A iniciativa visa garantir a segurança e a inclusão dos pedestres com atenção especial às pessoas com deficiência visual ou mobilidade reduzida
A Prefeitura de Russas deu início a uma obra de urbanização e acessibilidade no cruzamento das ruas Felipe Santiago com a Travessa 25 de Agosto.
O local é um ponto de grande fluxo localizado em frente à portaria principal do campus da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A iniciativa, executada pela administração municipal, visa garantir a segurança e a inclusão de todos os pedestres, com atenção especial às pessoas com deficiência visual ou mobilidade reduzida.
A área é um acesso fundamental para a comunidade acadêmica e para a população em geral.
Com a obra, o local, que antes apresentava desníveis e falta de sinalização adequada, será equipado com rampas que facilitarão a travessia de usuários de cadeira de rodas, carrinhos de bebê e idosos.
Os serviços incluem a implantação de rampas de acesso e piso tátil direcional.
O piso tátil, de cor contrastante, servirá como um guia para orientar e alertar pessoas com deficiência visual sobre o trajeto seguro até a faixa de pedestres.
Segundo um professor da UFC, "o entorno da UFC é um local de grande circulação, e essa obra vai beneficiar milhares de estudantes, integrando a universidade à malha urbana de forma mais inclusiva", afirmou.
A comunidade universitária recebeu positivamente o início dos trabalhos.
"A acessibilidade é um valor inegociável, e a modernização desse cruzamento é uma vitória para toda a comunidade", declarou o discente do campus, Henrique Martins.
A previsão é que os serviços sejam concluídos nas próximas semanas.

Comentários