A associação se reuniu com o Secretário Waldemir Catanho, cobrou terrenos para moradia popular e Governo prometeu avaliar proposta até o dia 5 de outubro
![]() |
Secretário Waldemir Catanho e representantes das Associações — Foto: Agnaldo José |
Texto Agnaldo José Edição redação BaixoJaguaribe em 27/09/2023 11h10
O assunto foi debatido em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira(25/09), entre dirigentes da Associação Comunitária dos Bairros Ellery e Monte Castelo e o Secretário da Articulação Política do Governo do Estado, Waldemir Catanho, no Palácio da Abolição.
A delegação da Associação foi formada pelo seu presidente, Antonio Soares; pelo diretor Aguinaldo José; pelo advogado Luiz Osterno Sampaio, assessor da entidade e pela moradora Zelândia Barbosa, integrante da Campanha por Moradia Digna.
Na audiência, os representantes dos moradores solicitaram ao secretário que o Governo suspenda o programa de venda de 5.658 imóveis do Estado, sendo 1.083 destes em Fortaleza e ceda os terrenos e prédios para a construção de moradias através do Programa Minha Casa, Minha Vida.
Em sua fala, Antonio Soares argumentou que a principal dificuldade para a construção de moradias para as famílias de baixa renda na Cidade é a falta de terrenos, principalmente em áreas onde já tem infraestrutura de serviços públicos e privados já instalados.
Ele defendeu que o Governo poderia, pelo menos, tirar parte dos terrenos da lista de venda e ceder tanto para o Governo Federal como para associações construírem moradias através da modalidade Minha Casa, Minha Vida – Entidades.
Já Luiz Osterno destacou que na região oeste, onde os grandes empreendimentos estão ocupando o espaço das antigas fábricas, a população está sendo expulsa pela especulação imobiliária e apelou para que o Governo não entregue o terreno da Expoece para as construtoras, pois, de acordo com o advogado, isso vai agravar mais ainda as dificuldades vividas pelo povo.
Catanho se mostrou sensível a demanda apresentada, reconheceu que há um grave problema de falta de moradia para as famílias de baixa renda e prometeu tratar o assunto com o Governador Elmano de Freitas e que dará uma posição oficial do Governo até 5 de outubro. Na próxima quinta-feira(28), acontece a assembleia mensal da Campanha por Moradia Digna, na sede da Associação, 18 horas.
Comentários