Pular para o conteúdo principal

Professor Custódio é o mais votado em consulta pública para reitor da UFC

O docente obteve a maioria dos votos. Definição, porém, cabe ao presidente Lula, que definirá o novo gestor da universidade a partir de uma lista tríplice

 

Professora Diana e Professor Custódio  — Foto: reprodução
Professora Diana e Professor Custódio  — Foto: reprodução  
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De Fortaleza, Ceará. 26/04/2023 22h02
Custódio Luís Silva de Almeida foi o candidato mais votado na consulta pública para ocupar o cargo de reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O atual docente teve a maioria dos votos, entre os alunos, técnicos-administrativos (TAEs) e professores.
A apuração foi encerrada na noite desta quarta-feira (26), pouco após o final da votação as 21h. O candidato a vice-reitor da chapa do professor Custódio é a professora Diana, vice-diretora do Centro de Tecnologia (CT), no campus do Pici.

A votação expressa a preferência da comunidade acadêmica (professores, servidores e alunos) sobre o candidato para ocupar o cargo de reitor.

Além de Custódio, concorreu Elizabeth Daher, atual pró-reitora de extensão e pesquisadora da UFC.
 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Resultado da consulta para reitor da UFC

 
 

Custódio atualmente leciona no curso de filosofia. O docente já passou pelos cargos de coordenador de curso, chefe de departamento, diretor de unidade acadêmica, pró-reitor e vice-reitor.

Escolha do presidente


Após o resultado da consulta pública, o Conselho Universitário (Consuni) irá elaborar, no dia 28 de abril, uma lista tríplice, que será encaminhada ao Ministério da Educação.

Serão listados três indicados por ordem de relevância.


A nomeação do reitor é prerrogativa do presidente da República, Lula (PT). O escolhido cumprirá o mandato no período de 2023 e 2027.
 
"Começamos a cultivar o novo tempo que se inicia na UFC.

17.476 escolheram estar conosco neste projeto. Agradecemos todos os apoios.

E vamos fazer a UFC Viva e Democrática com todos e todas !

Esperamos que o Conselho Universitário confirme essa vontade tão expressiva.

Desejamos uma universidade inclusiva, acolhedora, dialógica.

Somente a partir da constituição do comum que nos une é possível fundar esse novo momento na Universidade Federal do Ceará.

Vamos construir, juntos e juntas, uma UFC Viva e Democrática!
" Publicou a chapa vencedora.
 
 
 
Professor Custódio Almeida  — Foto: reprodução
Professor Custódio Almeida  — Foto: reprodução
 CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CUSTÓDIO ALMEIDA


Professor da UFC desde 1993, Custódio Almeida é Doutor em Filosofia e Professor Titular de Filosofia do Instituto de Cultura e Arte (ICA), lecionando nos programas de Pós-Graduação em Filosofia (ICA), Ecologia e Recursos Naturais (CC) e Enfermagem (FFOE), e em cursos de graduação.

Em suas três décadas como professor da UFC, sempre aliou as salas de aula ao trabalho incansável de gestão. 
 
Foi coordenador de curso, chefe de departamento, diretor de Unidade Acadêmica e Pró-Reitor de Graduação, chegando a Vice-Reitor entre 2015 e 2019.

Também em 2019, foi o candidato mais votado na consulta para a Reitoria da UFC. 
 
Ao longo de sua trajetória, Custódio foi protagonista de um projeto transformador iniciado a partir da gestão dos professores Ícaro Moreira e Jesualdo Farias.

 
Professora Diana  — Foto: reprodução
Professora Diana  — Foto: reprodução
 CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DIANA AZEVEDO

Diana Azevedo é docente da UFC há 30 anos, Diana Azevedo é Doutora em Engenharia Química e Professora Titular do Departamento de Engenharia Química, do Centro de Tecnologia. 
 
Tem se destacado em suas atividades acadêmicas na graduação e na pós-graduação da UFC, obtendo reconhecimento nacional e internacional, pelas posições que ocupou no sistema de fomento à pesquisa nacional (CNPq) e no sistema nacional de pós-graduação (CAPES), como gestora na UFC e em sua atuação na questão de paridade de gênero.

