Pular para o conteúdo principal

Quais Impactos da Taxa Selic de 13,25% no Prato dos Brasileiros?

A taxa Selic, foi fixada em 13,25% ao ano nessa quarta-feira (29), evento que passou a ser conhecido como "super quarta"

 

Comida no prato dos brasileiras vai ficar mais cara
Comida no prato dos brasileiras vai ficar mais cara | Foto: José Nogueira
 

A taxa básica dos juros no Brasil, taxa Selic, continua impactando diretamente a economia e a vida dos brasileiros, principalmente de quem trabalha, que enfrenta maior dificuldade no acesso ao crédito e no custo de vida. Definida pelo Banco Central do Brasil (BCB), a Selic influencia desde os juros de empréstimos e financiamentos até o crescimento econômico e a geração de empregos.

Com o patamar elevado da taxa básica de juros, o crédito se torna mais caro, o consumo desacelera e a economia enfrenta mais desafios no crescimento. Especialistas apontam que, embora a Selic alta ajude no controle da inflação, ela também prejudica investimentos produtivos e o poder de compra da população.

Como a Selic Afeta os Trabalhadores?


Para os trabalhadores do Brasil, especialmente os mais pobres, a taxa Selic de 13,25% impacta diretamente na mesa e no dia a dia dos brasileiros. Por exemplo,
para quem precisa recorrer a empréstimos ou financiamentos encontra taxas de juros mais altas. Isso dificulta a compra de bens como carros e imóveis, além de aumentar o custo de dívidas de empréstimos, cartão de crédito e no cheque especial



Com os juros elevados, as empresas e indústrias brasileiras, reduzem os investimentos e evitam contratações. Consequentemente, os trabalhadores sentem o impacto, com menos oportunidades de trabalho e aumento nos salários limitado.

Com isso, as famílias brasileiras, especialmente as mais pobres, evitam compras parceladas, o que desacelera setores como o de comércio e o de serviços. Isso afeta diretamente os pequenos negócios e trabalhadores de "bicos" que dependem deste consumo ativo para manter seus serviços e atividades.

Por outro lado, para aqueles que já possuem dívidas, a Selic elevada significa que as parcelas de financiamentos ficam mais caras. Muitas famílias acabam destinando grande parte do dinheiro que ganham para pagar juros, que agora se tornaram mais altos, limitando a sobra do dinheiro para compras.

controle da inflação


Embora a Selic alta seja uma ferramenta para conter a inflação, seu efeito na vida dos trabalhadores pode ser contraditório. Isso ocorre porque, mesmo com a inflação controlada, o custo dos produtos essenciais continua alto, enquanto os salários não acompanham o aumento dos preços. Como resultado, o brasileiro sente no bolso a dificuldade de manter o mesmo padrão de vida.


Economistas avaliam que a manutenção da Selic em 13,25% poderá continuar freando o crescimento econômico e dificultando a recuperação do mercado de trabalho. A expectativa, segundo o Banco Central, é que a política de aumento gradual da taxa Selic, se mantenha nos próximos meses, até que os índices de inflação se estabilize.

Enquanto isso, especialistas recomendam que os trabalhadores evitem novas dívidas com juros elevados e busquem alternativas para equilibrar o orçamento, ou seja, manter o arrocho nas contas e gastos de casa.

Ajuste fiscal

Com a população enfrentando desafios para botar comida na mesa e no acesso ao crédito, a discussão sobre a taxa de juros elevada segue no centro do debate político, com impacto nos gastos públicos e a incapacidade do Governo Federal de fazer o ajuste fiscal nas contas públicas, levando a população, principalmente os trabalhadores a buscar a informalidade, considerando que sem o ajuste fiscal, o Governo aposta na arrecadação para equilibrar as contas, ou seja, maior arrecadação, maiores impostos e taxas, tudo que o trabalhador "de bico" tenta evitar.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Governo do Ceará anuncia novos editais para Escolas Profissionais

O Governo confirmou a implantação de uma nova escola profissional em Pindoretama O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), divulgou a abertura de novos editais para as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP). As inscrições para os processos seletivos estão abertas para as unidades já em funcionamento nas cidades de Beberibe, Cascavel, Aquiraz e Eusébio. EEEP Pindoretama A grande novidade deste ano é a confirmação da implantação de uma nova Escola Profissional no município de Pindoretama. A medida visa expandir o acesso ao ensino técnico gratuito e de qualidade, impulsionando a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da região. Os editais oferecem centenas de vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. A iniciativa é uma oportunidade para os jovens da região se prepararem para o mercado de trabalho, conciliando uma formação de nível médio com uma profissão. As informações detalhadas, prazos de inscrição e a lista completa dos curs...

Vestibulares dos cursos técnicos integrados do IFCE

  A aplicação do exame é organizada pela banca IDECAN Neste domingo (23), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou as provas para os cursos técnicos integrados em seus campi de Limoeiro do Norte, Aracati, Maranguape e Juazeiro do Norte.  A aplicação do exame, organizado pela banca IDECAN, transcorreu com normalidade na maioria dos locais. Entretanto, o principal problema registrado pela coordenação do processo seletivo foi a eliminação de candidatos que comparecerem aos locais de prova sem um documento de identificação original com foto, como determina o edital.  Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Passaporte são os documentos válidos. A organização reforça a importância de que os candidatos confirmem a posse deste documento obrigatório para participar do processo seletivo. A ausência do documento é considerado um descumprimento das regras do edital e leva à desclassificação sumária do estudante.

Camilo Santana

O senador eleito pelo Ceará e Ex-Governador, Camilo Santana é o convidado desta quarta-feira (26/10) do podcast Destaque ANC     O programa vai ao Ar pela rede de Rádios, Web rádios e Portais afiliados a partir das 10h da manhã, com transmissão Ao Vivo também pelas redes sociais.   Acompanhe!!