O risco de acidentes é constante devido a proximidade dos retornos e o grande fluxo de carros no local
![]() |
Acidente CE-040 na altura do KM 17 em Eusébio no Ceará | Foto: José Otávio/arquivo pessoal |
Motoristas reclamam de congestionamentos, lentidão e acidentes constantes na CE-040, no quilômetro 17, na altura do município de Eusébio da Região metropolitana de Fortaleza. A exemplo do acidente que ocorreu no último dia 28 de novembro, por volta das 11h da manhã, quando diversos carros se envolveram em um engavetamento que provocou um grande congestionamento tanto na Avenida Parnamirim, quanto na Rua Santa Cecília, além da própria CE-040 que é uma das CEs principais de acesso a Capital Fortaleza e conhecida como rota das falésias por ligar a capital ao Litoral Leste do Estado.
Os motoristas afirmam que após a duplicação da Avenida Parnamirim que liga o centro de Eusébio a CE-040, além do crescimento residencial e comercial da região, que passou a contar com shoppings, supermercados, concessionárias de automóveis, motéis, madeireiras, colégios entre outros empreendimentos comerciais, o trânsito na região ficou caótico.
"O retorno na CE fica muito em cima, e a gente tem que cruzar a CE para pegar o retorno, aí onde estar o perigo", afirmou José Otávio, morador da região.
Além disso, quem vem da antiga Estrada do Fio pela Rua Santa Cecília para pegar a CE-040 enfrenta o mesmo problema, muita lentidão, congestionamentos e acidentes constantes, pois da mesma forma, o retorno é muito próximo, onde os motoristas precisam praticamente cruzar a CE-040 para fazer o retorno.
O órgão responsável pela CE-040 no Ceará, na tentativa de amenizar os transtornos, implantou umas barreiras verticais por sobre a faixa que delimita os retornos, mas não resolveu e os acidentes e as reclamações dos motoristas continuam.
![]() |
Cruzamento da Rua Santa Cecília e Avenida Parnamirim com a CE-040, KM 17 em Eusébio na Região Metropolitana de Fortaleza | Foto: José Otávio/arquivo pessoal |
"aqui é como se fosse uma rotatória numa CE, dois retornos muito próximos e um grande movimento de carro em todos os horários, sinceramente não sei como o Governo vai resolver isso não", relatou um motorista.
Ainda segundo, José Otávio, motorista que trafega pela CE-040 todos os dias, vindo da Central de Abastecimento do Ceará (CEASA), o problema aumentou, quando duplicaram a Avenida Parnamirim e a Rua Santa Cecília, além dos comércios que se instalaram na região, principalmente o supermercado e o shopping, muitos loteamentos e condomínios de casas foram implantados ao longo de toda extensão desses logradouros.
Comentários