Pular para o conteúdo principal

O Nascer do Sol

Nascer do Sol no Ceará, regiões do Litoral Leste, Baixo Jaguaribe, Serra do Félix e Vale do Jaguaribe


CE 040 Beberibe - CE— Foto: José Nogueira/Arquivo portal baixo jaguaribe
CE 040 Beberibe - CE— Foto: José Nogueira/Arquivo portal baixo jaguaribe 


 

Nesta região do País, o nascer do Sol e o por do Sol são bem definidos. 

O que não ocorre com as estações do ano. No Brasil temos definidas, 4 (quatro) estações, inverno, primavera, outono e verão. Aqui no Baixo Jaguaribe, temos bem definidas apenas 2 (duas) estações. 

São elas inverno, que compreende aos meses de Janeiro a Junho e verão que compreende aos meses de Julho a Dezembro. 

Muitas vezes, assistimos e ouvimos nas televisões e rádios, indicando que está começando o inverno, ou que está terminando o verão. 

Acredito que por esta definição bem clara do nascer do Sol e do por do Sol, o inverno e o verão aqui nesta região se apresente tão bem definidos.

 

Manhã nublada, Serra do Félix - Baixo Jaguaribe - Ceará — Foto: José Nogueira/Arquivo portal baixo jaguaribe
Manhã nublada, Serra do Félix - Baixo Jaguaribe - Ceará — Foto: José Nogueira/Arquivo portal baixo jaguaribe 

 

Existem anos em que o inverno é antecipado, ou seja, em dezembro já começa a chover, de forma bem satisfatória, impulsionando agricultores a fazerem suas plantações. 

Um detalhe, para o homem do campo nordestino, as plantações em ano com inverno, ou seja, com chuvas fortes em dezembro, é preciso fazer as plantações ainda em dezembro. 

Pois, segundo o saber popular nordestino, as plantações feitas em janeiro a lagarta come ou a "babuje" (mato verde que nasce durante as primeiras chuvas após um período longo de seca). 

Portanto, se desejar tomar Sol, aproveitar as praias e o mar do litoral nordestino, especialmente, as praias do Ceará, programe-se a partir de julho, apesar de ainda esta na transição, de inverno para verão. 

 

Riacho Araibu, em Russas - Ceará  — Foto: José Nogueira/Arquivo portal baixo jaguaribe
Riacho Araibu, em Russas - Ceará  — Foto: José Nogueira/Arquivo portal baixo jaguaribe 

 

Outro aspecto bastante notável em relação as épocas do ano, é o comportamento do mar. durante os meses de janeiro a junho, temos um mar tranquilo, cheio daquelas lagoas que se formam a beira mar. 

Por outro lado, a partir de agosto, se prepare para encontrar um mar agitado, ondas fortes, ressacas, ou seja mar forte, até meados de dezembro, dependendo do inicio das chuvas. 

O Brasil é imenso, as necessidades são muitas e as possibilidades limitadas, caso não consiga espaço e liberação para conhecer essas maravilhas apresentadas durante os meses de férias exatamente, aproveite, de acordo com o período, outras opções, por exemplo

Até Julho:

  • Açudes: Castanhão, Icó, Cedro, Pacoti Riachão, do Governo em Cascavel;
  • Riachos: Caponga funda, Caponga da Bernarda, Passagem Molhada Pratiús, Ribeirão;
  • Lagoas: Da pedra, Uruaú, Balneário Palhano, Lagoa da Caiçara;
  • Barragens: do Quixeré, do Banabuiú, do Quixeramobim, Barragem das pedrinhas;
  • Rios: Do Choró, do Jaguaribe, do Pirângi, do Acaraú;      

Percebo estas peculiaridades aqui no Baixo Jaguaribe, especificamente na cidade do Aracati, com destaque para a sua praia mais bela, mais famosa, mais falada, mais badalada, mais requintada, a minha, a sua, a nossa, a de todos, Canoa Quebrada.             

Comentários

VEJA TAMBÉM

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...