Pular para o conteúdo principal

O Nascer do Sol

Nascer do Sol no Ceará, regiões do Litoral Leste, Baixo Jaguaribe, Serra do Félix e Vale do Jaguaribe


CE 040 Beberibe - CE— Foto: José Nogueira/Arquivo portal baixo jaguaribe
CE 040 Beberibe - CE— Foto: José Nogueira/Arquivo portal baixo jaguaribe 


 

Nesta região do País, o nascer do Sol e o por do Sol são bem definidos. 

O que não ocorre com as estações do ano. No Brasil temos definidas, 4 (quatro) estações, inverno, primavera, outono e verão. Aqui no Baixo Jaguaribe, temos bem definidas apenas 2 (duas) estações. 

São elas inverno, que compreende aos meses de Janeiro a Junho e verão que compreende aos meses de Julho a Dezembro. 

Muitas vezes, assistimos e ouvimos nas televisões e rádios, indicando que está começando o inverno, ou que está terminando o verão. 

Acredito que por esta definição bem clara do nascer do Sol e do por do Sol, o inverno e o verão aqui nesta região se apresente tão bem definidos.

 

Manhã nublada, Serra do Félix - Baixo Jaguaribe - Ceará — Foto: José Nogueira/Arquivo portal baixo jaguaribe
Manhã nublada, Serra do Félix - Baixo Jaguaribe - Ceará — Foto: José Nogueira/Arquivo portal baixo jaguaribe 

 

Existem anos em que o inverno é antecipado, ou seja, em dezembro já começa a chover, de forma bem satisfatória, impulsionando agricultores a fazerem suas plantações. 

Um detalhe, para o homem do campo nordestino, as plantações em ano com inverno, ou seja, com chuvas fortes em dezembro, é preciso fazer as plantações ainda em dezembro. 

Pois, segundo o saber popular nordestino, as plantações feitas em janeiro a lagarta come ou a "babuje" (mato verde que nasce durante as primeiras chuvas após um período longo de seca). 

Portanto, se desejar tomar Sol, aproveitar as praias e o mar do litoral nordestino, especialmente, as praias do Ceará, programe-se a partir de julho, apesar de ainda esta na transição, de inverno para verão. 

 

Riacho Araibu, em Russas - Ceará  — Foto: José Nogueira/Arquivo portal baixo jaguaribe
Riacho Araibu, em Russas - Ceará  — Foto: José Nogueira/Arquivo portal baixo jaguaribe 

 

Outro aspecto bastante notável em relação as épocas do ano, é o comportamento do mar. durante os meses de janeiro a junho, temos um mar tranquilo, cheio daquelas lagoas que se formam a beira mar. 

Por outro lado, a partir de agosto, se prepare para encontrar um mar agitado, ondas fortes, ressacas, ou seja mar forte, até meados de dezembro, dependendo do inicio das chuvas. 

O Brasil é imenso, as necessidades são muitas e as possibilidades limitadas, caso não consiga espaço e liberação para conhecer essas maravilhas apresentadas durante os meses de férias exatamente, aproveite, de acordo com o período, outras opções, por exemplo

Até Julho:

  • Açudes: Castanhão, Icó, Cedro, Pacoti Riachão, do Governo em Cascavel;
  • Riachos: Caponga funda, Caponga da Bernarda, Passagem Molhada Pratiús, Ribeirão;
  • Lagoas: Da pedra, Uruaú, Balneário Palhano, Lagoa da Caiçara;
  • Barragens: do Quixeré, do Banabuiú, do Quixeramobim, Barragem das pedrinhas;
  • Rios: Do Choró, do Jaguaribe, do Pirângi, do Acaraú;      

Percebo estas peculiaridades aqui no Baixo Jaguaribe, especificamente na cidade do Aracati, com destaque para a sua praia mais bela, mais famosa, mais falada, mais badalada, mais requintada, a minha, a sua, a nossa, a de todos, Canoa Quebrada.             

Comentários