Diana fez parte do grupo de docentes que fundou o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFC, avaliado atualmente com nota máxima na CAPES (nível 7), tendo formado neste programa inúmeros mestres e doutores.

É pesquisadora nível 1A do CNPq (nível máximo). Foi Coordenadora Adjunta da área de Engenharias II da CAPES. Foi membro do Comitê de Assessoramento de Engenharia Química do CNPq. Faz parte do Conselho Superior e da Câmara de Inovação Pública da FUNCAP.

Entre os muitos projetos de pesquisa que coordena, destaca-se o recém aprovado Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Captura e Utilização de CO2, mesma temática em que coordena um projeto de internacionalização CAPES/PrInt.

É membro titular e integra a diretoria da Academia Cearense de Ciências. Como gestora universitária foi coordenadora da pós-graduação, chefe de departamento e vice-diretora do Centro de Tecnologia (sendo a primeira mulher a chegar a esta posição), cargo que ocupa desde 2015 e que lhe permitiu ampla vivência de gestão na Universidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dia Internacional da Mulher na Engenharia

Em 2017, Diana teve papel de protagonismo em um vigoroso movimento de afirmação de gênero na Engenharia, que tem no “Dia Internacional da Mulher na Engenharia” seu momento de maior mobilização. 
Este movimento tem crescido ao longo dos anos. A posição de vice-diretora do Centro de Tecnologia possibilitou que este movimento tivesse inestimável apoio institucional.

Em 2022, a Diana inicia projeto de parceria entre a UFC, a UNICAMP e o Imperial College de Londres, que visa a sensibilizar instituições de ensino superior para implantar ações afirmativas de paridade de gênero. 
Este projeto já deixou marcas e foi decisivo para a inclusão de ações institucionais da UFC sobre Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) no PDI 2023-2027.

Liderou o Programa Reuni e colocou a UFC na vanguarda do crescimento dos cursos de graduação, com um olhar atento à interiorização e sem esquecer do vínculo indissociável com a pós-graduação. 
Também é Cientista-Chefe da Cultura do estado do Ceará, vinculado à Secult, e membro titular do Conselho Estadual de Educação (CEE).

Comentários

VEJA TAMBÉM

Descobrindo e construindo a história de Horizonte no Ceará

Você sabe porque o município se chama Horizonte? Quais foram os primeiros habitantes de Horizonte? Como o município de Horizonte foi crescendo e se tornando do jeito que você o conhece atualmente? História e vida de Horizonte | Foto: Paulo Wilson   Fundação da Cidade e Fatos Históricos No dia 6 de março de 1987, no Palácio da Abolição, o governador Gonzaga Mota sancionou a Lei Estadual nº 11.300, criando o município de Horizonte. Dois anos depois, em 1º de Janeiro de 1989, a emancipação da cidade foi concretizada com a criação da Câmara Municipal de Horizonte e posse do primeiro prefeito. Os primeiros habitantes das terras que hoje compreendem os municípios de Pacoti, Barreira, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e Aquiraz foram os chamados índios Paiacus, grupo que vivia da caça, da pesca e do plantio de terras. No início da década de 30, Chico Moreira, dono de um sítio localizado na Lagoa do Ipu, se deparou com uma ossada de um animal pré-histórico ao cavar um poço em seu terreno. O f...

Chuvas de março superam média dos últimos anos

A COGERH informou também que o Ceará já está recebendo água da transposição do Rio São Francisco pelo ramal do Atalho com vazão de 600 litros por segundo 25 açudes sangrando no Ceará nesta quarta-feira (12) | Foto: José Nogueira O volume de chuvas deste mês de março no Estado do Ceará, superou o volume de chuvas do mesmo mês dos últimos 5 (cinco) anos, afirmou a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH) nesta quarta-feira (12). Em entrevista a uma rede de rádios nesta quarta-feira, o diretor de operações da COGERH afirmou que apenas nestes primeiros dias de março, o volume de chuvas já é maior que o volume do mesmo período dos últimos 5 (cinco) anos. Ainda segundo o diretor de operações do órgão, até ontem (11) eram 24 açudes sangrando no Ceará, e nesta quarta-feira (12) o açude Gavião começou entrar a sangria, totalizando 25 açudes sangrando no Ceará. O diretor afirmou ainda, que no Ceará, além desse 25 açudes sangrando, existem mais 13 (treze) açudes prestes a sangr...

