Pular para o conteúdo principal

Reitor Cândido Albuquerque admite a possibilidade de renúncia

Bolsonarista juramentado, o reitor da Universidade Federal do Ceará manifesta preocupações para dar continuidade a sua gestão numa ilha cercada de petistas por todos os lados. Escreveu Fernando Maia, em sua coluna no Jornal O Estado

Recorte do Jornal O Estado, edição N° 24.436

 

Leia na integra, parte da coluna do Jornalista Fernando Maia, publicada no Jornal O Estado desta segunda-feira, dia 7 de novembro.  


Desconforto na reitoria da UFC. 

Bolsonarista juramentado, o reitor da Universidade Federal Ceará manifesta preocupações para dar continuidade a sua gestão numa ilha cercada de petistas por todos os lados. 

O professor Cândido Albuquerque tem enfrentado a falta de colaboração do corpo docente da instituição desde a sua posse. 

Terceiro colocado na lista tríplice, sua escolha foi contestada não por méritos acadêmicos, mas por afinidades contrárias aos interesses do colegiado responsável pela elaboração dos nomes enviados ao Palácio do Planalto. 

Ele não está se sentindo confortável na função depois da vitória de Lula.

Possível renuncia. 

A questão da UFC se torna grave na medida em que o reitor Cândido Albuquerque admitiu a possibilidade de renunciar se continuar sendo pressionado por setores inconformados com a sua permanência sem o aval da presidência da República, quesito imperativo para o êxito de qualquer universidade pública no país.

Destino Lisboa. 

Proprietário de uma banca jurídica reunindo meia centena de advogados, o Dr. Cândido Albuquerque é um homem rico. Sua presença na UFC é vista não por dependência pecuniária, mas pela vontade de colaborar com conhecimentos para o aprimoramento na formação jovens dedicados a ciência jurídica. 

Ao que se informa, está pronto para morar em Lisboa onde tem residência própria.

 

Comentários

VEJA TAMBÉM

UFC abre 77 vagas em concurso público

O edital é para todos os campi da UFC em Fortaleza, Russas, Quixadá, Sobral, Itapajé e Crateús A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou, nessa segunda-feira (3), dois editais de concurso público com oferta de 77 vagas para cargos técnico-administrativos em educação (TAE). As oportunidades são distribuídas entre 50 vagas de nível superior e 27 de nível médio e técnico. O Edital Nº 1/2025 oferta 61 vagas, sendo 49 para nível superior e 12 para nível médio e técnico. Entre os cargos de nível superior, há vagas para enfermeiro (5), médico psiquiatra (5), administrador (4), fisioterapeuta (4) e psicólogo educacional (4). Para o nível médio, há destaque para Técnico em Enfermagem (6) e Técnico de TI (3). Já o Edital Nº 2/2025 oferta 16 vagas, sendo 15 para técnicos de laboratório em áreas como Análises Clínicas, Biotecnologia e Física, e uma vaga de nível superior para Tecnólogo em Mecatrônica Industrial. inscrições concurso UFC Período de inscrições: De 1º a 15 de dezembro de 2025, no...

Acidente fatal no anel viário em Fortaleza expõe atraso crônico em obras

A obra no Anel Viário da construção de retornos se arrasta por mais de 10 anos Mais uma vida foi perdida em um acidente no Anel Viário de Fortaleza, em um trecho marcado pela ausência dos retornos planejados há vários anos. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu no local após a colisão, o garupeiro foi socorrido para o hospital em estado grave. A obra de adequação do Anel Viário, que inclui a construção de retornos para aumentar a segurança, se arrasta por mais de uma década. Anel Viário de Fortaleza A demora na conclusão é apontada por moradores e especialistas em trânsito como um fator que contribui para acidentes graves, tornando a via conhecida como um "corredor da morte". Este é mais um capítulo trágico de uma história de negligência. Enquanto a obra não é finalizada, a população segue refém de uma infraestrutura perigosa e incompleta, com o custo sendo pago, literalmente, com vidas. A pressão por uma solução definitiva se intensifica a cada nova fatal...

Eryck Dieb: Jovem Professor e Líder Social de prestígio em Pindoretama

Eryck Dieb é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)   Prefeito de Pindoretama Dedé Soldado, Deputado Federal Idilvan Alencar e professor Eryck Dieb | Foto: reprodução   Por Raquel Fernandes Eryck Dieb, aos 31 anos, é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é um visionário que vem deixando sua marca no cenário social e político do Estado do Ceará, por meio do Projeto +Juventudes , idealizado por ele em março de 2018.   Eryck Dieb | Foto: reprodução Nascido em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e criado na cidade Pindoretama, Eryck Dieb de uma família materna de professores e de uma família paterna de agricultores e comerciantes, iniciou sua jornada acadêmica na área de Educação, dedicando-se não apenas ao ensino, mas também à busca constante por maneiras de impactar positivamente a comunidade. Seu comprometimento e...