Nesta segunda-feira (19), o premiê israelense Benjamin Netanyahu e seu chanceler Israel Kantz convocaram o diplomata brasileiro para uma “dura conversa de repreensão” após as últimas falas do presidente Lula (PT) sobre a guerra entre Israel e Hamas

Lula persona non grata | Foto: Ricardo Stuckert

Benjamin Netanyahu e Israel Kantz
Esta manhã, o premiê israelense Benjamin Netanyahu e seu chanceler Israel Kantz convocaram o embaixador do Brasil em Israel para Yad Vashem, o local que demonstra mais do que qualquer outro o que os nazistas e Hitler fizeram aos judeus, incluindo a membros da minha própria família.
A comparação do presidente do Brasil, Lula, entre a guerra justa de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, que exterminaram 6 milhões de judeus, é um grave ataque antissemita que profana a memória dos que foram mortos no Holocausto.
persona non grata
Em reunião com o embaixador do Brasil em Israel, Daniel Zohar Zonshine, o chanceler Israel Kantz declarou que o presidente Lula é uma "persona non grata".
"Não perdoaremos, nem esqueceremos, em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, declarei ao presidente Lula que ele é uma persona non grata em Israel até que ele se desculpe e reconsidere suas palavras.", disse o chanceler.
Comentários