Pular para o conteúdo principal

Por que a idade da mulher importa tanto?

Glória Maria não permitia que ninguém divulgasse sua idade

Eliane Bodart — Foto: Divulgação
Eliane Bodart — Foto: Divulgação
Por Eliane Bodart.

Em resposta a Fábio Porchat, disse que em sua lápide não haveria aquela história “nasceu em tanto, morreu em tanto”. Queria ser lembrada com a seguinte frase: “A mulher sem idade”.

Para seu desgosto, essa foi a primeira informação que divulgaram quando ela não podia mais se defender.

E qual o motivo de uma mulher de tanto sucesso, uma unanimidade em competência e excelência, cheia de namorados, mãe, que lutou contra a discriminação racial e é inspiração para pessoas de todos os extratos sociais, esconder sua idade?

Ouso arriscar que mesmo ela não queria ser nivelada por algo tão simplório quanto seus anos de vida.

Vivemos em uma sociedade que preza esse elemento e te julga por ele.

Glória Maria

Tem mais de 40 anos? Parece que se tornou imprestável como profissional e, muito pior, como mulher. Passa a ser “uma velha” que deve se recolher em sua insignificância.

A mulher acima de 40 anos normalmente já adquiriu independência financeira. E isso não quer dizer que ela ganha tanto ou quanto o homem, mas tem o suficiente para se sustentar e, muitas vezes, sua casa, seus filhos e seus pais.

Essa mulher teve experiências amorosas suficientes para descobrir o que lhe dá prazer. Já sabe quais são suas qualidades e convive harmoniosamente com suas imperfeições.

Muitas vezes nessa faixa etária está em transição de carreira ou se lançando em novas frentes. Portanto, não aceita o papel de “meia-idade”, de “senhora”, de “avozinha”, nos conceitos estereotipados de uma sociedade ainda machista.

Não falar sua idade, portanto, não é vaidade, é defesa. É nossa insurreição contra todos os “nãos” que nos impõem simplesmente por sermos mulheres.

— Não tem mais idade para isso.

— Nessa idade usando cabelo assim ou assado?

— Isso é roupa que uma mulher da sua idade usa?

— Não acredito que você está pensando em namorar com essa idade?

Creio que é por essas e outras que Glória Maria lutou tanto contra a divulgação dessa informação. Ela não queria passar por uma menininha, e com tudo o que fez na vida, nem poderia. Ela apenas não queria ser julgada por um número.

A idade de uma mulher é um único elemento no universo infinito de possibilidades desse ser multifacetado que somos.

Nós não temos nenhum problema em assumirmos nossa idade. Apenas somos muito mais que isso.

Eu sou Eliane Bodart, tenho 56 anos e minha idade não me define.                                                               Eliane Bodart é ex-juíza de Direito e escritora.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Tragédia no município de Eusébio

A discussão entre o casal de policiais militares ocorreu dentro do carro na Avenida Cícero Sá no Eusébio     Uma discussão entre um casal de policiais militares terminou em fatalidade nesta quarta-feira (03). De acordo com informações preliminares, o soldado Joaquim Filho e a policial militar feminina (PFEM) Larissa Gomes discutiam dentro do carro, em movimento pela Avenida Cícero Sá, no Centro de Eusébio. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE pfem Larissa Gomes A situação saiu do controle quando, durante a briga, um sacou a arma. O outro também reagiu, e uma troca de tiros aconteceu dentro do veículo. Ambos foram socorridos, mas infelizmente a PFEM Larissa Gomes não resistiu aos ferimentos e faleceu. O soldado Joaquim Filho segue sob cuidados médicos.

Governo do Ceará anuncia novos editais para Escolas Profissionais

O Governo confirmou a implantação de uma nova escola profissional em Pindoretama O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), divulgou a abertura de novos editais para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As inscrições para os processos seletivos estão abertas para as unidades já em funcionamento nas cidades de Beberibe, Cascavel, Aquiraz e Eusébio. EEEP Pindoretama A grande novidade deste ano é a confirmação da implantação de uma nova Escola Profissional no município de Pindoretama. A medida visa expandir o acesso ao ensino técnico gratuito e de qualidade, impulsionando a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da região. Os editais oferecem centenas de vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A iniciativa é uma oportunidade para os jovens da região se prepararem para o mercado de trabalho, conciliando uma formação de nível médio com uma profissão. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE   As informações detalhadas, prazos...

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.