Pular para o conteúdo principal

Prefeituras vão contratar MEI para serviços de manutenção e pequenos reparos com dispensa de licitação

A plataforma vai facilitar a contratação de microempreendedores individuais (MEIs) pelas prefeituras

Contrata + Brasil
Governo federal lança o Programa Contrata+Brasil | Foto: UFC informa

 

A utilização da plataforma, vai facilitar a contratação de MEIS pelos municípios. A experiência pioneira da prefeitura de Recife será estendida por todo o país com o apoio da tecnologia da Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação (Serpro).

Na última segunda-feira, 11, no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília, o governo federal lançou o Contrata + Brasil. A plataforma vai permitir o cadastro e a contratação de microemprendedores individuais (MEIs) pelo governo federal, estados e prefeituras de todo o país. No momento, poderão ser contratados serviços de manutenção e pequenos reparos, que já ocorrem com dispensa de licitação. Nessa primeira fase, a estimativa é de uma oportunidade potencial de democratização de cerca de R$ 6 bilhões anuais em novos contratos.

Para participar do Contrata+Brasil, basta que o fornecedor se cadastre usando o login do gov.br e informar os serviços que oferece. As demandas de seu interesse serão informadas à conta de Whastapp do número do celular fornecido. As primeiras contratações serão feitas pelo governo federal, mas o ambiente também está aberto para adesão dos executivos dos estados e municípios.

Prefeituras


A ideia do portal surgiu a partir de uma iniciativa pioneira da prefeitura de Recife, que está sendo estendida para restante do país com o apoio da tecnologia fornecida pelo Serpro. No encontro, foi assinado um acordo de cooperação simbólico entre a empresa de tecnologia do governo federal, os ministérios da Gestão e da Inovação (MGI) e Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), além da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Advocacia Geral da União (AGU) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Recife.

“O Contrata+Brasil é uma resposta à uma importante discussão sobre contas públicas no Brasil, trata-se de uma iniciativa para mudarmos nossas contratações buscando o fortalecimento dos fornecedores locais”, anunciou a ministra do MGI, Esther Dweck. Segundo a ministra o Brasil possui 16 Milhões de Meis, com apenas 70 mil cadastrados na base de fornecedores do governo federal, o que representa apenas 0,4% do total.

Esther Deweck acrescentou que o trabalho da sua pasta é não apenas o de apenas levar programas do governo federal para Estados e Municípios, mas também o de escolher boas iniciativas de outros entes e estendê-las a todo o país. “Assim, agradecemos a AGU, que nos garantiu a segurança jurídica, ao Serpro, que vai executar a ampliação da plataforma e ao Sebrae, pelo seu trabalho de qualificação dos MEIS”.

Alexandre Amorim do Serpro


“Toda boa prática tem a capacidade de ser reproduzida e merece ser absorvida, e vamos colaborar, com toda a expertise e a capacidade tecnológica do Serpro, com esse processo de expansão tecnológica liderado pelo MGI”, afirmou o presidente da empresa pública, Alexandre Amorim. "É uma tecnologia que vai democratizar o acesso dos microempreendedores às compras públicas, contribuindo para o dinamismo da economia local. Realizar uma atividade como essa, é fazer a cidade pulsar", avaliou.

Amorim também aproveitou a assinatura do acordo de cooperação para anunciar o Prefeitura+Digital, um programa da estatal de tecnologia do governo federal que promove a modernização e construção de serviços digitais para cidades com até 30 mil habitantes.

Márcio França do MEMP

Já para o o ministro do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França, a nova lógica de atuação do governo deve ser, antes de tudo, proativa. “Essa iniciativa de Recife, que inspirou o Contrata+Brasil, inverte o padrão do cidadão que demanda e aguarda a ação Estado. Agora, o Estado é que procura o cidadão, com ganhos para ambas as partes”, explicou.


As informações são da assessoria de imprensa da Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação, através da superintendência de comunicação e Marketing (Supem).

Comentários

VEJA TAMBÉM

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...

Natal de Luz é inaugurado em Russas com a chegada do Papai Noel

A magia do Natal tomou conta de Russas, no Vale do Jaguaribe, com a abertura oficial do "Natal de Luz" Caravana do Natal de Luz em Russas | Foto: Isabelle Xavier O ponto alto da festa foi a chegada triunfal do Papai Noel, que desembarcou em uma caravana natalina na Praça Monsenhor João Luiz, às 17h30, do último sábado (15). O momento, celebrado como mágico, reuniu uma animada multidão, com a presença marcante da criançada, que aguardava ansiosa pela chegada do bom velhinho. O evento marca o início das comemorações natalinas no município de Russas, prometendo luzes e alegria para toda a família.

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.