Pular para o conteúdo principal

UFC realiza IV Encontro de Mulheres na Ciência, Tecnologia e Engenharias em Russas

O evento destaca a atuação feminina na pesquisa e extensão universitária

I Edição do Prêmio Lúmina - Mulheres brilhando na Ciência
Mulheres brilhando na ciência | Foto: Ribamar Neto

 
A Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Campus de Russas, realiza nesta quarta-feira, 9 de abril de 2025, o IV Encontro de Mulheres na Ciência, Tecnologia e Engenharias.

A atividade será realizada no Auditório 1 do campus e é organizada pelos projetos de extensão Meninas Digitais do Vale, Mulheres de Aço, Filhas de Edwiges e Elas da Produção.

O evento tem como propósito valorizar e divulgar a produção científica de mulheres ligadas ao campus de Russas e demais unidades da UFC, reunindo alunas, professoras e técnicas-administrativas em educação que atuam nas áreas de ciência, tecnologia e engenharias.

A programação inclui apresentações de pesquisas, relatos de experiências e rodas de conversa, promovendo um espaço de diálogo sobre os desafios e conquistas das mulheres no meio acadêmico.

Evento destaca atuação feminina na pesquisa e extensão universitária, com participação de alunas, professoras e técnicas da instituição


O encontro faz referência a duas datas importantes: o Dia Internacional das Mulheres (8 de março) e o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11 de fevereiro).

A iniciativa busca não apenas dar visibilidade às contribuições femininas no campo científico, mas também inspirar novas gerações, estimulando o interesse de jovens meninas pela ciência e tecnologia.

A participação é gratuita e aberta ao público. A presença de estudantes da educação básica também é incentivada, como forma de aproximar a comunidade escolar do universo acadêmico e científico.

Comentários

VEJA TAMBÉM

UFC abre 77 vagas em concurso público

O edital é para todos os campi da UFC em Fortaleza, Russas, Quixadá, Sobral, Itapajé e Crateús A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou, nessa segunda-feira (3), dois editais de concurso público com oferta de 77 vagas para cargos técnico-administrativos em educação (TAE). As oportunidades são distribuídas entre 50 vagas de nível superior e 27 de nível médio e técnico. O Edital Nº 1/2025 oferta 61 vagas, sendo 49 para nível superior e 12 para nível médio e técnico. Entre os cargos de nível superior, há vagas para enfermeiro (5), médico psiquiatra (5), administrador (4), fisioterapeuta (4) e psicólogo educacional (4). Para o nível médio, há destaque para Técnico em Enfermagem (6) e Técnico de TI (3). Já o Edital Nº 2/2025 oferta 16 vagas, sendo 15 para técnicos de laboratório em áreas como Análises Clínicas, Biotecnologia e Física, e uma vaga de nível superior para Tecnólogo em Mecatrônica Industrial. inscrições concurso UFC Período de inscrições: De 1º a 15 de dezembro de 2025, no...

Acidente fatal no anel viário em Fortaleza expõe atraso crônico em obras

A obra no Anel Viário da construção de retornos se arrasta por mais de 10 anos Mais uma vida foi perdida em um acidente no Anel Viário de Fortaleza, em um trecho marcado pela ausência dos retornos planejados há vários anos. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu no local após a colisão, o garupeiro foi socorrido para o hospital em estado grave. A obra de adequação do Anel Viário, que inclui a construção de retornos para aumentar a segurança, se arrasta por mais de uma década. Anel Viário de Fortaleza A demora na conclusão é apontada por moradores e especialistas em trânsito como um fator que contribui para acidentes graves, tornando a via conhecida como um "corredor da morte". Este é mais um capítulo trágico de uma história de negligência. Enquanto a obra não é finalizada, a população segue refém de uma infraestrutura perigosa e incompleta, com o custo sendo pago, literalmente, com vidas. A pressão por uma solução definitiva se intensifica a cada nova fatal...

Certificadores e Aplicadores do ENEM reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados

Certificadores, aplicadores, chefes de sala, assistentes, coordenadores, fiscais de banheiro e volantes, pessoal da limpeza e vigilância, que atuaram no ENEM em vários Estados do país, reclamam que até o momento não receberam pelos dias trabalhados ENEM 2023 | Foto: Álvaro Graça   É o caso dos aplicadores que atuaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no município de Juazeiro, na região norte da Bahia, que entraram em contato com o Portal nesta segunda-feira (04) para reclamar que até o momento não receberam o pagamento pelo trabalho realizado. As provas foram aplicadas nos últimos dias  5 e 12 de novembro. “O prazo para pagamento era de até 10 dias úteis. A última aplicação foi dia 12/11 e até hoje não recebemos. Já fizemos inclusive nossos cadastros no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE) para receber pagamento, e nada. Todo mundo que trabalhou precisa do dinheiro” reclamam. Os aplicadores criticam ainda que até o mo...