Ex-vereador de Russas tem recurso negado no TSE

O ex-vereador Maurício Martins tinha apresentado recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no caso do ataque a bancada feminina do PT da Assembleia Legislativa do Ceará   Ex-vereador de Russas Maurício Martins - Foto: Câmara municipal de Russas O ex-vereador de Russas, no Vale do Jaguaribe, Maurício Martins, que era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) teve um recurso apresentado pela defesa contra a condenação por violência política de gênero contra a deputada Juliana Lucena do PT de Limoeiro do Norte, Larissa Gaspar do PT de Fortaleza e Jô Farias do PT de Horizonte, negado nesta quinta-feira (13) pela ministra Isabel Gallotti relatora do caso no TSE. O ex-vereador foi condenado em 2023 com uma pena, que em seguida, foi substituída por multa e prestação de serviços comunitários.

Supremo Tribunal confirma Emenda a Constituição validando a prática da Vaquejada

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a emenda constitucional que valida a prática da vaquejada   Caminhão de vaquejada | Foto: José Nogueira   O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por maioria, emenda constitucional validando a prática da vaquejada em todo território brasileiro, nessa última quarta-feira (14). A maioria do plenário decidiu acompanhar o voto do relator, ministro Dias Toffoli, no entendimento que a prática da vaquejada é um esporte e uma festa que deve ser mantida .   Os vaqueiros comemoraram a decisão, que garante a prática do esporte em todo o Brasil. Os órgãos de defesa e proteção dos animais tinham protocolado pedidos para derrubar a emenda e criminalizar a pratica da vaquejada, argumentando risco a saúde do Boi. A vaquejada foi suspensa durante um período no ano de 2016, quando o mesmo tribunal entendeu que o esporte oferecia risco aos animais.   Segundo os vaqueiros e empresários da vaquejada, com a confirmação, pelo próprio STF da va...

Governador Elmano de Freitas Garante Direitos de Servidor Estatutário aos Agentes Comunitários de Saúde

O Governador Elmano de Freitas (PT) anunciou que os Agentes Comunitários de Saúde do Estado do Ceará terão todos os direitos de um servidor estatutário   Governador Elmano de Freitas (PT) em Brejo Santo no Cariri | Foto: reprodução   Em um vídeo divulgado nesta sexta-feira (7) , o Governador Elmano de Freitas (PT) anunciou que os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Estado do Ceará terão assegurados todos os direitos de um servidor estatutário, uma medida que visa valorizar a categoria e garantir maior estabilidade e benefícios aos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS). Na gravação , Elmano de Freitas destacou a importância dos agentes comunitários de saúde no combate às doenças e na promoção da saúde pública nas comunidades de todo o Ceará. Ele afirmou que o governo está comprometido em garantir que esses profissionais, fundamentais no atendimento à população, tenham os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários dos servidores estat...

Secretário da Casa Civil afirma que principais produtos da cesta básica tem imposto zero no Ceará

O secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, afirmou em vídeo nas redes sociais, que os principais produtos da cesta básica tem imposto zero no Ceará   Secretário da Casa Civil do Ceará Chagas Vieira | Foto: Guilherme Silva   O secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, gravou um vídeo, dentro de um supermercado em Fortaleza, nessa terça-feira (12), desmentindo, segundo ele, as informações repassadas pela oposição, principalmente pelo presidente do Partido Liberal (PL) no Ceará, Carmelo Neto e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio do Partido Democrático Trabalhista (PDT) a respeito da alta nos preços dos alimentos.   Segundo o secretário, os principais itens da cesta básica tem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) zero aqui no Estado do Ceará, entre eles o ovo, o feijão, a farinha, o milho, o frango, o leite, o queijo, as carnes de ovinos e caprinos e os hortifrutigranjeiros.   Além desses produtos, ainda segundo Chagas Vieira, a...

