Pular para o conteúdo principal

Quais Impactos da Taxa Selic de 13,25% no Prato dos Brasileiros?

A taxa Selic, foi fixada em 13,25% ao ano nessa quarta-feira (29), evento que passou a ser conhecido como "super quarta"

 

Comida no prato dos brasileiras vai ficar mais cara
Comida no prato dos brasileiras vai ficar mais cara | Foto: José Nogueira
 

A taxa básica dos juros no Brasil, taxa Selic, continua impactando diretamente a economia e a vida dos brasileiros, principalmente de quem trabalha, que enfrenta maior dificuldade no acesso ao crédito e no custo de vida. Definida pelo Banco Central do Brasil (BCB), a Selic influencia desde os juros de empréstimos e financiamentos até o crescimento econômico e a geração de empregos.

Com o patamar elevado da taxa básica de juros, o crédito se torna mais caro, o consumo desacelera e a economia enfrenta mais desafios no crescimento. Especialistas apontam que, embora a Selic alta ajude no controle da inflação, ela também prejudica investimentos produtivos e o poder de compra da população.

Como a Selic Afeta os Trabalhadores?


Para os trabalhadores do Brasil, especialmente os mais pobres, a taxa Selic de 13,25% impacta diretamente na mesa e no dia a dia dos brasileiros. Por exemplo,
para quem precisa recorrer a empréstimos ou financiamentos encontra taxas de juros mais altas. Isso dificulta a compra de bens como carros e imóveis, além de aumentar o custo de dívidas de empréstimos, cartão de crédito e no cheque especial



Com os juros elevados, as empresas e indústrias brasileiras, reduzem os investimentos e evitam contratações. Consequentemente, os trabalhadores sentem o impacto, com menos oportunidades de trabalho e aumento nos salários limitado.

Com isso, as famílias brasileiras, especialmente as mais pobres, evitam compras parceladas, o que desacelera setores como o de comércio e o de serviços. Isso afeta diretamente os pequenos negócios e trabalhadores de "bicos" que dependem deste consumo ativo para manter seus serviços e atividades.

Por outro lado, para aqueles que já possuem dívidas, a Selic elevada significa que as parcelas de financiamentos ficam mais caras. Muitas famílias acabam destinando grande parte do dinheiro que ganham para pagar juros, que agora se tornaram mais altos, limitando a sobra do dinheiro para compras.

controle da inflação


Embora a Selic alta seja uma ferramenta para conter a inflação, seu efeito na vida dos trabalhadores pode ser contraditório. Isso ocorre porque, mesmo com a inflação controlada, o custo dos produtos essenciais continua alto, enquanto os salários não acompanham o aumento dos preços. Como resultado, o brasileiro sente no bolso a dificuldade de manter o mesmo padrão de vida.


Economistas avaliam que a manutenção da Selic em 13,25% poderá continuar freando o crescimento econômico e dificultando a recuperação do mercado de trabalho. A expectativa, segundo o Banco Central, é que a política de aumento gradual da taxa Selic, se mantenha nos próximos meses, até que os índices de inflação se estabilize.

Enquanto isso, especialistas recomendam que os trabalhadores evitem novas dívidas com juros elevados e busquem alternativas para equilibrar o orçamento, ou seja, manter o arrocho nas contas e gastos de casa.

Ajuste fiscal

Com a população enfrentando desafios para botar comida na mesa e no acesso ao crédito, a discussão sobre a taxa de juros elevada segue no centro do debate político, com impacto nos gastos públicos e a incapacidade do Governo Federal de fazer o ajuste fiscal nas contas públicas, levando a população, principalmente os trabalhadores a buscar a informalidade, considerando que sem o ajuste fiscal, o Governo aposta na arrecadação para equilibrar as contas, ou seja, maior arrecadação, maiores impostos e taxas, tudo que o trabalhador "de bico" tenta evitar.

Comentários

VEJA TAMBÉM

UFC abre 77 vagas em concurso público

O edital é para todos os campi da UFC em Fortaleza, Russas, Quixadá, Sobral, Itapajé e Crateús A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou, nessa segunda-feira (3), dois editais de concurso público com oferta de 77 vagas para cargos técnico-administrativos em educação (TAE). As oportunidades são distribuídas entre 50 vagas de nível superior e 27 de nível médio e técnico. O Edital Nº 1/2025 oferta 61 vagas, sendo 49 para nível superior e 12 para nível médio e técnico. Entre os cargos de nível superior, há vagas para enfermeiro (5), médico psiquiatra (5), administrador (4), fisioterapeuta (4) e psicólogo educacional (4). Para o nível médio, há destaque para Técnico em Enfermagem (6) e Técnico de TI (3). Já o Edital Nº 2/2025 oferta 16 vagas, sendo 15 para técnicos de laboratório em áreas como Análises Clínicas, Biotecnologia e Física, e uma vaga de nível superior para Tecnólogo em Mecatrônica Industrial. inscrições concurso UFC Período de inscrições: De 1º a 15 de dezembro de 2025, no...

Acidente fatal no anel viário em Fortaleza expõe atraso crônico em obras

A obra no Anel Viário da construção de retornos se arrasta por mais de 10 anos Mais uma vida foi perdida em um acidente no Anel Viário de Fortaleza, em um trecho marcado pela ausência dos retornos planejados há vários anos. O motociclista, cuja identidade não foi divulgada, morreu no local após a colisão, o garupeiro foi socorrido para o hospital em estado grave. A obra de adequação do Anel Viário, que inclui a construção de retornos para aumentar a segurança, se arrasta por mais de uma década. Anel Viário de Fortaleza A demora na conclusão é apontada por moradores e especialistas em trânsito como um fator que contribui para acidentes graves, tornando a via conhecida como um "corredor da morte". Este é mais um capítulo trágico de uma história de negligência. Enquanto a obra não é finalizada, a população segue refém de uma infraestrutura perigosa e incompleta, com o custo sendo pago, literalmente, com vidas. A pressão por uma solução definitiva se intensifica a cada nova fatal...

Eryck Dieb consolida mandato de destaque em Pindoretama com ações inovadoras e reconhecimentos nacionais

O vereador Eryck Dieb tem se consolidado como uma das vozes mais atuantes da Câmara de Pindoretama Em apenas dez meses de mandato, o vereador Eryck Dieb tem se consolidado como uma das vozes mais atuantes e inovadoras da Câmara Municipal de Pindoretama. Sua atuação, marcada pela escuta ativa, diálogo com as comunidades e proposições de grande impacto social, tem elevado o nível do debate legislativo e aproximado o poder público das reais necessidades da população. Desde o início de sua gestão, Eryck Dieb tem pautado sua atuação na construção de políticas públicas efetivas e na valorização dos servidores municipais. Um dos marcos desse período foi a nomeação oficial de 63 ruas no distrito de Pratius, uma ação que trouxe não apenas organização urbana, mas também dignidade e reconhecimento aos moradores, que passam agora a contar com endereços formais para serviços essenciais, como entrega de correspondências, emergências e políticas públicas. Outro destaque foi sua liderança nas discuss...