A Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval 2024, com o enredo da escola homenageando a força da mulher negra
![]() |
Unidos do Viradouro | Foto: reprodução |
Unidos do Viradouro é campeã do carnaval do Rio de Janeiro (RJ). O enredo da escola homenageou a cobra sagrada dos africanos de Benin e mostrou a força da mulher negra
Todas as escolas perderam muitos pontos, menos a Unidos do Viradouro, que ganhou com uma diferença gritante.
A escola também levou para a avenida o enredo Arroboboi, Dangbé, que homenageia a cobra sagrada dos africanos de Benin. O desfile mostrou a força da mulher negra ao representar um exército de mulheres, para desmistificar a batalha que transformou uma cobra em deusa na África. A apuração ocorreu na tarde desta quarta-feira (14), na Cidade do Samba.
É o terceiro título da Viradouro, que no ano passado ficou um décimo atrás da Imperatriz Leopoldinense, e garantiu o vice-campeonato.
O segundo lugar de 2024 ficou com a Imperatriz Leopoldinense, com o enredo Com a sorte virada pra lua segundo o testamento da cigana Esmeralda, que faz referência a um cordel escrito pelo poeta paraibano Leandro Gomes de Barros. O poema narra a história de uma cigana que morre e deixa um testamento, e o documento se torna um manual da sorte para o povo cigano.
A Grande Rio, com enredo Meu Destino é ser onça, ficou em terceiro lugar. A Unidos do Porto da Pedra, por sua vez, teve a menor somatória e foi rebaixada do Grupo Especial, passando ao Grupo Ouro em 2025.
Comentários