O Cearense, Poeta, Arte Educador, Educador Social e Facilitador de Teatro Baticum Proletário, tem seu poema como tema da questão 40 da prova do Enem deste ano
![]() |
Poeta cearense Baticum Proletário | Foto: Baticum/arquivo pessoal |
que para alguns sua morte é justificada
devia tá fazendo coisa errada
se não era bandido, um dia ia ser
por ser PRETO sua morte é defendida
O PRETO sempre merece morrer"
Questão 40 do Enem
A questão 40 da prova do Enem deste ano, aborda uma estrofe de um poema escrito por um cearense da periferia de Fortaleza, que retrata a situação de um "preto pobre".
Baticum Proletário é Articulador Social do Projeto Periferia Vive e Estudante de Teatro na Universidade Federal do Ceará (UFC) e Bacharel em Direito. Também atua como articulador do Sarau Okupação e do Slam da Okupa. Além de coordenar a Biblioteca Comunitária Okupação e é um dos idealizadores do Encontro de Saraus do Ceará e da Bienal Itinerante de Poesia.
![]() |
Questão 40 da prova do Enem 2023 | Foto: Divulgação |
"A questão de número 40, do Enem 2023, é motivo de orgulho para todos nós cearenses! A questão traz um poema de protesto feito pelo Baticum Proletário, um jovem e talentoso escritor da periferia. Responsável pela construção da biblioteca comunitária do Bairro Antônio Bezerra e pelo Sarau Okupação - que em uma de suas edições- tive a honra de ter sido convidada e de ter participado. Imagino a alegria de um poeta ao saber que sua obra chegou a milhares de pessoas através do Exame Nacional do Ensino Médio.", escreveu.
Comentários