Pular para o conteúdo principal

Crescimento as margens da CE-040 gera desafios para o trânsito local em Eusébio no Ceará

O risco de acidentes é constante devido a proximidade dos retornos e o grande fluxo de carros no local

Acidente CE-040 na altura do KM 17 em Eusébio no Ceará
Acidente CE-040 na altura do KM 17 em Eusébio no Ceará | Foto: José Otávio/arquivo pessoal

Motoristas reclamam de congestionamentos, lentidão e acidentes constantes na CE-040, no quilômetro 17, na altura do município de Eusébio da Região metropolitana de Fortaleza. A exemplo do acidente que ocorreu no último dia 28 de novembro, por volta das 11h da manhã, quando diversos carros se envolveram em um engavetamento que provocou um grande congestionamento tanto na Avenida Parnamirim, quanto na Rua Santa Cecília, além da própria CE-040 que é uma das CEs principais de acesso a Capital Fortaleza e conhecida como rota das falésias por ligar a capital ao Litoral Leste do Estado.


Os motoristas afirmam que após a duplicação da Avenida Parnamirim que liga o centro de Eusébio a CE-040, além do crescimento residencial e comercial da região, que passou a contar com shoppings, supermercados, concessionárias de automóveis, motéis, madeireiras, colégios entre outros empreendimentos comerciais, o trânsito na região ficou caótico.


"O retorno na CE fica muito em cima, e a gente tem que cruzar a CE para pegar o retorno, aí onde estar o perigo", afirmou José Otávio, morador da região.
Além disso, quem vem da antiga Estrada do Fio pela Rua Santa Cecília para pegar a CE-040 enfrenta o mesmo problema, muita lentidão, congestionamentos e acidentes constantes, pois da mesma forma, o retorno é muito próximo, onde os motoristas precisam praticamente cruzar a CE-040 para fazer o retorno.


O órgão responsável pela CE-040 no Ceará, na tentativa de amenizar os transtornos, implantou umas barreiras verticais por sobre a faixa que delimita os retornos, mas não resolveu e os acidentes e as reclamações dos motoristas continuam.

 

Cruzamento da Rua Santa Cecília e Avenida Parnamirim com a CE-040, KM 17 em Eusébio na Região Metropolitana de Fortaleza
Cruzamento da Rua Santa Cecília e Avenida Parnamirim com a CE-040, KM 17 em Eusébio na Região Metropolitana de Fortaleza | Foto: José Otávio/arquivo pessoal
 

 "aqui é como se fosse uma rotatória numa CE, dois retornos muito próximos e um grande movimento de carro em todos os horários, sinceramente não sei como o Governo vai resolver isso não", relatou um motorista.
Ainda segundo, José Otávio, motorista que trafega pela CE-040 todos os dias, vindo da Central de Abastecimento do Ceará (CEASA), o problema aumentou, quando duplicaram a Avenida Parnamirim e a Rua Santa Cecília, além dos comércios que se instalaram na região, principalmente o supermercado e o shopping, muitos loteamentos e condomínios de casas foram implantados ao longo de toda extensão desses logradouros.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Peixe raro e exótico surpreende na Praia do Batoque em Aquiraz

A praia faz parte da Reserva Extrativista do Batoque sob responsabilidade do ICMBio Uma descoberta peculiar agitou a Praia do Batoque, em Aquiraz, litoral leste do Ceará, no último dia 10 de agosto, por volta das 11h da manhã. Um peixe com características raras e exóticas foi encontrado na orla, chamando a atenção pela sua aparência singular. O espécime, de cor clara, apresenta olhos grandes e estufados, uma boca afunilada e uma cauda que se assemelha a um cavalo marinho. A combinação dessas características o torna um exemplar incomum e de difícil identificação imediata, despertando a curiosidade de quem o avistou. LABOMAR Ainda não há informações sobre a espécie exata do peixe, mas sua presença na costa cearense levanta questões sobre a biodiversidade marinha local e a ocorrência de espécies menos comuns em águas costeiras. Especialistas em biologia marinha foram contactados por moradores e visitantes para fornecer mais detalhes sobre este achado e sua relevância para a fauna da regiã...

Ex-reitor da UFC no café da oposição da Alece

O ex-reitor da UFC, Prof. Dr. Cândido Albuquerque, foi o convidado do café da oposição na Alece nesta terça-feira (26) O encontro, realizado no gabinete do deputado Alcides Fernandes (PL), reuniu parlamentares do bloco oposicionista e serviu como palco para Dr. Cândido, que é advogado, expressar suas visões políticas e aspirações para as eleições de 2026. Durante a conversa, o professor e ex-reitor elogiou a coragem e a inteligência dos deputados de oposição em um cenário político que ele descreveu como: "extremamente hostil politicamente", com todos os níveis de governo e as presidências da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e da Câmara Municipal de Fortaleza sob o mesmo grupo político. Ele ressaltou a importância de levantar a voz pelo que é melhor para o Estado. Cândido Albuquerque Com interesse declarado em disputar uma vaga no Senado Federal em 2026, Prof. Dr. Cândido Albuquerque afirmou que sua principal motivação é "ajudar e contribuir". Ele indicou que ...

"Papel" de luz mais caro neste mês

A ANEEL acionou bandeira vermelha patamar 2 para agosto    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou o acionamento da Bandeira Vermelha Patamar 2 para o mês de agosto. Essa medida indica que a conta de luz ficará mais cara para os consumidores, refletindo as condições ainda mais custosas de geração de energia no país. As bandeiras tarifárias são um sistema que sinaliza o custo da energia elétrica, variando de acordo com a situação dos reservatórios das hidrelétricas e o uso de termelétricas, que têm um custo de produção mais elevado. O Patamar 2 da Bandeira Vermelha representa o nível mais alto de custo adicional na tarifa. Segundo a ENEL, concessionária de energia elétrica do Ceará, isso significa que haverá um custo extra na conta de luz, de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.