Pular para o conteúdo principal

Associação se reuni com Secretário de Governo para cobrar terrenos para moradia popular

A associação se reuniu com o Secretário Waldemir Catanho, cobrou terrenos para moradia popular e Governo prometeu avaliar proposta até o dia 5 de outubro

 

 

 


Secretário Waldemir Catanho e representantes das Associações  — Foto: Agnaldo José
Secretário Waldemir Catanho e representantes das Associações  — Foto: Agnaldo José


 

 

 

 Texto Agnaldo José   Edição redação BaixoJaguaribe em 27/09/2023 11h10

O assunto foi debatido em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira(25/09), entre dirigentes da Associação Comunitária dos Bairros Ellery e Monte Castelo e o Secretário da Articulação Política do Governo do Estado, Waldemir Catanho, no Palácio da Abolição.



A delegação da Associação foi formada pelo seu presidente, Antonio Soares; pelo diretor Aguinaldo José; pelo advogado Luiz Osterno Sampaio, assessor da entidade e pela moradora Zelândia Barbosa, integrante da Campanha por Moradia Digna.



Na audiência, os representantes dos moradores solicitaram ao secretário que o Governo suspenda o programa de venda de 5.658 imóveis do Estado, sendo 1.083 destes em Fortaleza e ceda os terrenos  e prédios para a construção de moradias através do Programa Minha Casa, Minha Vida.




Em sua fala, Antonio Soares argumentou que a principal dificuldade para a construção de moradias para as famílias de baixa renda na Cidade é a falta de terrenos, principalmente em áreas onde já tem infraestrutura de serviços públicos e privados já instalados. 

 

 

 

Ele defendeu que o Governo poderia, pelo menos, tirar parte dos terrenos da lista de venda e ceder tanto para o Governo Federal como para associações construírem moradias através da modalidade Minha Casa, Minha Vida – Entidades.



Já Luiz Osterno destacou que na região oeste, onde os grandes empreendimentos estão ocupando o espaço das antigas fábricas, a população está sendo expulsa pela especulação imobiliária e apelou para que o Governo não entregue o terreno da Expoece para as construtoras, pois, de acordo com o advogado, isso vai agravar mais ainda as dificuldades vividas pelo povo.




Catanho se mostrou sensível a demanda apresentada,  reconheceu que há um grave problema de falta de moradia para as famílias de baixa renda e prometeu tratar o assunto com o Governador Elmano de Freitas e que dará uma posição oficial do Governo até 5 de outubro. Na próxima quinta-feira(28), acontece a assembleia mensal da Campanha por Moradia Digna, na sede da Associação, 18 horas.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Acidente fatal no anel viário em Fortaleza expõe atraso crônico em obras

A obra no Anel Viário da construção de retornos se arrasta por mais de 10 anos Mais uma vida foi perdida em um acidente no Anel Viário de Fortaleza, em um trecho marcado pela ausência dos retornos planejados há vários anos. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu no local após a colisão, o garupeiro foi socorrido para o hospital em estado grave. A obra de adequação do Anel Viário, que inclui a construção de retornos para aumentar a segurança, se arrasta por mais de uma década. Anel Viário de Fortaleza A demora na conclusão é apontada por moradores e especialistas em trânsito como um fator que contribui para acidentes graves, tornando a via conhecida como um "corredor da morte". Este é mais um capítulo trágico de uma história de negligência. Enquanto a obra não é finalizada, a população segue refém de uma infraestrutura perigosa e incompleta, com o custo sendo pago, literalmente, com vidas. A pressão por uma solução definitiva se intensifica a cada nova fatal...

UFC abre 77 vagas em concurso público

O edital é para todos os campi da UFC em Fortaleza, Russas, Quixadá, Sobral, Itapajé e Crateús A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou, nessa segunda-feira (3), dois editais de concurso público com oferta de 77 vagas para cargos técnico-administrativos em educação (TAE). As oportunidades são distribuídas entre 50 vagas de nível superior e 27 de nível médio e técnico. O Edital Nº 1/2025 oferta 61 vagas, sendo 49 para nível superior e 12 para nível médio e técnico. Entre os cargos de nível superior, há vagas para enfermeiro (5), médico psiquiatra (5), administrador (4), fisioterapeuta (4) e psicólogo educacional (4). Para o nível médio, há destaque para Técnico em Enfermagem (6) e Técnico de TI (3). Já o Edital Nº 2/2025 oferta 16 vagas, sendo 15 para técnicos de laboratório em áreas como Análises Clínicas, Biotecnologia e Física, e uma vaga de nível superior para Tecnólogo em Mecatrônica Industrial. inscrições concurso UFC Período de inscrições: De 1º a 15 de dezembro de 2025, no...

Eryck Dieb: Jovem Professor e Líder Social de prestígio em Pindoretama

Eryck Dieb é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)   Prefeito de Pindoretama Dedé Soldado, Deputado Federal Idilvan Alencar e professor Eryck Dieb | Foto: reprodução   Por Raquel Fernandes Eryck Dieb, aos 31 anos, é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é um visionário que vem deixando sua marca no cenário social e político do Estado do Ceará, por meio do Projeto +Juventudes , idealizado por ele em março de 2018.   Eryck Dieb | Foto: reprodução Nascido em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e criado na cidade Pindoretama, Eryck Dieb de uma família materna de professores e de uma família paterna de agricultores e comerciantes, iniciou sua jornada acadêmica na área de Educação, dedicando-se não apenas ao ensino, mas também à busca constante por maneiras de impactar positivamente a comunidade. Seu comprometimento e...