projeto Agentes da Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Russas O projeto Agentes da Cultura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Russas, sediará a Mostra Melhores Minutos 2024 do Festival do Minuto. O evento gratuito e aberto ao público ocorrerá em 14 de agosto, às 19h, no Auditório 1 da UFC. A mostra exibirá 59 vídeo-minutos selecionados, produzidos por realizadores de seis países (Brasil, Argentina, Holanda, Irã, Rússia e Polônia) e de 15 estados brasileiros. Festival do Minuto Com classificação indicativa a partir de 14 anos, os vídeos abordam temas diversos em um formato ágil e impactante, com duração exata de um minuto. Esta sessão integra a Rede de Exibição Nacional do Festival do Minuto, que abrange mais de 180 espaços culturais no Brasil, e conta com o apoio do projeto Agentes da Cultura da UFC, que fomenta iniciativas culturais na região.

Igrejas iniciam Nordeste para Cristo nesta quarta (13)

A campanha de oração será realizada entre 13 de agosto a 12 de setembro em todo o Nordeste brasileiro     As igrejas e convenções das Assembleias de Deus lançam campanha Nordeste para Cristo em nove estados da região nesta quarta-feira, 13 de agosto. A campanha de oração pelo Nordeste do Brasil busca levar o Evangelho de Jesus a centenas de zonas rurais não alcançadas. O Nordeste para Cristo objetiva também, buscar a Deus em oração por estratégias na expansão da missão transcultural. O movimento de oração será realizado entre os dias 13 de agosto a 12 de setembro deste ano. A duração do Nordeste para Cristo será de 31 dias e terminará as vésperas do Dia Nacional de Missões, comemorado em 13 de setembro.