Pular para o conteúdo principal

Efeito Camilo avança e turbina Elmano e candidaturas de aliados no Ceará

Fenômeno pode trazer novidades na composição das bancadas de deputados federais e estaduais no Estado do Ceará 


Efeito Camilo avança e turbina Elmano e candidaturas de aliados no Ceará
Ex-governador Camilo Santana - Foto: Reprodução

A liderança consolidada do ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT-CE) em todas as pesquisas de intenção de voto para o Senado Federal, alterou o cenário estadual das disputas para Câmara Federal e Assembléias Legislativas. 

O fenômeno é tratado como "efeito Camilo". A onda de influência, além de impulsionar a candidatura do também petista Elmano de Freitas a governador, também começa a alterar o jogo das candidaturas que concorrem aos cargos de deputados federais e estaduais nas diversas regiões cearenses.

 

LEIA TAMBÉM 

 

 

Camilo Santana é filho do ex-deputado socialista Eudoro Santana. Foi eleito governador em 2014 com 53% dos votos e reeleito em 2018 com quase 80% dos votos, contudo, o “efeito Camilo” surgiu apenas agora em 2022, na sequência do rompimento da aliança estadual entre PT e PDT, partido da família Ferreira Gomes. 


 
O rompimento aconteceu por dois fatores. Primeiro, devido declarações agressivas de Ciro Gomes contra Lula. 

Segundo, por causa da escolha da chapa pedetista para o governo do Ceará, quando o PDT cearense optou pelo ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio em detrimento da vice-governadora Izolda Cela, empossada governadora e indicada por Camilo Santana como sua sucessora natural.

Por enquanto, a reação de Camilo derruba favoritismos e alavanca candidaturas. 

Ciro Gomes que nunca perdeu eleição presidencial no Ceará, agora amarga uma terceira posição em todas as pesquisas, enquanto Roberto Cláudio encontra-se em maus lençóis na corrida pelo governo do Ceará.

 
Todas as pesquisas também mostram Elmano Freitas distanciando-se de Roberto Cláudio, com a perspectiva de Elmano chegar no dia 2 de outubro em primeiro lugar.

 
Essa projeção indica a transferência da disputa pela segunda vaga do segundo turno para Roberto Cláudio e Capitão Wagner.

Além da distância cada vez maior entre Camilo Santana e Ciro Gomes, outras conjunturas localizadas transformam esse panorama político cearense. 


Há sinais claros da possibilidade concreta da federação formada pelos partidos PT, PCdoB e PV conseguirem eleger entre quatro a cinco deputados federais e cerca de 10 deputados estaduais, o dobro do previsto. 

Antes do rompimento e da campanha, esse número era estimado em apenas três federais e quatro estaduais.

 
Esse crescimento de deputados apoiados por Camilo Santana representará uma mudança no mapa geopolítico do Ceará.  

Com a campanha polarizada pela disputa feroz entre petistas e pedetistas, a governadora Izolda Cela foi a trincheira de maior eficácia para fazer o contrapeso a uma possível retaliação de Ciro Gomes aos ex-aliados, contribuindo decisivamente no crescimento do número de prefeitos a apoiar a chapa petista no Ceará. 

Outro a fazer contrapeso é o senador Cid Gomes, irmão de Ciro Gomes que joga suas fichas em uma reconciliação. 


Esse contexto ainda reforça a crescente possibilidade do ex-governador cearense trocar o projeto estadual por um nacional, como candidato a presidente nas eleições 2026. 

Em junho, no começo da crise, Lula chamou Camilo de “obra de arte”.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Acidente fatal no anel viário em Fortaleza expõe atraso crônico em obras

A obra no Anel Viário da construção de retornos se arrasta por mais de 10 anos Mais uma vida foi perdida em um acidente no Anel Viário de Fortaleza, em um trecho marcado pela ausência dos retornos planejados há vários anos. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu no local após a colisão, o garupeiro foi socorrido para o hospital em estado grave. A obra de adequação do Anel Viário, que inclui a construção de retornos para aumentar a segurança, se arrasta por mais de uma década. Anel Viário de Fortaleza A demora na conclusão é apontada por moradores e especialistas em trânsito como um fator que contribui para acidentes graves, tornando a via conhecida como um "corredor da morte". Este é mais um capítulo trágico de uma história de negligência. Enquanto a obra não é finalizada, a população segue refém de uma infraestrutura perigosa e incompleta, com o custo sendo pago, literalmente, com vidas. A pressão por uma solução definitiva se intensifica a cada nova fatal...

Desafios do leite abrem a Expo Agro Vale do Jaguaribe

A abertura da primeira edição da Expo Agro Vale do Jaguaribe foi realizada em Limoeiro do Norte O painel de estreia da feira, que reuniu autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, provocou uma reflexão: a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará? Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, apesar dos desafios atuais. “O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, destacou. Amílcar lembrou que a FAEC vem atuando em diferentes frentes para estimular o produtor, como o melhoramento genético do rebanho. “A média de produção no Ceará é de 6,6 litros por vaca. Queremos chegar a 15”, explicou.     Dono da Betâ...

Eryck Dieb: Jovem Professor e Líder Social de prestígio em Pindoretama

Eryck Dieb é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC)   Prefeito de Pindoretama Dedé Soldado, Deputado Federal Idilvan Alencar e professor Eryck Dieb | Foto: reprodução   Por Raquel Fernandes Eryck Dieb, aos 31 anos, é muito mais do que um professor e estudante de doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ele é um visionário que vem deixando sua marca no cenário social e político do Estado do Ceará, por meio do Projeto +Juventudes , idealizado por ele em março de 2018.   Eryck Dieb | Foto: reprodução Nascido em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e criado na cidade Pindoretama, Eryck Dieb de uma família materna de professores e de uma família paterna de agricultores e comerciantes, iniciou sua jornada acadêmica na área de Educação, dedicando-se não apenas ao ensino, mas também à busca constante por maneiras de impactar positivamente a comunidade. Seu comprometimento e...