Pular para o conteúdo principal

Quais Impactos da Taxa Selic de 13,25% no Prato dos Brasileiros?

A taxa Selic, foi fixada em 13,25% ao ano nessa quarta-feira (29), evento que passou a ser conhecido como "super quarta"

 

Comida no prato dos brasileiras vai ficar mais cara
Comida no prato dos brasileiras vai ficar mais cara | Foto: José Nogueira
 

A taxa básica dos juros no Brasil, taxa Selic, continua impactando diretamente a economia e a vida dos brasileiros, principalmente de quem trabalha, que enfrenta maior dificuldade no acesso ao crédito e no custo de vida. Definida pelo Banco Central do Brasil (BCB), a Selic influencia desde os juros de empréstimos e financiamentos até o crescimento econômico e a geração de empregos.

Com o patamar elevado da taxa básica de juros, o crédito se torna mais caro, o consumo desacelera e a economia enfrenta mais desafios no crescimento. Especialistas apontam que, embora a Selic alta ajude no controle da inflação, ela também prejudica investimentos produtivos e o poder de compra da população.

Como a Selic Afeta os Trabalhadores?


Para os trabalhadores do Brasil, especialmente os mais pobres, a taxa Selic de 13,25% impacta diretamente na mesa e no dia a dia dos brasileiros. Por exemplo,
para quem precisa recorrer a empréstimos ou financiamentos encontra taxas de juros mais altas. Isso dificulta a compra de bens como carros e imóveis, além de aumentar o custo de dívidas de empréstimos, cartão de crédito e no cheque especial



Com os juros elevados, as empresas e indústrias brasileiras, reduzem os investimentos e evitam contratações. Consequentemente, os trabalhadores sentem o impacto, com menos oportunidades de trabalho e aumento nos salários limitado.

Com isso, as famílias brasileiras, especialmente as mais pobres, evitam compras parceladas, o que desacelera setores como o de comércio e o de serviços. Isso afeta diretamente os pequenos negócios e trabalhadores de "bicos" que dependem deste consumo ativo para manter seus serviços e atividades.

Por outro lado, para aqueles que já possuem dívidas, a Selic elevada significa que as parcelas de financiamentos ficam mais caras. Muitas famílias acabam destinando grande parte do dinheiro que ganham para pagar juros, que agora se tornaram mais altos, limitando a sobra do dinheiro para compras.

controle da inflação


Embora a Selic alta seja uma ferramenta para conter a inflação, seu efeito na vida dos trabalhadores pode ser contraditório. Isso ocorre porque, mesmo com a inflação controlada, o custo dos produtos essenciais continua alto, enquanto os salários não acompanham o aumento dos preços. Como resultado, o brasileiro sente no bolso a dificuldade de manter o mesmo padrão de vida.


Economistas avaliam que a manutenção da Selic em 13,25% poderá continuar freando o crescimento econômico e dificultando a recuperação do mercado de trabalho. A expectativa, segundo o Banco Central, é que a política de aumento gradual da taxa Selic, se mantenha nos próximos meses, até que os índices de inflação se estabilize.

Enquanto isso, especialistas recomendam que os trabalhadores evitem novas dívidas com juros elevados e busquem alternativas para equilibrar o orçamento, ou seja, manter o arrocho nas contas e gastos de casa.

Ajuste fiscal

Com a população enfrentando desafios para botar comida na mesa e no acesso ao crédito, a discussão sobre a taxa de juros elevada segue no centro do debate político, com impacto nos gastos públicos e a incapacidade do Governo Federal de fazer o ajuste fiscal nas contas públicas, levando a população, principalmente os trabalhadores a buscar a informalidade, considerando que sem o ajuste fiscal, o Governo aposta na arrecadação para equilibrar as contas, ou seja, maior arrecadação, maiores impostos e taxas, tudo que o trabalhador "de bico" tenta evitar.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Fake news

Artigo de opinião do Jornalista Jorge Luiz sobre as Fake news  e os últimos acontecimentos da política Brasileira Jornalista Jorge Luiz — Foto: Reprodução   Por Jorge Luiz Quero trazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da política brasileira.  Nos meus 53 anos de total lucidez, pois procuro sempre me basear em fatos, respaldado pelos alicerces jurídicos, ultimamente não respeitados por alguns que são autoridades neste poder, mas nem por isso podemos nos deixar enganar por elementos que disparam vídeos fake com mentiras para enganar as pessoas incautas, desinformadas e inexperientes, acerca de assuntos dos mais variados possíveis, principalmente de política. Olha, o que eu assisto de mentiroso inconsistente, apregoando de filósofo, “entendido” de tudo, verdadeiros doutores da hipocrisia, artistas que pintam uma estória como se fosse uma história. Coisas que até Deus duvida, pois a imaginação hilária de mentes férteis para destilar o veneno criminoso das Fake New...

Feriado de São José no Ceará

O dia 19 de março, dia de São José, é feriado no Estado do Ceará e os agricultores renovam a esperança em um bom inverno  Agricultores comemoram o dia de São José | Foto: Francisco José Todos os anos, o dia 19 de março, é o dia mais esperado pelos agricultores cearenses. No Ceará a data é feriado estadual. Os agricultores devotos do santo acreditam que o santo São José é quem manda um bom inverno ou não, assim a cada ano, as preces por um inverno chuvoso aumenta ao santo.   Os agricultores de Pindoretama, município da região metropolitana de Fortaleza, todos os dias de São José, realizam uma procissão, saindo de suas comunidades e caminhando até a sede do município para uma missa, que começa as 6h da manhã. Os agricultores mais antigos, relatam que a procissão começou a ser realizada, saindo das comunidades para a Igreja Matriz da cidade, mas com o crescimento do município, o evento foi transferido para o mercado público municipal.   Segundo os moradores de Pindoretama, o...

Natal de Luz é inaugurado em Russas com a chegada do Papai Noel

A magia do Natal tomou conta de Russas, no Vale do Jaguaribe, com a abertura oficial do "Natal de Luz" Caravana do Natal de Luz em Russas | Foto: Isabelle Xavier O ponto alto da festa foi a chegada triunfal do Papai Noel, que desembarcou em uma caravana natalina na Praça Monsenhor João Luiz, às 17h30, do último sábado (15). O momento, celebrado como mágico, reuniu uma animada multidão, com a presença marcante da criançada, que aguardava ansiosa pela chegada do bom velhinho. O evento marca o início das comemorações natalinas no município de Russas, prometendo luzes e alegria para toda a família.