Pular para o conteúdo principal

Alexandre de Moraes libera Twitter no Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes liberou a rede social Twitter (X) no Brasil

alexandre de moraes
Ministro Alexandre de Moraes | Foto: Rosinei Coutinho      
 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (8) o desbloqueio da rede social Twitter no Brasil, após um bloqueio temporário que durou vários dias. A decisão veio após negociações entre representantes da plataforma e autoridades brasileiras, com a rede social Twitter (X) comprometendo-se a adotar medidas para combater a disseminação de conteúdos considerados ilegais, como desinformação e discurso de ódio.

O bloqueio havia sido determinado como parte de uma investigação sobre a veiculação de informações falsas e incitação à violência em perfis de usuários. Moraes destacou em sua decisão que o desbloqueio será monitorado de perto, e que o cumprimento das regras acordadas pela plataforma será rigorosamente fiscalizado. "A liberdade de expressão deve ser respeitada, mas não pode ser usada como escudo para a prática de crimes", afirmou o ministro.


Durante o período de bloqueio, usuários de várias partes do país expressaram preocupação com a medida, alegando que ela poderia comprometer a liberdade de expressão. Por outro lado, autoridades e especialistas em segurança digital apoiaram a decisão como necessária para conter a desinformação nas redes sociais, principalmente durante as eleições municipais.

Com o desbloqueio do Twitter, a expectativa é de que a plataforma reforce suas políticas de moderação de conteúdo, alinhando-se aos parâmetros exigidos pela Justiça brasileira.

Comentários

VEJA TAMBÉM

Escritor Ricardo Costa é homenageado na ALECE pelo Dia da Literatura Cearense

A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri a partir de requerimento do Deputado Heitor Férrer O escritor Ricardo Costa é um dos homenageados na sessão solene em comemoração ao Dia da Literatura Cearense, realizada nesta sexta-feira (14) na Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE). A cerimônia, busca reconhecer personalidades que fortalecem a cultura e a memória do povo cearense por meio da literatura. Para Ricardo Costa, a homenagem é um marco especial em sua carreira, coincidindo com o lançamento de sua nova obra. Enciclopédia da Política Pindoretamense “Enciclopédia da Política Pindoretamense”, prevista para ser lançada no dia 15 de novembro, na Câmara Municipal do município de Pindoretama. “É uma honra imensa estar entre os homenageados e ver a literatura cearense sendo valorizada como instrumento de transformação social e preservação da nossa identidade”, declarou o autor. A solenidade será presidida pelo Deputado Romeu Aldigueri no Plenário 13 de Maio da Assembleia L...

Dia Mundial dos Pobres é celebrado com evangelização em Russas

A celebração será na comunidade do Peixe em Russas no Ceará Em sintonia com o Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo Papa Francisco e celebrada no 3° domingo de novembro, a comunidade católica se mobiliza para ir ao encontro dos mais necessitados. A celebração será marcada pela alegria e pela partilha. Para viver concretamente este dia, a população é motivada a doar 1kg de alimento não perecível e a participar de um momento de evangelização. O encontro acontecerá no domingo, dia 16 de novembro, às 8h, na Comunidade do Peixe, em Russas no Ceará. Todos estão convidados a viver esta experiência de caridade e fé.

Desafios do leite abrem a Expo Agro Vale do Jaguaribe

A abertura da primeira edição da Expo Agro Vale do Jaguaribe foi realizada em Limoeiro do Norte O painel de estreia da feira, que reuniu autoridades, produtores e representantes de entidades do setor, provocou uma reflexão: a produção leiteira ainda é um bom negócio no Ceará? Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Amílcar Silveira, o setor leiteiro continua sendo um bom negócio, apesar dos desafios atuais. “O leite sempre foi um bom negócio, mas a atividade passa por um momento difícil, com o excesso de importações e os impactos nos preços internos. Ainda assim, 83 mil pessoas vivem ou sobrevivem da pecuária leiteira no Ceará, e nós estamos trabalhando diariamente para fortalecer esse setor”, destacou. Amílcar lembrou que a FAEC vem atuando em diferentes frentes para estimular o produtor, como o melhoramento genético do rebanho. “A média de produção no Ceará é de 6,6 litros por vaca. Queremos chegar a 15”, explicou.     Dono da Betâ...