63 anos do arrombamento do Açude Orós

Há 63 anos, a barragem do açude de Orós com o aumento das chuvas arrombou e inundou todo o Vale do Jaguaribe Orós - Ceará — Foto: Drone Smart Açude Orós Para os cearenses, o principal empreendimento que o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK) legou ao estado foi o açude Orós. Ele providenciou a retomada da construção do açude em 1958, a qual havia sido interrompida desde 1922.   Em 1960, quando as obras ainda estavam em andamento, viveu a população ribeirinha do Rio Jaguaribe e de seus afluentes momentos dramáticos, quando por ocorrência de uma grande cheia o Rio Jaguaribe transbordou. arrombamento parcial do Açude Orós Provocando o arrombamento parcial do Açude Orós, desencadeando uma enchente capaz de inundar o Médio e o Baixo Jaguaribe. A notícia logo se espalhou, e as cidades de:  Russas,  Aracati,  Itaiçaba,  Jaguaribe,  Limoeiro do Norte,  Icó  e o distrito de Alto Santo, de nome Castanhão;  foram evacuadas por forças do exército. ...

Russas recebe R$ 1 milhão do Governo Federal após vendaval

O vendaval atingiu as cidades de Russas e Quixeré juntamente com fortes chuvas causando medo e destruição por onde passava Motocicleta caída após chuva forte em Russas | Foto: Natália Pinho A cidade de Russas, na região do Vale do Jaguaribe no Ceará,  receberá R$ 1 milhão de reais após vendaval atingir a cidade juntamente com fortes chuvas . A chuva forte e os ventos causaram destruição na cidade, principalmente na Avenida Irmã Maria da Graça, próximo a rodoviária municipal.   A informação foi confirmada pelo Ministério da Integração Nacional nessa terça-feira (11) e publicada nos seus veículos de comunicação. O ministério afirma que o dinheiro é para ajuda humanitária e foi solicitado após um pedido feito pela Defesa Civil de Russas à Defesa Civil Nacional de reconhecimento a situação de emergência. O dinheiro foi liberado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), órgão do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o recurso foi autoriz...

Cachorros vira-latas

Neste artigo, discutiremos as características e qualidades únicas que tornam os vira-latas tão amados por muitas pessoas   Cachorro vira-lata — Foto: José Nogueira/arquivo pessoal     cachorro vira-lata Os cachorros vira-latas são encontrados em todas as partes do mundo, e são conhecidos por sua aparência única e personalidade alegre. Neste artigo, discutiremos as características e qualidades únicas que tornam os vira-latas tão amados por muitas pessoas . Uma das características mais marcantes dos cachorros vira-latas é sua aparência variada e imprevisível. Sendo o resultado de diferentes cruzamentos entre raças, cada vira-lata tem uma aparência única, misturando as características de diversas raças em um só animal. Isso os torna verdadeiras "misturas" de diferentes raças, o que pode resultar em um cachorro com uma aparência única e encantadora. Além disso, os vira-latas são conhecidos por serem animais resistentes e saudáveis. Em comparação com os cachorros de raça...

Reforma Administrativa

O texto fala do corte de 25% do salário com redução de jornada de trabalho para os atuais servidores. Isso está no relatório final da PEC 32 que vai à votação       Por Degmir Brito PEC 32/2020 - Breve Análise - Reforma Administrativa: 1) A PEC 32 busca desconfigurar a lógica da qual opera a constituição. A carta de 88, construída pós ditadura militar, consignou que o objetivo era instituir um estado de bem estar social.  Até hoje, todas as reformas que vem sendo feitas no âmbito do funcionalismo, ao longo de diferentes governos, contribuíram para diminuir este caráter do estado brasileiro, porém a PEC 32 da Reforma Administrativa é mais grave que todas somadas! 2) A PEC indica um novo princípio para os serviços públicos, alterando o artigo 37 da constituição, incluindo o princípio da subsidiariedade.  Este princípio estabelece que a prestação de serviços pelo estado só deve ocorrer na forma subsidiária, ou seja, caso a iniciativa privada não tenha interesse, o ...