Pular para o conteúdo principal

Workshop discute O papel do Campus da UFC em Russas no Desenvolvimento Regional

A 4ª edição do Workshop Ações Estruturantes para o Desenvolvimento da Região Jaguaribana discutirá "O papel do Campus da UFC em Russas no desenvolvimento regional"

Workshop Ações Estruturantes para o Desenvolvimento da Região Jaguaribana
Workshop Ações Estruturantes para o Desenvolvimento da Região Jaguaribana

O Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) em Russas realizará no dia 8 de fevereiro, quarta-feira, das 9h30 às 12h, a quarta edição do Workshop “Ações Estruturantes para o Desenvolvimento da Região Jaguaribana”. 

O evento ocorrerá no auditório 1 do campus com entrada gratuita e aberto a todos os públicos. 

Confirmações de presença devem ser feitas através do telefone (88) 3411-9204 e e-mail comunicacao.russas@ufc.br.

Na ocasião, será abordado o tema “O papel do Campus da UFC em Russas no desenvolvimento regional”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prof. Lindberg Gonçalves

Iniciará com um coffee break, seguido da palavra do anfitrião Prof. Lindberg Gonçalves, diretor da instituição. 

Em seguida, o diretor, também moderador do evento, chamará os convidados para compor a mesa-redonda. São eles:

  • Júlio Cavalcante Neto, Ex-Secretário Executivo do Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (SEDET/CE);   
  • Ari Célio Reges Mendes, Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município de Russas (SDE/Russas);   

Os convidados discorrerão sobre as ações desenvolvidas no Vale do Jaguaribe pela comunidade acadêmica da UFC ao longo dos oito anos de presença do campus. 

Serão levantados pontos positivos e negativos, impactos gerados a médio e longo prazo, bem como transformações sociais e econômicas geradas.

Também serão mencionados, entre outros assuntos:

  • O impulso na criação de startups para soluções de problemas principalmente, do agronegócio e indústria;
  • Além dos investimentos em pesquisas de tecnologia e inovação, sobretudo com a utilização de ativos naturais da região, fomentando, assim, a criação de novos produtos e áreas de trabalho.

Por fim, serão abordados os trabalhos de cunho social, educativo e pedagógico que projetos de extensão têm desempenhado na sociedade civil, principalmente entre estudantes de escolas públicas e comunidades carentes, impulsionando a criatividade e a capacidade intelectual dos públicos, favorecendo a educação e a qualificação profissional.

Sobre o evento

O Workshop Ações Estruturantes para o Desenvolvimento da Região Jaguaribana é uma realização do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas. 

Suas três primeiras edições aconteceram com o apoio da Casa dos Amigos de Russas (CARUS), dentro da programação do Encontro Cultural Russano. 

Em 2022, por motivos de força maior, o workshop não pôde ser realizado dentro do evento, por isso, foi adiado para o início de 2023.

Workshop Ações Estruturantes para o Desenvolvimento da Região Jaguaribana 

TEMA: “O papel do Campus da UFC em Russas no desenvolvimento regional.”

Data: 8 de fevereiro de 2023
Horário: De 9h30 às 12h
Local: Auditório 1 do Campus da UFC em Russas (Avenida Felipe Santiago, 411, Campo Federal)

Informações: 88 3411.9202 | 3411.9204 | comunicacao.russas@ufc.br
Realização: Diretoria do Campus da UFC em Russas 

Com informações da Coordenação de Comunicação e Produção Cultural da UFC – Campus de Russas – Contato: comunicacao.russas@ufc.br

Comentários

VEJA TAMBÉM

Escritor Ricardo Costa é homenageado na ALECE pelo Dia da Literatura Cearense

A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri a partir de requerimento do Deputado Heitor Férrer O escritor Ricardo Costa é um dos homenageados na sessão solene em comemoração ao Dia da Literatura Cearense, realizada nesta sexta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). A cerimônia, busca reconhecer personalidades que fortalecem a cultura e a memória do povo cearense por meio da literatura. Para Ricardo Costa, a homenagem é um marco especial em sua carreira, coincidindo com o lançamento de sua nova obra. Enciclopédia da Política Pindoretamense “Enciclopédia da Política Pindoretamense”, prevista para ser lançada no dia 15 de novembro, na Câmara Municipal do município de Pindoretama. “É uma honra imensa estar entre os homenageados e ver a literatura cearense sendo valorizada como instrumento de transformação social e preservação da nossa identidade”, declarou o autor. A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri no Plenário 13 de Maio da Assembleia L...

Dia Mundial dos Pobres é celebrado com evangelização em Russas

A celebração será na comunidade do Peixe em Russas no Ceará Em sintonia com o Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo Papa Francisco e celebrada no 3° domingo de novembro, a comunidade católica se mobiliza para ir ao encontro dos mais necessitados. A celebração será marcada pela alegria e pela partilha. Para viver concretamente este dia, a população é motivada a doar 1kg de alimento não perecível e a participar de um momento de evangelização. O encontro acontecerá no domingo, dia 16 de novembro, às 8h, na Comunidade do Peixe, em Russas no Ceará. Todos estão convidados a viver esta experiência de caridade e fé.

Desafios do leite abrem a Expo Agro Vale do Jaguaribe

A abertura da primeira edição da Expo Agro Vale do Jaguaribe foi realizada em Limoeiro do Norte O painel de estreia da feira, que reuniu autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, provocou uma reflexão: a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará? Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, apesar dos desafios atuais. “O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, destacou. Amílcar lembrou que a FAEC vem atuando em diferentes frentes para estimular o produtor, como o melhoramento genético do rebanho. “A média de produção no Ceará é de 6,6 litros por vaca. Queremos chegar a 15”, explicou.     Dono da Betâ...