Pular para o conteúdo principal

Associação se reuni com Secretário de Governo para cobrar terrenos para moradia popular

A associação se reuniu com o Secretário Waldemir Catanho, cobrou terrenos para moradia popular e Governo prometeu avaliar proposta até o dia 5 de outubro

 

 

 


Secretário Waldemir Catanho e representantes das Associações  — Foto: Agnaldo José
Secretário Waldemir Catanho e representantes das Associações  — Foto: Agnaldo José


 

 

 

 Texto Agnaldo José   Edição redação BaixoJaguaribe em 27/09/2023 11h10

O assunto foi debatido em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira(25/09), entre dirigentes da Associação Comunitária dos Bairros Ellery e Monte Castelo e o Secretário da Articulação Política do Governo do Estado, Waldemir Catanho, no Palácio da Abolição.



A delegação da Associação foi formada pelo seu presidente, Antonio Soares; pelo diretor Aguinaldo José; pelo advogado Luiz Osterno Sampaio, assessor da entidade e pela moradora Zelândia Barbosa, integrante da Campanha por Moradia Digna.



Na audiência, os representantes dos moradores solicitaram ao secretário que o Governo suspenda o programa de venda de 5.658 imóveis do Estado, sendo 1.083 destes em Fortaleza e ceda os terrenos  e prédios para a construção de moradias através do Programa Minha Casa, Minha Vida.




Em sua fala, Antonio Soares argumentou que a principal dificuldade para a construção de moradias para as famílias de baixa renda na Cidade é a falta de terrenos, principalmente em áreas onde já tem infraestrutura de serviços públicos e privados já instalados. 

 

 

 

Ele defendeu que o Governo poderia, pelo menos, tirar parte dos terrenos da lista de venda e ceder tanto para o Governo Federal como para associações construírem moradias através da modalidade Minha Casa, Minha Vida – Entidades.



Já Luiz Osterno destacou que na região oeste, onde os grandes empreendimentos estão ocupando o espaço das antigas fábricas, a população está sendo expulsa pela especulação imobiliária e apelou para que o Governo não entregue o terreno da Expoece para as construtoras, pois, de acordo com o advogado, isso vai agravar mais ainda as dificuldades vividas pelo povo.




Catanho se mostrou sensível a demanda apresentada,  reconheceu que há um grave problema de falta de moradia para as famílias de baixa renda e prometeu tratar o assunto com o Governador Elmano de Freitas e que dará uma posição oficial do Governo até 5 de outubro. Na próxima quinta-feira(28), acontece a assembleia mensal da Campanha por Moradia Digna, na sede da Associação, 18 horas.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Governo do Ceará anuncia novos editais para Escolas Profissionais

O Governo confirmou a implantação de uma nova escola profissional em Pindoretama O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), divulgou a abertura de novos editais para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As inscrições para os processos seletivos estão abertas para as unidades já em funcionamento nas cidades de Beberibe, Cascavel, Aquiraz e Eusébio. EEEP Pindoretama A grande novidade deste ano é a confirmação da implantação de uma nova Escola Profissional no município de Pindoretama. A medida visa expandir o acesso ao ensino técnico gratuito e de qualidade, impulsionando a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da região. Os editais oferecem centenas de vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A iniciativa é uma oportunidade para os jovens da região se prepararem para o mercado de trabalho, conciliando uma formação de nível médio com uma profissão. As informações detalhadas, prazos de inscrição e a lista completa dos curs...

Tragédia no município de Eusébio

A discussão entre o casal de policiais militares ocorreu dentro do carro na Avenida Cícero Sá no Eusébio Uma discussão entre um casal de policiais militares terminou em fatalidade nesta quarta-feira (03). De acordo com informações preliminares, o soldado Joaquim Filho e a policial militar feminina (PFEM) Larissa Gomes discutiam dentro do carro, em movimento pela Avenida Cícero Sá, no Centro de Eusébio. pfem Larissa Gomes A situação saiu do controle quando, durante a briga, um sacou a arma. O outro também reagiu, e uma troca de tiros aconteceu dentro do veículo. Ambos foram socorridos, mas infelizmente a PFEM Larissa Gomes não resistiu aos ferimentos e faleceu. O soldado Joaquim Filho segue sob cuidados médicos.

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.